Os 20 nomes mais usados em 2022 são...

em 23/12/22


Nos últimos dias, os media divulgaram a lista dos nomes mais registados em Portugal, que é dominada por Maria, nas meninas, e Francisco, nos meninos. O grande destaque deste top 20 é a entrada de Aurora, que em 2020 ocupava "apenas" a 42.ª posição do ranking com 191 registos. Não tenho dados referentes a 2021, mas que é um avanço brutal, é. Não sei até que ponto é que é útil estabelecer aqui alguma relação com a notícia de que uma grande percentagem dos partos ocorridos na maternidade Alfredo da Costa são de cidadãs brasileiras, mas a verdade é que o nome também está em alta no Brasil. Aqui fica então o top 20 partilhado no Sapo24: 


Meninas


  1. Maria - 5094 registos
  2. Alice - 1299
  3. Leonor - 1209
  4. Matilde - 1170
  5. Benedita - 964
  6. Carolina - 939
  7. Beatriz - 777
  8. Margarida - 724
  9. Francisca - 685
  10. Camila - 635
  11. Sofia - 619
  12. Clara - 610
  13. Madalena - 602
  14. Laura - 567
  15. Mariana - 559
  16. Inês - 543
  17. Ana - 538
  18. Constança - 536
  19. Lara - 496
  20. Aurora - 446

Meninos

  1. Francisco – 1753 registos
  2. Afonso - 1276
  3. João - 1254
  4. Tomás - 1239
  5. Duarte - 1219
  6. Lourenço - 1129
  7. Santiago - 1121
  8. Martim - 1072
  9. Miguel - 1024
  10. Gabriel - 993
  11. Mateus - 944
  12. Rodrigo - 922
  13. Lucas - 883
  14. Vicente - 872
  15. Guilherme - 843
  16. Salvador - 769
  17. Bernardo - 690
  18. Pedro - 663
  19. Gonçalo - 632
  20. Manuel - 616


No Público, ficamos a saber que a 21.ª posição é ocupada por José e que António está na 28.ª posição. Além disso, surgem ainda referências a Áurea, Kiara, Vera e Raquel, que parecem ocupar os últimos lugares do top 100 e a indicação de que Álvaro teve 46 registos, Fábio , 44 e Romeu foi escolhido para 42 meninos. 

Como sempre, estou a tentar trazer-vos um ranking um pouco mais extenso e aproveito para relembrar que, caso alguém tenha interesse, o IRN vende esta informação. 

24 comentários:

  1. Olá Filipa! Tem a certeza que vendem? O ano passado entrei em contacto e a resposta que tive foi um e-mail com um link para as notícias sobre os top do ano anterior

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, a verdade é que não pedi nos últimos dois anos, por isso não tenho a certeza absoluta que ainda o façam... 😬

      Eliminar
    2. É tão absurdo que a lista não seja pública

      Eliminar
  2. surpreendida com a ausência de Amélia, e pelo contrário, com a presença de Lara (não por ser uma novidade, mas por todos os anos me deparar com este nome, que não ouço com frequência, em recém-nascidos).
    Ana, que, em tempos, foi o equivalente a Maria, continua a descer. e depois, os clássicos, que entre trocas de posições, se vão mantendo: Clara, Carolina, Francisca, Leonor, Matilde, Mariana, Madalena, Margarida, Sofia (…) estarão Luísa, Isabel e Teresa muito distantes destes primeiros vinte? e quantas Marias serão "simplesmente Maria"?

    esperava Vicente e Salvador mais acima, Bernardo mais abaixo. Gabriel é o caso de Lara, surpreende-me sempre nascerem tantos, porque não tenho esse contacto / percepção. já Vasco, o nome que mais ouço, não consta…
    estava curiosa com José e Tiago, que esperava entre os primeiros vinte, e com Dinis e Tomé, dois dos meus nomes preferidos.

    em modo de reflexão: Alice, o nome da nova geração. Camila, o nome do ano. Aurora, o nome do(s) próximo(s) ano(s).
    no masculino, menos previsível (e até, surpreendente), mas talvez: Santiago, o nome da nova geração. Lourenço, o nome do ano (?). Lucas, o nome do(s) próximo(s) ano(s).

    ResponderEliminar
  3. Tenho sempre os nomes dos colegas de turma dos meus filhos que me mostram a tendências dos nomes.
    O meu filho mais novo, o Vasco, tem 6 anos e tem dois Afonsos, duas Marianas, 2 Matildes, 3 Sofias na sua sala, também tem uma Clara, uma Carolina, uma Teresa, um Pedro, um João, um Duarte, um Simão, um Miguel, ...
    A minha filha mais velha, a Ema, tem os nomes que à 14 anos estavam na moda (alguns continuam!): Carolina, Constança, Leonor, Alice, Maria, três Gonçalos, dois Tomás, Miguel, Martim, Rodrigo, ...

