No seguimento de uma ronda de perguntas no Instagram [podem seguir o perfil do Nomes e mais Nomes aqui], surgiu uma questão relacionada com "o nome mais beto de todos". Pergunta frequente, deixem-me acrescentar, e que leva sempre a muitos comentários.
Este não é um tema novo no blog e o que não faltam são listas aqui, mas a verdade é que já têm alguns anos e, de certa forma, posso dizer que estão ligeiramente desatualizadas, isto porque, aqueles que eram considerados nomes muito betinhos estão hoje nos lugares cimeiros do ranking de nomes mais populares em Portugal e essa popularidade faz com que já não sejam percepcionados como sendo exclusivos de um determinado estrato social. Leonor, Lourenço, Martim, Matilde, Salvador são alguns exemplos e, por isso, faz-me sentido partilhar as respostas que obtive e que refletem a vossa percepção daquilo que são, nos dias que correm, os nomes "mais betinhos".
Sem surpresas, as respostas repetiram-se bastante, o que me dá a garantia de que este é um grupinho de nomes bastante sólido. Sem surpresas, também, ficou rapidamente definido que, nos nomes masculinos, nada bate os clássicos seguidos de Maria, mas houve outro nome muito recorrente: Bernardo Maria. Nas meninas, destacam-se os epítetos de Nossa Senhora e os nomes com forte carga religiosa, indo ao encontro da ideia de um certo conservadorismo associado ao prestígio do nome.
Então, sem mais demoras, aqui fica a lista de nomes betinhos, versão 2023:
Masculinos
- Afonso Maria
- António Maria
- Bernardo
- Bernardo Maria
- Estêvão
- Frederico
- João Maria
- José Maria
- Lopo
- Lourenço
- Manuel Maria
- Martim
- Miguel Maria
- Salvador
- Tomás
- Vicente
Femininos
- Assunção
- Benedita
- Caetana
- Carlota
- Carminho
- Concha
- Constança
- Domingas
- Frederica
- Graça
- Guadalupe
- Lourença
- Maria Carlota
- Maria da Paz
- Maria do Amparo
- Maria do Mar
- Maria do Rosário
- Mercedes
- Mercês
- Paz
- Pia
- Pureza
- Purificação
- Rosarinho
- Sancha
É também assim que vocês vêem estes nomes? Retirariam algum? Quais estão em falta?
Não acho que Frederico/a, Tomás, Vicente, Martim e Benedita sejam, atualmente, nomes betinhos... E muito menos Domingas e Lourença 😆 esses acho só estranhos!
ResponderEliminarAcrescentaria Maria da Glória e retiraria Domingas. Esse último parece-me mais nome da empregada dos betos!
ResponderEliminarAcho que na lista das meninas faltam Piedade e Pilar.
ResponderEliminarParece haver mesmo uma forte carga religiosa nestes nomes betinhos particularmente para raparigas.
Esqueci-me na lista dos nomes masculinos acho que falta Vasco
EliminarBernardo e Salvador
ResponderEliminarCarlota e Constança
Vou sempre achar que estes são os nomes mais betinhos =P
Concordo!
EliminarAcrescento ainda Lopo e Frederica.
Apesar do nome da minha filha estar na lista não consigo olhar para ele como nome beto... Mais como um nome associado à natureza... Pelo menos é assim que olho para ele: Concha
ResponderEliminarActualmente, Lourenço, Martim, Vicente, Salvador e Tomás considero desactualizados. Tal como, Benedita, Constança, Frederica e a Francisca. Ocorreu um boom, nos últimos anos e andamos constantemente a tropeçar nos mesmos nomes. Se formos a verificar, os verdadeiros betinhos começaram a optar por outros nomes. Nos dias de hoje, uma Teresa, Madalena, Piedade um Vasco,Martinho, Joaquim e Dinis acabam por ser as opções das classes mais altas, muitos deles considerados os betinhos.
ResponderEliminarAs pessoas são livres de escolher o nome dos filhos, independentemente da classe social, felizmente. Mas muitas fazem-no, só pelas aparências, e muitas vezes pela moda.
Falta Vasco! Do mais beto que há!!!
