Nina

em 25/10/11


Quem procura um nome moderno acaba por ser cruzar com bastantes nomes curtos. Desses, os mais modernos são os que têm mais ritmo. Com muita pena minha, não percebo nada de fonologia ou fonética, mas  acho que uma das letras que dá mais vida aos nomes é a letra "i".
Apesar de se ter vulgarizado como nome próprio às custas do seu papel como diminutivo, o nome Nina parece enquadrar-se perfeitamente nessa ideia de nomes femininos curtos, modernos, cheios de ritmo, frescos, internacionais e charmosos. Para mim, é uma aposta ganha!
Em Portugal, Nina foi alvo de 12 registos em 2014. 

Não sei se viam o Project Runway, mas eu adorava a forma como a Heidi Klum dizia "Niná Garcíá"... 

21 comentários:

  1. Não gosto de Nina, acho que é nome de animal de estimação :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nina é um nome lindo, só vc pra ter mau gosto, né...

      Eliminar
    2. Ter opinião não é ter mau gosto, aprenda isso.

      Eliminar
  2. Durante anos acho que Nina foi dos meus nomes favoritos, continuo a gostar, mas nunca o escolheria para uma filha... Sobretudo, pelo que a Vi disse... Já n consigo dissociar de uma cadelinha :S

    ResponderEliminar
  3. Pra mim é apelido, diminutivo, sei lá.. se uma pessoa me dissesse q se chama Nina, eu logo iria perguntar, mas e o seu nome? :)

    ResponderEliminar
  4. Nina é muito doce e é usável. Conheço uma Nina, com uns 25 anos. A Patrícia tem razão, pois lembro-me que lhe diziam "mas qual é mesmo o nome?", por parecer diminutivo. Nina é um nome italiano, não é? Eu acho adorável.

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto e conheço uma Nina aí com uns 50 anos de quem gosto muito, mas também não o consigo afastar muito da Nina do Super-Pai (a yorkeshire terrier de totó com lacinho)..

    ResponderEliminar
  6. Nina recorda-me a música dos Da Weasel. Conheço um Nino e toda a gente estranha o nome. Semelhante é o nome Bina, de que não gosto mesmo nada

    ResponderEliminar
  7. Não gosto,
    também se alguém me dissesse que se chama Nina, perguntaria "Mas o nome mesmo?"
    Faz-me lembrar Tito, conheço um e quando o conheci perguntei-lhe qual o nome real...

    Já agora, conheci uma menina Espanhola chamada Amaia Violeta. Adorei o nome, mas vi que Amaia não consta da lista. :(

    ResponderEliminar
  8. Já agora que falaram aqui no nome Tito, tive um colega desde a primária até ao básico, português de gema, chamado Ari Tito, e durante anos chamamos sempre pelos dois nomes... dps começou a ser apenas o Tito... mas uma coisa era certo, toda a gente smp soube quem ele era, até os pais dos outros alunos sabiam... e embora sempre tenha achado um nome incomum, talvez por o conhecer desde pequena, ache que é um nome bastante usável :P

    ResponderEliminar
  9. Nina aqui na zona onde vivo é uma menina e quando não se sabe o nome chama se Nina, apesar de gostar do nome não usaria numa filha. Como falaram de Tito conheci dois e eram os dois muito malandros e atrevidos, mas quando os conheci estranhei o nome das duas vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho uma netinha que nasceu em 2013 e que se chama Nina.
      É fora do vulgar mas eu gosto muito!

      Eliminar
  10. gosto muito do nome, mas lembra-me nome de animal e diminuitivo....

    ResponderEliminar
  11. Acho lindo! Meu nome é Carolina e meu apelido é nina!

    ResponderEliminar
  12. Nome maravilhoso, chique e delicado.
    São poucas as Ninas, ainda bem!

    ResponderEliminar
  13. Adoro o nome Nina. a minha filha nasceu em 2012 e foi o nome que escolhemos. Foi controverso, ouvimos vários comentários de que é nome de animal de estimação, nickname, whatever... mas Nina é dos nomes mais melódicos e femininos que conheço e nem por um momento me arrependo da decisão.

    ResponderEliminar
  14. Acho esse nome lindo! Quando minha esposa engravidou, na semana seguinte tive um sonho segurando uma menina no colo e a chamando de Nina! Para minha felicidade minha esposa esta gravida de uma menina! Não tenho dúvida, ela vai se chamar Nina! Já ouvi vários comentários com relação a esse nome. Mas vou seguir o meu coração!

    ResponderEliminar
  15. O nome é Nina é lindo. Simples e curto! Mas o que pensei ao ler a grande maioria dos comentários aqui foi: esses comentários são de adultos!!! Sou professora e vejo tanto as crianças e adolescentes apelidando uns aos outros pejorativamente por causa de seus nomes. Vivemos em um país com liberdade de expressão por isso temos liberdade de dizer se gostamos disso ou daquilo. Mas pessoal, cuidado ao dizer que o nome de uma pessoa ou criança é nome de cachorro ou qualquer outra coisa pois isso machuca, dói, fere a alma de quem é atingido. O que importa é amor que foi empregado pelos pais no momento da escolha de algo tão importante que é o nome de seus filhos. Abraços.

    ResponderEliminar
  16. È bonito mas é nome de animal de estimação.

    ResponderEliminar
  17. Nome comum em paises germânicos. Gosto bastante

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)