Pedidos & Sugestões 2022

em 28/03/22

 


Tem alguma dúvida que gostaria de ver esclarecida? Precisa de sugestões para nomes compostos ou pares perfeitos? Então este é o local certo para expor a sua questão e conte com a ajuda da comunidade Nomes e mais Nomes para uma resposta!


Outros Pedidos & Sugestões  


A todos os que me têm contactado com preocupação pela ausência, muito obrigada pelo carinho! Para os que têm enviado comentários indelicados a cobrar a minha presença no blog, repito que estou de licença de maternidade e a minha vida pessoal, de momento, não me permite estar aqui. Um pouco de empatia ficava-vos bem, já que, deste lado, tratei sempre toda a gente com respeito! Um beijinho, Filipa


218 comentários:

  1. Lamento os comentários negativos, Filipa! Infelizmente nem toda a gente tem o bom senso de perceber o que a maternidade implica. Espero que esteja tudo a correr bem!

    Venho pedir sugestões de nomes pouco comuns que funcionem bem em Português, Árabe e Inglês. A mãe é de Portugal, o pai é das Maldivas e vivem no Reino Unido. Ainda não sabem o sexo da/do bebé :)

    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei automaticamente em Mohamed e em Myriam/Miriam! A minha mãe é portuguesa e o pai do meu irmão tunisino e vivem no Luxemburgo. Eram essas as opções para o nome deles consoante o género e eu adoro!

      Partilhe depois a escolha do nome :)

      Eliminar
    2. Mohamed é incrivelmente banal e sobreutilizado, convém ressalvar isso.
      Eu sugeria para rapaz Ari.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Para menina Aysha e para menino Metin. São nomes curtos e fáceis de pronunciar nas três linguas

      Eliminar
    5. Olá :) Sugiro Naila e Farid numa perspectiva mais árabe, mas depois há nomes Portugueses que também funcionam bem nas outras situações que indicou, como Sofia e Isaac

      Eliminar
  2. Oi Filipa!! Gostaria que abordasse o nome Constanza e compostos com ele. Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Filipa recupere com calma, mas por favor 1 vez por mês venha cá
    diga me o seu top 10 se fosse ter um filho este ano para rapaz e rapariga
    Obrigado
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Olá Filipa, espero que se encontre bem. Muitas felicidades para si e para a sua família. Gosto muito do seu blog, assim sendo gostaria de algumas sugestões de nomes compostos para uma menina que nasce este ano, cujo nome será Amélia.

    Muito obrigada,

    Fique bem,

    Raquel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, acho Amélia um nome lindo assim só, o único nome que consigo ver conjugado é Maria, seja Maria Amélia ou Amélia Maria, no entanto, acho que ainda assim lhe tira um pouco do encanto de ouvir apenas um "Amélia"

      Eliminar
    2. Nome para uma terceira menina
      Diana, Rosa &...

      Eliminar
    3. Que tal Lara ou Lais? Me soou bem esses trios:
      Diana, Rosa e Lara
      Ou Diana, Rosa e Laís.

      Eliminar
    4. Olá Catarina, seguem algumas sugestões:

      Diana, Rosa e Luísa
      Diana, Rosa e Alice
      Diana, Rosa e Maria
      Diana, Rosa e Laura
      Diana, Rosa e Sofia

      Eliminar
    5. Obrigada pelas sugestões

      Eliminar
    6. Sabe que acho Amélia um nome tão forte e tão completo que não precisa de um composto para ter todo o seu esplendor. No entanto, se fosse para ser um nome composto, Maria Amélia é um clássico. Poderia ainda tentar umas combinações longas como Amélia Catarina, Amélia Luísa ou Amélia Cristina.

      Eliminar
    7. Catarina quanto às sugestões para o nome da mana da Diana e da Rosa, sugiro Pilar, Carlota, Elisa, Sara ou Inês.

      Eliminar
    8. Concordo com quem disse que Amélia basta em si. Amália é, a meu ver, ainda mais sonoro. Qualquer outro nome que se lhes acrescente, seja à Amélia, seja à Amália, parece sobrar.