ResponderEliminarTalvez seja importante frisar que a pergunta que foi colocada foi "Qual é o nome mais beto de sempre". Houve várias respostas que indicavam mais do que um nome, mas a maioria apontou só um, e talvez por isso tenham ficado de fora alguns dos nomes que vocês agora apontam e que eu também considero betinhos, como Vasco & Pilar, por exemplo!
ResponderEliminarRetirava Estêvão, até o acho mais retro ou vintage
ResponderEliminarOs tempos mudaram, cada vez mais os nomes não refletem, totalmente, as condições sociais a eles associadas.
ResponderEliminarNo caso masculino parece-me gritante: Tomás, Martim, Vicente, Salvador, Lourenço (e ainda Vasco, Duarte, Francisco) não são tão exclusivos quanto antes - pelo contrário, são bastante comuns e consequentemente, transversais a diferentes contextos. E aqueles de quem se esperam as escolhas "betinhas" recorrem cada vez mais aos clássicos dos clássicos, como José, António, Joaquim, ou aos menos comuns e de pronúncia mais atípica, como Lopo, Estevão, Eduardo, Bernardo. Concordo com o fator "Maria" como segundo nome, ainda é um padrão.
Nos nomes femininos, parece-me ainda mais difícil de decodificar um estrato social a partir de um nome: as escolhas atropelam-se de tão semelhantes que são. No caso da lista acima, ter nomes como Constança, Benedita, Carlota já não me parece plausível, e não colocaria Sancha no mesmo saco. Os nomes "betinhos" femininos, atualmente, não me parecem estranhos ou incomuns, pelo contrário - são clássicos e intemporais como Júlia, Luísa, Isabel, Helena, Teresa ou nomes "de avó" como muita gente os vê, como Assunção, Rosário, Carmo. Ainda, concordo com a questão religiosa a eles associados, ainda é comum.
Concordo!!
EliminarQuerida Filipa, antes de mais, parabéns pela escolha da foto! Reflecte bem esta época do ano 🖤
ResponderEliminarOs nomes betinhos são, sem dúvida, um dos meus temas favoritos aqui no blog. Foi precisamente esta a razão que comecei a segui-lo, em 2012.
Em resposta às questões que colocou, tendo a concordar com algumas opiniões aqui expressas - muitos dos nomes que aparecem na lista perdem o caracter de betinho, por se terem tornado tão populares. Por isso esta lista é, para mim, desapontante.
Nada de novo no horizonte, mais do mesmo! A amostra que obteve reflecte um padrão de (pre)conceitos portugueses em relação a esta temática. Faz reflectir o quão mesclado é o popular com o aristocrático! Onde traçamos a linha da exclusividade? Fica a questão polémica no ar.
Deixo-lhe um pedido: o seu top 5 de nomes masculinos e femininos com todas as qualidades típicas de nome betinho, mas que estão fora do escopo popular. Um tema desafiante :)
Um bem-haja ao seu trabalho!
Os mais "betos": Benedita e Bernardo Maria
ResponderEliminarOlá Filipa, espero que esteja tudo bem consigo e com as suas meninas.
ResponderEliminarGostaria de acrescentar Maria Margarida. Apesar de Margarida estar mais que democratizado, bem como Maria, a sua combinação não é tão comum e tenho- o sempre encontrado em classes sociais elevadas e de "old money".
Beijinhos e muitas felicidades
Bárbara
Brilho radiante em sua postagem! Esclarecedor, bem articulado e um prazer de ler. Obrigado por compartilhar sua valiosa perspectiva.
ResponderEliminarMercês e Sancho não por favor
ResponderEliminarEstou indecisa entre Aurora e Arabela… qual é o vosso favorito?
ResponderEliminarTambém gosto muito do nome Astoria mas acho que não é permitido em Portugal 🥲
Aurora!
EliminarPrefiro Arabela, para mim, Aurora enrola-se muito nos Rs :)
EliminarAurora soa muito melhor em português de Portugal, do que Arabela, que eu associo logo ao Brasil. Aliás, a única vez que ouvi esse nome, foi precisamente numa telenovela brasileira.
EliminarPrefiro Arabela :)
EliminarJá foram nomes de betos, mas hoje em dia qualquer teso tem o nome de Carlota ou Bernardo.
ResponderEliminar