Duelo de nomes - Rosa vs Violeta

em 27/07/11


Por muitos significados Rosa e Violeta possam ter, creio que é difícil não pensar em flores ou em cores quando os lemos. E se há nomes que me agradam, são os sinestésicos. 
Porquê estes dois, hoje? Em primeiro lugar, porque foi uma sugestão da Maria (aliás, Cecília vs Emília também!). E porque, como já tenho dito, acredito que estamos a assistir a uma mudança na escolha dos nomes próprios, e tanto Rosa como Violeta se enquadram neste novo grupo de nomes considerados antigos e românticos.


  • Rosa
Já foi um nome muito popular em Portugal, ocupando o 3.º lugar do ranking que apresentei aqui dos anos de 1920 e 1950. E mesmo em 1980, conseguiu estar entre os 40 nomes mais populares, mais concretamente em 38.º, à frente de nomes muito associados a essa altura, como Vanessa e Daniela.  Não tenho dados concretos mais recentes, mas não acredito que Rosa esteja entre os 100 nomes mais usados hoje em dia, apesar de tudo.
Não passou muito tempo desde a última vez que escrevi sobre ele aqui no blog, sugerindo que uma boa forma de o trazer para a ribalta seria usando-o como segundo nome. Rosa forma ainda uma série de nomes,dos quais destaco Rosana e Rosamar.

  • Violeta 
Nos últimos anos, foi um "trendy name" em vários países por causa do casal super mediático Jennifer Garner e Ben Affleck que escolheram este nome para a filha mais velha mas, ao contrário do que eu esperava, não ouvi muitas vezes esse nome em Portugal. Aliás, segundo as estatísticas do site do SPIE, o nome nunca foi popular, tendo alcançado o máximo de 14 registos em 1931. Um dado interessante: Violeta está intimamente ligado a Iolanda (Yolanda), que é a versão francesa de Violante que também deriva de Viola. Boa opção para duas irmãs... 
Convém também referir que o V tem sido uma letra com bastante destaque (principalmente no Brasil, onde Valentina e Vitória têm muito sucesso). 



O que é que vocês pensam destes dois nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar! E já agora, continuem a sugerir duplas para os duelos!


Actualização
Resultado da sondagem:

24 comentários:

  1. É muito difícil escolher um dos dois, acho-os lindos lindos :) Mas acho que se tivesse uma filha preferia meter Violeta, em vez de Rosa... Além disso esta explicação de Violeta estar ligado a Iolanda, é mais um atractivo do nome. Gosto do nome Iolanda e quase não se ouve por cá, quando tinha uns 9 anos conheci uma Iolanda (a primeira e única) fiquei fascinada com o nome dela :$ além disso era uma excelente pessoa :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro Violeta, estava na minha lista mas foi logo descartada pelo papá que detesta!

    ResponderEliminar
  3. Gosto dos dois mas prefiro Violeta talvez por não conhecer nenhuma...
    Sugestões para duelos:

    Noa vs Noemi
    Ema vs Eva
    Arabela vs Anabela
    Adriana vs Ariadne
    Bianca vs Branca

    Samuel vs Leonel
    Henrique vs Eurico

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Gosto dos dois nomes, mas também associo Rosa a pessoas mais velhas, talvez porque todas as Rosas que conheço têm mais de 40 anos!!
    Por isso prefiro Violeta... considero o um nome muito suave, com uma sonoridade agradável, mas detesto o nome Iolanda, conheço duas pessoas com esse nome, e deste que o ouvi pela primeira vez que nunca gostei!!

    ResponderEliminar
  6. Duelo de nomes:

    Francisca e Frederica
    Cristina e Cristiana
    Filipa e Túlipa
    Fábia e Flávia

    ResponderEliminar
  7. Íris e Isís
    Iva e Isa
    Luísa e Lúcia

    Vicente e Valentim

    ResponderEliminar
  8. temos aqui uns duelos interessantes...

    ResponderEliminar
  9. Violeta :)
    Rosa só gosto como 2º nome

    ResponderEliminar
  10. Aqui no Brasil Violeta não pega nunca mais, existe uma música pejorativa em que se faz uma rima ridícula com esse nome.

    ResponderEliminar
  11. Violeta, sem dúvida..! Também associo Rosa a pessoas mais velhas.

    ResponderEliminar
  12. Ontem, numa série, surgiu o nome Violeta Mariana. Fiquei na dúvida entre o gostar e o ser um pouco pesado

    ResponderEliminar
  13. Nunca adorei nomes começados por V! Quando tiver uma filha, ele chamar-se-á Rosa. Não gosto muito do cor-de-rosa, só do rosa-choque e nunca assuceei a esta cor. Gosto muito de violeta (cor), mas não gosto do nome.
    Prefiro Rosa!

    ResponderEliminar
  14. Nunca adorei nomes começados por V! Quando tiver uma filha, ele chamar-se-á Rosa. Não gosto muito do cor-de-rosa, só do rosa-choque e nunca assuceei a esta cor. Gosto muito de violeta (cor), mas não gosto do nome.
    Prefiro Rosa!

    ResponderEliminar
  15. Nunca adorei nomes começados por V! Quando tiver uma filha, ele chamar-se-á Rosa. Não gosto muito do cor-de-rosa, só do rosa-choque e nunca assuceei a esta cor. Gosto muito de violeta (cor), mas não gosto do nome.
    Prefiro Rosa!

    ResponderEliminar
  16. Nunca adorei nomes começados por V! Quando tiver uma filha, ele chamar-se-á Rosa. Não gosto muito do cor-de-rosa, só do rosa-choque e nunca assuceei a esta cor. Gosto muito de violeta (cor), mas não gosto do nome.
    Prefiro Rosa!

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Entre os dois gosto muito mais de Rosa.quanto a nomes compostos eu adoro e para mim não há nomes pesados, ninguém fica criança a vida toda!

    ResponderEliminar
  19. Gosto bem mais de Rosa. Acho mais clássico e elegante.

    ResponderEliminar
  20. Gosto bastante dos dois nomes. Estou ambientada com os dois. Num primeiro instante, para escolher,ia para Rosa. Bem sei que é associado a pessoas mais velhas, mas isso também o é Maria, e elas não faltam por aí. Portanto isso não é desculpa para o pôr de lado. Aliás é o nomes da minha avó. Rosa é bem bonito :)

    ResponderEliminar
  21. Tenho um par de gémeas, a Clara e a Violeta. Adoro violeta e combina perfeitamente com a minha filha. Além disso é internacional e fácil de dizer o que nos favorece muito! :).

    ResponderEliminar
  22. Rosa. É um nome feminino, romântico e elegante. Conheci uma rapariga chamada Rosa Bela. Nunca mais esqueci o nome dela.
    Violeta não gosto, acho pesado.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)