      Eliminar
  5. Qual seria o par perfeito para uma irmã de uma Marjorie? Sou brasileira. Gosto de nomes mais longos, incomuns e com significados bonitos. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho uma amiga portuguesa que também adora nomes fora do comum, partilho consigo o nome dela e das filhotas, pode ser que algum seja do seu agrado:
      Pandora
      Morgana (julgo que o significado está relacionado com o mar)
      Gaia (Deusa grega da terra)

      Eliminar
    2. Gosto de nomes mais incomuns, mas no sentido de pouco usados (como Tarsila ou Amarílis que o marido não gosta), não tanto nessa vibe "hippie" digamos assim, a exemplo de Gaia e Pandora. Mas agradeço pela intenção da sua ajuda! Bjs

      Eliminar
    3. Vivian Fontana que tal Marjorie e Margot? Ou Cora, Elisabeta, Penélope, Valquíria? Depois diga-nos qual foi a decisão final.

      Eliminar
    4. Em alternativa a Cora, sugeria Perséfone - é longo e incomum, consoante a sua preferência.

      Gostei muito das sugestões: Valquíria, Penélope e Margot.

      Eliminar
    5. Não curto muito irmãos com a mesma inicial. Quero evitar com "M". Elisabeta é estranho aqui no Brasil rsrs e Elisabete é bem datado aqui. Estamos quase decididos por Angelina. Não é tão incomum, mas é o único nome da lista dele de que eu gosto. E eu estou disposta a ceder mais pro lado do marido, já que eu escolhi o nome da Marjorie. E acho que até combina por conta dos sons "jo" e "gê" dos nomes e mesmo número de letras.

      Eliminar
    6. E que tal Alexandra, Rosalina/Rosalinda, Clarisse, Simone ou Alícia? Desculpe, mas não estou a par dos nomes que são demasiado comuns no Brasil.

      Eliminar
    7. Angelina em Portugal é bem mais datado do que Elisabete, ou seja, as Angelina's que vemos são todas velhinhas de 80 anos. Acho que nenhum nome deve se chamar 'datado'.

      Eliminar
    8. Engraçado, já conheci duas Angelinas que devem estar hoje na casa dos 20 anos, já Elisabete só conheço com cerca de 50 anos...deve realmente depender das zonas

      Eliminar
  6. Eu gosto de Amarílis e Lavínia, mas meu marido não. Ele gosta de Elise e Rebeca e eu não gosto.

    ResponderEliminar
  7. Este ano temos muitos amigos à espera de bebé, partilho convosco os nomes escolhidos para os bebés 2022:

    - Teresa
    - Gabriela
    - Henrique
    - Dinis
    - Francisco ou Matilde
    - Clara/Laura ou Duarte
    - Clara

    ResponderEliminar
  8. Bom dia, venho perguntar por pares perfeitos para Sancha, apesar de ainda não saber se será um irmão ou uma irmã. Há ainda a questão de não querer repetir nomes, pelo que na família há Tomé, Afonso, Leonor, Teresa, Amélia, Lourenço, Madalena, Salvador. Fico a aguardar as sugestões, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sancha e Vicente
      Sancha e Vasco
      Sancha e Luísa
      Sancha e Caetana

      Eliminar
    2. António, lopo, Nicolau, Viriato
      Amália, Belém, Carminho, Emilia, Guiomar

      Eliminar
    3. Olá, desde já parabéns e votos de felicidades.
      Deixo as minhas sugestões:
      Caetana, Victória, Helena, Pilar, Júlia, Carlota
      Sebastião, Bernardo, Frederico, Vicente, Gustavo, Henrique

      Eliminar
    4. Se for menina, Sancha e Pilar, Alice, Mara ou Diana
      Se for um menino, Sancha e Sebastião, Jaime, Dinis, Gil ou Simão.

      Eliminar
    5. Sancha e… Pilar, Camila ou Dalila
      Sancha e… Santiago, Diego ou Gaspar

      Eliminar
    6. Sancha & Dinis (ou Diniz)
      Sancha & Sebastião
      Sancha & Patrício
      Sancha & Isaac
      Sancha & Gustavo

      Sancha & Penélope
      Sancha & Aurora
      Sancha & Alba (ou Alva/Alda)
      Sancha & Pureza
      Sancha & Pilar

      Eliminar
  9. Adoro o seu nome Mercês! E sancha não fica atrás.. para irmão digo Lopo. Irmã de sancha digo Augusta

