Nuno

em 07/12/11


Ora aqui está um nome masculino de que gosto bastante, e que é muito low profile, apesar de ter sido durante muito tempo bastante popular, tanto que, na nossa lista de 1980, ocupava o 2.º lugar, mas os dados oficiais do IRN, colocam-no na 7.ª posição. Em 1990, estava fora do top 10, mas com estrondosos 1500 registos anuais! Dez anos mais tarde, o número de registos baixou para 1050, o que o colocava na 22.ª posição. Desde então, tem vindo a perder popularidade progressivamente, ocupando em 2014 a 49.ª posição, com 153 registos. Aos meus olhos, só o torna mais perfeito! 
Nuno significa avô, por aproximação a "nono" mas há também quem sugira "monge". 
Acho que se trata de um nome discreto, que não causa reações efusivas, mas não há quem procure exatamente essa característica e acabe por terminar com Manuel ou António? Nuno é antigo e histórico, mas, ao mesmo tempo, é jovial e divertido (por causa da repetição sonora). 
Apesar de conhecer alguns Nunos, só um deles me foi próximo; temo que, por isso, possa ter uma perspectiva um pouco distorcida, mas não é um nome que me tenha saturado. Por causa disso, e por ser muito fácil de combinar, tem a minha total aprovação. 

  • Grau de Usabilidade: 17

22 comentários:

  1. Nuno pra mim é um nome tipicamente Português.
    Falou de algum Nuno me vem a cabeça Portugal na hora.
    :)

    ResponderEliminar
  2. Conheço vários Nunos, e embora seja um nome tradicional, os que conheço são todos dos anos 70/80. Concordo com tudo o que está escrito no post, Nuno não ficou preso no tempo, acho prefeitamente usável. 17/20 ou até mais ;)

    ResponderEliminar
  3. De facto ñ conheço nenhuma criança que se chame Nuno...todos os que conheço são adultos...mas é um nome mto bonito, que usaria num filho sem dúvida..

    ResponderEliminar
  4. Tenho um primo Nuno com 7anos na altura fiquei surpreendida com a escolha da minha prima e ele não tem segundo nome, esta prima tem um nome diferente na minha opinião ela chama se Dialina. Voltando a Nuno, sempre tive um Nuno colega na escola é um nome muito familiar mas não usaria.

    ResponderEliminar
  5. Quem é que não conhece um Nuno? Acho que é daqueles nomes que encontramos em todo o lado,por acaso conheço um pequeno que é Nuno Miguel (9 anos)

    ResponderEliminar
  6. Patrícia, adorei essa coisa do Nuno português :) Posso perguntar por que é que faz essa associação?

    Dialina? Nunca tinha ouvido!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque só existe em Portugal ou de portugueses não havendo registo e mais lado algum. Quando vou ao entramjeiro e digo que sou Nuno em alguns países é complexo. Um abraço de um Nuno

      Eliminar
    2. Nuno Alvares Pereira o Santos Condestável

      Eliminar
  7. Tinha um colega (nascido em 91) que era Nuno Filipe. É um nome giro, mas devido a essa mesma repetição sonora, eu cá não aprecio muito. Pelo menos não usaria ;)

    ResponderEliminar
  8. Acho que percebo a Patricia, também há nomes que quando ouço penso logo no Brasil.
    Se calhar agora não tanto porque começam a haver por aqui alguns, mas há uns anos atrás, se ouvisse Lucas, pensava logo no Brasil!

    ResponderEliminar
  9. Filipa,

    É pq aqui é um nome incomum, mas qndo vejo na tv sempre aparece um Português chamado "Nuno" :)

    ResponderEliminar
  10. Concordei com a Patrícia quando li, é um nome muito português. Quase não tem aqui no Brasil. Acho lindo o nome, mas por causa disso, não sei se colocaria num bebê brasileiro...

    ResponderEliminar
  11. Quando a Patrícia comentou, adorei a informação, porque eu também tenho nomes que associo de imediato ao Brasil (Maurício, Murilo, Marcelo...) mas não sabia quais seriam os nomes associados aos portugueses! E também entendo a dificuldade em considerar usável porque aqui passa-se o mesmo! :)

    ResponderEliminar
  12. Sou brasileira e sempre gostei de nomes tipicamente portugueses. Há alguns mais marcantes, como Manuel, Duarte, Vasco, que nós do Brasil imediatamente associamos à terrinha. Se o bebê que espero for menino, será uns dos raros Nunos brasileiros, e com muito orgulho! De qualquer maneira, fico curiosa em saber qual é a "reputação" do nome Nuno em Portugal (se é ultrapassado, se é "betinho", se é chique, etc). Obrigada desde já pela ajuda!

    ResponderEliminar
  13. Não é ultrapassado, nem betinho, nem chique. É um nome, na mesma categoria de Bruno, talvez. Não são nomes escolhidos por gente dita rica.

    Pessoalmente, acho um nome sem sal e nada internacional, mas é só a minha opinião. :)

    ResponderEliminar
  14. Eu cá gosto bastante de Nuno, acho que é um nome sempre actual. Também acho que não pode ser considerado betinho, pois é um nome transversal a todas as classes... mas no meu entender, embora agora não seja visto como um nome chique é um nome com tradição nas famílias mais nobres, só que entretanto democratizou-se.

    ResponderEliminar
  15. Obrigada pela ajuda, Rih e Sónia! Gostei de saber que, nas vossas opiniões, Nuno seria um nome basicamente "neutro" em Portugal. Acho que tem boas chances de ser um nome interessante no Brasil. Para ser sincera, espero que não se popularize por cá depois que meu filho nascer. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, sinto por VC Camila, estou grávida e meu filhinho também se chamará Nuno, mais um Nuno brasileiro..RS abç

      Eliminar
  16. Camila, em Portugal, eu acharia que era uma muito boa escolha! :D

    ResponderEliminar
  17. Não conheço um Nuno, sequer. Apenas sei da existência de Nuno Leal Maia, excelente ator brasileiro.

    ResponderEliminar
  18. Nuno pra mim também é um nome tipicamente português. Minha família toda odeia o nome, mas eu amo de paixão mesmo, quando tiver um filho, com certeza colocarei nele

    ResponderEliminar
  19. Pois acabei de conhecer um bebê brasileiro chamado Nuno. Talvez por influência de uma novela recente onde havia um personagem com este nome que, particularmente, acho lindo.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)