Bruno

em 24/11/11


Um dos nomes mais citados por vocês como "nome marcante dos anos 80" foi Bruno que, nesta lista dos nomes mais usados em 1980, aparece em 10.º lugar. No entanto, os dado oficiais do IRN mostram-nos que foi o 3.º nome mais registado do ano de 1980, perdendo apenas para João e Pedro! Se bem me recordo, as combinações mais frequentes eram Bruno Alexandre, Bruno Filipe e Bruno Miguel. 
Ultimamente é um nome mediático, graças ao cantor internacional Bruno Mars; em Portugal, destaco ainda o Bruno Nogueira, um comediante muito popular e com grande exposição pública na televisão e, sobretudo, na rádio. Embora não consiga medir muito bem a popularidade atual de Bruno, acho que é um nome que se continua a ouvir com alguma frequência em bebés. Eu recomendá-lo-ia, mas nunca como nome composto. 
Para finalizar, Bruno tem raízes germânicas e significa moreno ou castanho. Como alternativa, sugiro Juno ou Breno. 
Hoje já é possível perceber que, apesar de ter perdido  imensa popularidade, Bruno ainda é uma das escolhas dos portugueses. Anda longe dos dois mil registos anuais alcançados em 1996, mas em 2005 ainda estava no top 20. Em 2014 está na 46.ª posição, tendo sido alvo de 184 registos. 

  • Grau de Usabilidade: 13 em 20


7 comentários:

  1. Também gosto da alternativa Brendo, na minha opinião, soa melhor que Breno... :)

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto do nome Bruno (Bruna é que não) mas não concordo nada com a ideia de continuar a ser usado... eu pelo menos acho que não conheço nenhum com menos de 25 anos...

    Gostei muito da ideia de grau de usabilidade... se bem que eu dava 15/20 :P

    ResponderEliminar
  3. Nunca me tinha cruzado com Brendo! Será aprovado em Portugal?

    Quanto à usabilidade, depois fazemos a média :)

    ResponderEliminar
  4. Este ano nasceu um menino flho de uma colega chamado Bruno. Já tem 2 irmãos - Joana e João.

    É dos nomes que menos gosto, pois soa-me agressivo.´Também me parece que está a voltar. Prefiro muito mais Nuno, um clássico dos anos 70.

    ResponderEliminar
  5. Também não aprecio muito. Tenho um grande amigo chamado Bruno, mas de resto os que conheço não me fazem morrer de amores pelo nome.. Então Bruna é que não mesmo!!

    ResponderEliminar
  6. Bruno Miguel, meu nome certinho, e nem dos 80' sou, sou de 90' :)

    ResponderEliminar
  7. Eu vivo rodeada de Brunos...Tenho pelo menos quatro amigos com esse nome todos nascidos no início dos anos 90. Pessoalmente, não gosto muito...prefiro Nuno. Mas para mim é um nome comum que ouço frequentemente mas que não me diz nada...Mas gostos não se discutem...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)