    ResponderEliminar
  10. O que acham do nome Lívia para menina, eu adoro mas em Portugal não se vê muito....embora no brasil seja um sucesso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive uma colega de escola brasileira chamada Lívia, era um amor...no entanto para Portugal soa-me melhor Lídia, embora concorde que também tenha um ar mais pesado que Lívia, pelo que sugiro Olívia, que acho mais fresco e menos "estranho" cá

      Eliminar
    2. Acho uma boa escolha, mas prefiro Lídia e Olívia :)

      Eliminar
  11. Olá, já tenho 3 filhas, as mais velhas que são gêmeas Mercês Arabela e Sancha Violeta, a minha bebé Carmo Matilda e agora estou novamente grávida
    Para não surpresa de ninguém, vai ser uma menina e gostava de saber a vossa opinião no nome que temos em mente: Belém Oceana … acham que fica bem com as manas mais velhas?

    ResponderEliminar
  12. Estou grávida de 15 semanas de um menino e gostaria de opções de nomes fáceis de serem pronunciados em portugues, mas com origem italiana. Queria na mesma linha de Enrico, Luca, Lorenzo ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. laura.spaulo90@gmail.com10 de maio de 2022 às 11:52

      Enzo, Erico, Vitório, Bruno, Matteo, Pietro, Giovanni, Romeu/Romeo, Francesco, Nicola, Tiziano ou Giácomo são opções de fácil pronunciação e acredito que serão todas aceites no registo. Já agora o menino é português ou brasileiro? Tenho a ideia de que no Brasil os nomes estrangeiros são facilmente aceites na hora de registar uma criança.

      Eliminar
    2. Brasileiro. Queria um nome de fácil pronúncia internacional. Obrigada pelas sugestões.

      Eliminar
    3. Algumas sugestões: Vittorio, Mattia, Romeo, Alessio, Ulisse, Filippo, Gianluca, Elia, Stefano, Marttino e Pietro.

      Eliminar
  13. Olá a todas!
    Vou ter uma menina, e eu o pai estamos muito indecisos entre Vera é Júlia, não nos estamos mesmo a conseguir decidir… por isso gostava de saber outras opiniões sem ser de família e amigos (que já sei que não vão gostar de nenhum). Qual dos dois preferem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É difícil escolher um favorito. Júlia é um nome forte e Vera é um nome mais fresco, porém faz lembrar muito dos anos 80. Se calhar ia por Júlia por não o achar tão datado.

      Eliminar
    2. Júlia está cada vez mais popular, mas para mim tem a vantagem de não ter a inicial tão no fim do abcedário (lembro-me sempre de um amigo de escola André que dizia que quando escolhessemos o nome dos filhos devíamos evitar o A e as letras do fim pqe se tramavam sempre nos tpc ahahah) Acho Vera um nome mais "betinho" e Júlia um nome mais fresco....acho que optaria por Vera!

      Eliminar
    3. Felicidades!

      Eu voto em Vera, sem pestanejar! Adoro :) Lembra-me a primavera e acho tão bonito! Além disso não é tão usado quanto Júlia (acho eu).

      Eliminar
    4. Júlia, sem dúvida! Ainda por cima lembro-me da filha da Madalena Abecasis que é uma personagem! Veja no instagram.

      Eliminar
  14. Eu gosto mais de Vera por ser menos popular atualmente, mas com um significado quase literal.

    ResponderEliminar
  15. Vera sem dúvida
    Vai estar um dia na minha lista quando um dia for mãe

    ResponderEliminar
  16. Sugestão de nomes que dêem para Portugal e Espanha e que não sejam muito populares em ambos os países

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para menina sugiro Laia, Laura, Luzia, Eva, Ema, Letícia, Helena/Elena, Cristina, Belinda, Guadalupe ou Nereida. Para menino sugiro Cristian, Alejandro, António, César, Esteban, Jerónimo, Maurício, Óscar, Rafael, Silvio, Vasco ou Teodoro.

      Eliminar
    2. Não tendo bem noção dos nomes populares em Espanha, sugiro Pilar, Paloma, Enrique (Henrique) e Artur

      Eliminar
    3. Alma, Aurora, Carmo, Carlota, Ester, Helena, Guadalupe, Irene, Mercês, Mercedes, Pureza, Penélope, Salomé

      Artur, António, Isaac, Gonçalo / Gonzalo, Vasco, Vicente, Sebastião / Sebastian

      Eliminar
    4. Siena, acha que Laia funciona em português?

