Os nomes na literatura portuguesa - O crime do Padre Amaro

em 03/09/10


O primeiro livro de capa dura que li foi O Crime do Padre Amaro. Tinha 13 anos. A minha mãe, que o tinha comprado pelas Selecções mas nunca o tinha lido, não tinha a certeza se o livro era muito adequado à minha idade, mas sabia que ler não fazia mal a ninguém e, por isso, não se opunha à leitura. Acho que se arrependeu ligeiramente quando eu lho resumi, começando por "O padre Amaro engravidou a Amélia". 
Aqui fica uma lista de personagens do livro, escrito em 1875. Nomes antigos, podemos assim dizer. 

Masculinos:

  • António
  • Artur
  • Carlos
  • Domingos
  • Félix
  • Gusmão
  • Gustavo
  • Hércules
  • João
  • João Eduardo
  • Joaquim
  • Joaquim Eduardo
  • José Miguéis
  • Luís
  • Matias
  • Osório
  • Patrício
  • Serafim
  • Silvério
  • Vicente

Femininos:

  • Aline
  • Amélia
  • Amparo
  • Ana
  • Augusta
  • Bárbara
  • Bernarda
  • Cândida
  • Carlota
  • Casimira
  • Catarina
  • Dionísia
  • Gertrudes
  • Joana
  • Joaquina
  • Josefa
  • Juliana
  • Luísa
  • Maria
  • Maria da Assunção
  • Maria Vicência
  • Micaela
  • Rosa
  • Teresa

1 comentário:

  1. Olá Filipa tudo bem? Como você bem destacou o nome Vicência que tal abordá-lo mais no blog, acho esse nome tão lindo. Gosto muito de Vicência e Prudência

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)