    ResponderEliminar
  4. Muita pena de Aurora estar a subir nos rankings! É um dos meus nomes preferidos, acho-o clássico, mas ao mesmo tempo moderno, há uns tempos não existiam. Gostaria muito de o usar numa futura filha, no entanto, se a popularidade aumentar, o nome perderá o seu encanto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tambem eu! Coloquei Aurora na minha filha, que nasceu em 2019, porque sempre quis ter uma filha Aurora. Mas fiquei mesmo triste por estar a aumentar a popularidade.

      Eliminar
  5. Se tudo correr bem 2023 traz mais um Álvaro

    ResponderEliminar
  6. Os nomes do top não me surpreendem, apenas mostram que as modas/tendências dos últimos anos se mantêm.
    A única surpresa, muito agradável para mim, foi a subida de Aurora. É um nome com algum destaque no estrangeiro e é bom ver que em Portugal já não é um nome apenas de senhoras idosas. Acho que devíamos continuar assim e dar uma nova hipótese às Auroras, Eugénias, Esperanças etc!
    São uma lufada de ar fresco nas listas de registo, estas mudanças.

    ResponderEliminar
  7. Assustada com a praga de Beneditas que existem. O nome que, desde sempre, imaginei a dar a uma eventual filha.
    Hoje está fora de questão por o ver tão marginalizado e ter nascido precisamente uma este ano na família.
    Contente por Bianca ter desaparecido do top 20 e Constança estar nos finais.

    ResponderEliminar
  8. Porque não iniciarmos um crowdfunding onde cada um dá o que puder para obtermos a quantia para ver a lista?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho optima ideia :)

      Eliminar
    2. Eu aderia, tenho muita vontade de ver a lista

      Luísa R. Valério

      Eliminar
    3. Resta saber se a Filipa concorda em fazer um post?

      Eliminar
    4. Eu também aderia!

      Eliminar
    5. Filipa vai fazer crowdfunding para a lista de 2023?

      Eliminar
  9. É, sim, útil, e muito, a relação que estabelece: sou brasileiro, tenho 40 anos, vividos sempre no Brasil, e, até há 3, não conhecia Aurora alguma que não fosse personagem literária de romances do século XIX; nem sequer uma "Dona Aurora", ainda que nonagenária, cheguei alguma vez a conhecer; mas, agora, meu filho de 4 tem duas colegas com o nome, que é também o da enteada da minha cunhada. Está muito em voga por aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Havia, há muitos anos atrás, uma escritora e apresentadora de tv pouco conhecida em Portugal que era Maria Aurora e foi a única que conheci até hoje. Entretanto no mundo das redes sociais o nome começou a ganhar mais visibilidade e comecei a gostar cada vez mais.
      Ainda assim, acho que tem mais potencial de crescimento no Brasil do que em Portugal, apesar de ser um nome bonito nos dois sotaques.

      Eliminar
    2. As saudades que tenho dos programas da Maria Aurora! Gostava muito da apresentadora, de uma grande simpatia e boa disposição... Muito inteligente, personalidade forte, excelente comunicadora, que marcou a vida de muitos madeirenses pela divulgação da cultura regional, aqui e além mares. A primeira vez que conheci alguém com o nome Aurora foi precisamente esta grande senhora.

      Eliminar
  10. CJ e eu a pensar que era a única que tinha ouvido pela primeira vez o nome Aurora com aquela senhora. Foi sem dúvida uma grande senhora cujas capacidades deviam ter sido muito mais valorizadas fora da Madeira. Curiosamente, ela própria era nascida no continente e foi para a ilha ajudar a divulgar o que de melhor se fazia naquele pedacinho de terra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Siena, penso que não seremos as únicas com a mesma experiência com o nome Aurora!
      Concordo perfeitamente com o teu post :)

      A jornalista era também autora de livros infantis, e foi através dos mesmos que me encantei
      com nomes como Íris e Tobias, e conheci outros tantos como Zina [de cariz cultural].
      Foi tbm através dos seus programas que me apercebi que existiam nomes relativamente comuns na Madeira, que eram praticamente desconhecidos no restante território nacional
      - Rubina, por exemplo - e cuja explicação do fenómeno alberga não só as raízes geográficas dos povoadores da ilha mas também a diáspora madeirense.

      Por curiosidade, o nome da jornalista, autora e poetisa era Aurora Augusta (Maria Aurora
      era o seu pseudónimo literário).

      Eliminar
  11. Cristina desconhecia que ela se chamava Aurora Augusta pois sempre a conheci como Maria Aurora Carvalho Homem.
    Quanto a isso dos nomes mais comuns na Madeira do que no restante território, também já me tinha apercebido com nomes como Petra, Carina ou Aldónio.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)