Pares Perfeitos para João

em 22/08/12


João é um dos nomes mais comuns em Portugal, se não mesmo o mais comum de sempre - ficou em primeiro lugar no Ranking dos Rankings dos nomes portugueses. É o clássico dos clássicos, com a particularidade de parecer sempre moderno e estar absolutamente democratizado. Significa "graça de Deus" ou "favorecido por Deus", e as suas variantes internacionais são muito diversas, como por exemplo, John, Jean, Juan, Evan, Sean, Giani, Ivan, Jano. Quando penso num irmão ou irmã de um João, creio que as possibilidades são infinitas mas, pessoalmente, procuraria um nome tão intemporal quanto este e com muita tradição na língua portuguesa:


Meninos
  • João & André
  • João & António
  • João & Diogo
  • João & Duarte
  • João & Filipe
  • João & Francisco
  • João & José
  • João & Luís
  • João & Manuel
  • João & Miguel
  • João & Pedro
  • João & Tiago
  • João & Tomás

Meninas

  • João & Ana
  • João & Beatriz
  • João & Carlota
  • João & Carolina
  • joão & Clara
  • João & Filipa
  • João & Inês
  • João & Laura
  • João & Luísa
  • João & Maria
  • João & Rita
  • João & Sara



Na vossa opinião, qual seria o nome ideal para o irmãozinho ou irmãzinha do João?


28 comentários:

  1. O meu irmão é João, mas não acho o meu nome o mais indicado para sugerir. Eu diria que Madalena combina bem com um irmão João.

    ResponderEliminar
  2. Qualquer nome simples e clássico como João combina...

    João e Pedro
    João e José

    João e Inês
    João e Maria
    João e Sofia

    ResponderEliminar
  3. Tenho a felicidade de ter um João...
    João e André
    João e José

    João e Clara
    João e Vera

    ResponderEliminar
  4. Tive um avô João e gosto bastante do nome João.
    Sugiro:
    João e Tiago
    João e Rita

    ResponderEliminar
  5. Acho muito curioso o facto de conhecer bastantes irmãos que se chamam João e Joana! :D

    ResponderEliminar
  6. Como o meu marido é João e o meu sogro também, se tivesse já um filho João, punha ao irmão o nome do meu pai, Pedro.

    ResponderEliminar
  7. João& Filipe
    João& Pedro
    João& Nuno

    João& Luísa
    João& Teresa
    João& Sofia

    Quase fica bem com quase todos os nomes. Gosto muito de João!

    ResponderEliminar
  8. eu sou Inês e o meu irmão João!

    ResponderEliminar
  9. Gosto bastante de João, mas prefiro q acompanhe outro nome.

    João e Antônio
    João e Francisco

    João e Teresa
    João e Ana

    ResponderEliminar
  10. é o nome do meu irmão fui eu que o escolhi.acho um nome simples,bonito e que combina com muitos nomes apesar de não combinar muito com o meu nome.

    iria dizer joao e joana mas adoro joão e não gosto nada de joana.gosto de Jade por exemplo

    ResponderEliminar
  11. Não gosto de João, porque é muito comum!

    João & Bruno
    João & José
    João & Sara
    João & Maria

    ResponderEliminar
  12. Achei este post curioso, tenho um filho João e estou grávida de uma menina, com uma grande indecisão para eu e o pai escolhermos um nome, tem estado difícil decidir: as possibilidades iniciais são: Joana, Clara, Catarina. Mas ainda podem entrar mais nomes nesta lista.

    ResponderEliminar
  13. Tb tenho um João, embora o chame mais pelo segundo nome, se tivesse uma mana seria Carolina ou Madalena, se tivesse um mano Xavier.

    ResponderEliminar
  14. Para João acho que um mano seria Pedro, Nuno, Miguel.

    Uma mana seria Maria (João e Maria deve ser a combinação mais comum mas é comum porque resulta), Madalena, Carolina, Sara, Beatriz.

    ResponderEliminar
  15. João & Leonor
    João & Mariana
    João & Maria
    João & Mel

    ------
    João & Vicente
    João & Salvador
    João & Afonso

    Amo o nome João ,como também amo todos os que escolhi como pares perfeitos ;)

    ResponderEliminar
  16. Adoro o nome João, fica bem com qualquer nome.
    No entanto, acho que Madalena combina na perfeição.

    ResponderEliminar
  17. Chamo-me Telma e o meu irmão é João Ricardo

    ResponderEliminar
  18. João Dinis - Eunice
    João Duarte - Maria Francisca

    ResponderEliminar
  19. O Meu filho é João Filipe e se tivesse outro filho gosto:
    João&Maria
    João&Carolina
    João&Diana

    e

    João&António
    João&Mário
    João&Pedro

    ResponderEliminar
  20. JOÃO E ANDREIA
    JOÃO E BEATRIZ
    JOÃO E CLARA
    JOÃO E DIANA
    JOÃO E EVA
    JOÃO E FLOR
    JOÃO E GISELA
    JOÃO E HELENA
    JOÃO E INÊS
    JOÃO E JOANA
    JOÃO E LUÍSA
    JOÃO E MARGARIDA
    JOÃO E NEUSA
    JOÃO E PILAR
    JOÃO E RITA
    JOÃO E SARA
    JOÃO E TELMA
    JOÃO E VITÓRIA

    ResponderEliminar
  21. Odeio, não consigo gostar do nome por nada deste mundo e juro que não consigo entender a razão para reunir tanta popularidade. Mas acho que fica bem com:
    João e Aurora
    João e Patrícia
    João e Alice

    João e Francisco
    João e Rafael
    João e Gabriel

    ResponderEliminar
  22. Olá.

    João e Maria
    João e Beatriz
    João e Lara

    João e José
    João e Pedro
    João e Francisco

    Beijinhos
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  23. João e Rita ❤️ os nomes dos meus filhos

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)