Duelo de nomes - Sofia vs Sónia

em 18/11/11


Um acento e uma consoante - é o o que os distingue e penso que é isso que hoje os distancia. Sónia é uma derivação de Sophia que, em grego, significa "sabedoria". Em termos de popularidade, nenhum dos dois era muito comum no início do século XX, mas Sofia já se usava minimamente entre 1920 e 1960. Sónia foi dando nas vistas no início da década de 70 mas o boom deu-se em 1975 - ao que tudo indica, por causa da atriz brasileira Sónia Braga, que protagonizada a novela Gabriela.
Hoje em dia, Sofia (nas suas versões Sophia e Sophie) é  muito popular nos EUA, na Inglaterra, no Brasil, na Austrália, na Dinamarca... Enfim, se continuasse a procurar, provavelmente a lista era enorme. Em Portugal, está em ascensão desde 1990 e em 2014 ocupava a 9.ª posição do ranking. E saliente-se a enorme popularidade de Sofia quando usado como segundo nome - é a escolha preferida dos portugueses e em 2014 esteve perto de alcançar os 2 mil registos! 
Por outro lado, Sónia é mais difícil de encontrar em crianças, onde quer que seja. Abandonou o top 100 de Portugal em 2004 e em 2014 ficou-se pela 151.ª posição, com meros 19 registos. As razões para esta quebra de popularidade parecem prender-se com aquele factor que temos abordado aqui muitas vezes - o desgaste. E eu acho que há outra coisa por trás: aquele "O" acentuado retira-lhe o charme de Sofia, que é mais discreto. Pensem nesses nomes dos finais dos anos 70, e década de 80 e digam lá se não eram quase todos "estridentes"? Hoje procura-se mais a suavidade...



Já agora, deixo outros nomes acentuados na letra O: 

  • Antónia
  • Apolónia
  • Cleópatra
  • Córita
  • Custódia
  • Deótila
  • Dólique
  • Elódia
  • Geórgia
  • Gregória
  • Leónia
  • Lólia
  • Magnólia
  • Mónia
  • Mónica
  • Onófria
  • Rómula
  • Sidónia
  • Verónica
  • Vitória

O que é que acham destes nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar! 


Esqueci-me dos merecidos agradecimentos: obrigada Sónia, pela sugestão do duelo, e pela defesa do caso :)

Resultado da sondagem


17 comentários:

  1. Prefiro Sofia. Associo sempre Sónia aos anos 70,80, mas é daqueles nomes que não me aquece nem me arrefece :)

    ResponderEliminar
  2. De nada, Ana Filipa :)

    Embora não tenha qualquer esperança que Sónia ganhe este duelo... continuo a preferir o meu nome a Sofia...

    Mas sim, acho se bem me lembro na minha turma de primária havia uma Carla Sofia, uma Nádia Sofia, uma Vânia Sofia... depois no básico tive uma Raquel Sofia... e ainda conheci Cátia Sofia, Teresa Sofia, e provavelmente muitas mais que agora não me lembro ;)

    ResponderEliminar
  3. Bem desculpa Sónia mas Sofia sem dúvida!!! Eu sei que sou suspeita :)

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de Sónia mas Sofia para mim será sempre especial....
    Quando eu ouço o nome Sónia penso logo numa rapariga da minha geração fim de 70 inicio de 80 ( não sei se é o caso da "nossa" Sónia aqui do blog).Nas minhas turmas havia sempre Sónias e é pena que realmente está a caír em desuso

    ResponderEliminar
  5. Prefiro Sofia. É o nome da minha afilhada, e apesar de eu ser da geração de 90 ainda me lembro de muita gente com Sofia como segundo. Se bem que na minha altura Catarina era mais comum como segundo, pelo menos lá na ilha conheço muiiitas raparigas a partilhar comigo o meu segundo nome ;)

    ResponderEliminar
  6. Uella, eu já sou Sónia da segunda metade dos anos 80 (1986) o que faz com que embora conheça várias Sónias da minha idade, mais coisa menos coisa... não conheço assim nenhuma muito mais nova... a mais nova que conheço deve ser de 1988/1989...

    ResponderEliminar
  7. Também serei suspeita, mas voto em Sofia. Gosto mesmo muito do nome. É simples, lindo e com significado. Além disso é bastante antigo (portanto é fácil identificarmo-nos com o nome), mas sem ser demasiado usado.
    Só tenho pena que não permitam o Sophia com ph

    ResponderEliminar
  8. Mais uma pessoa suspeita :) Prefiro Sofia porque é o meu nome e gosto do som e do significado. Também gosto de Sónia, é um nome que me tem acompanhado desde sempre uma vez que tenho uma prima muito proxima com esse nome. Curiosamente nos meus tempos de escola não conheci muitas meninas com Sofia como segundo nome. Eram mais Cristinas, Catarinas, Isabeis, Andreias e Alexandras.

    ResponderEliminar
  9. Sophia- Falta aqui o botão do "like" :)

    Ou então Sophie :)
    Bem já me conformei em assinar Sofia mas confesso que custou muito quando vim para Portugal e ter de mudar tudo

    ResponderEliminar
  10. Isso é que acho mal. Se onde nasceu era Sophie, não tinham nada de obrigá-la a "aportuguesar" o nome!

    ResponderEliminar
  11. Amo Sônia é o nome de minha avó. ♥♥

    ResponderEliminar
  12. Filipa, só a título de curiosidade, pode dizer-me quantos registos teve Sónia em 1990?

    Obrigado desde já
    Nuno

    ResponderEliminar
  13. Sónia é o diminutivo russo de Sofia, sabiam?

    ResponderEliminar
  14. Eu sabia dessa origem do nome.
    Voto em Sónia, sem qualquer dúvida. Nunca gostei de Sofia, aquele "fi" corta muito. Já Sónia tem suavidade. E, como foi sempre nome que gostei também o poria numa menina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou (muito) suspeita, mas também gosto mais de Sónia :) e embirrava tanto com o meu nome quando era miúda... Dizia que tinha nome de doença (in)Sónia :P agora gosto tanto, que gostava de o colocar a uma filha.. mas não acho graça nenhuma a dar o nome dos pais/avós às crianças...

      Eliminar
  15. Sónia Rocha de Almeida21 de julho de 2023 às 14:55

    Lembram-se do anúncio televisivo " Os seios da,,, Sóoooonia!" :-)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)