      Eliminar
    5. Joana eu acho que funciona muito bem em português e é de fácil pronunciação. Creio que é permitido registar cá em Portugal mas pode confirmar nas listas oficiais dos registos portugueses.

      Eliminar
    6. Nem tenho esse problema visto que o pai é mesmo espanhol e realmente se eu fosse espanhola seria o nome da minha filha mas não sendo tenho algumas reticências...

      Eliminar
  17. Estou grávida de 4 meses, mãe de um menino agora. Tenho duas meninas, Olivia Helena e Isabella Alice e estou tentando dificuldades para um nome no mesmo estilo para o menino, queria o segundo nome com José, para homenagear meu pai. Alguns nomes que gosto, mas não serão usados porque já tem na família e amigos próximos: Luca/ Lucas, Gabriel, Rafael, Bento, Antônio, Daniel, Miguel, Theo, Caio, João, Felipe e Heitor. Inclusive Gabriel é o meu favorito, mas é o nome do irmão do meu marido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sugiro alguns:
      Vicente José
      Rodrigo José
      Lourenço José
      Afonso José
      Francisco José

      Eliminar
  18. Alexandre José, Paulo José, Eduardo José, Gustavo José, Simão José, Hugo José, Guilherme José, Danilo José ou Marcos José. Opções não faltam porque José é um segundo nome que vai bem com muitos nomes diferentes. Depois passe aqui para nos contar da sua escolha.

    ResponderEliminar
  19. O que acham do nome Nataniel? Vem à cabeça algum nome para irmãos / irmãs ?

    -Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nataniel é um nome muito melodioso, excepcional no seu significado e uma bonita alternativa a outros nomes masculinos terminados em «el».

      Algumas sugestões para pares de irmãos:
      Nataniel/Cristóvão
      Nataniel/Benjamim
      Nataniel/Bartolomeu
      Nataniel /Tobias
      Nataniel/Tomás
      Nataniel/Salomão
      Nataniel/Dionísio
      Nataniel/Amadeu (ou Amadeus)
      Nataniel/Conrado
      Nataniel/Edgardo

      Eliminar
  20. Olá! O quê que acham do nome composto Ana Valentina?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto mais de Valentina usado sozinho, embora tenha que admitir que gosto muito mais de imaginar uma Valentina em Itália que em Portugal...acho que a nossa pronúncia lhe tira a piada

      Eliminar
    2. Gostei de ler e por esse mesmo motivo li em voz alta e gostei ainda mais. Surpreendida pela positiva. 😉

      Eliminar
  21. Olá Filipa! Espero que esteja tudo bem. Estou grávida de gémeas só que eu e o meu marido estamos em desacordo quanto ao nome de uma das bebés. Cristiana é um nome de que ambos gostamos muito, por isso, esse está decidido (na verdade fui eu que escolhi porque sempre disse que se tivesse uma filha iria ter o nome da minha boneca de infância ahah mas o meu marido também gostou). Contudo, não conseguimos escolher o outro; eu gosto de Constança, Francisca, Catarina... ele prefere Laura ou Margarida. No geral, preferimos nomes mais longos para meninas. Gostava que me sugerisse um nome que complementasse bem o que já escolhemos, um par para as gémeas (a Filipa e os leitores). Gostava de ver este nome mais abordado. Um grande beijinho a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diana, a vida inteira sonhei em ter gémeas para poder escolher nomes ahah sendo duas meninas e uma vez que já irão partilhar tanto, aconselharia e não escolherem um nome nem iniciado pela mesma letra, nem que rimasse um com o outro. Adoro todas as opções que a mãe e o pai gostam, mas querendo uma sugestão nova, sugiro:
      Cristiana e Gabriela

      Eliminar
    2. Olá Diana! Muitos parabéns! :) Eu procuraria um nome que não fosse tendência actualmente, algo na linha de Alexandra, Bárbara, Clarisse, Marina, Miriam [gosto particularmente de Cristiana & Miriam], Rafaela... Das vossas opções, acho que Catarina & Margarida seriam os nomes que melhor complementam Cristiana! Um beijinho

      Eliminar
    3. Diana, primeiramente, muitos parabéns pelas bebés! Quanto aos nomes, Cristiana parece-me bem diferente das escolhas mais clássicas que citou, como Margarida, Constança, Francisca (...) e não apreciando tanto Cristiana, não me são imediatos exemplos de pares perfeitos. Ainda assim, deixo algumas sugestões:

      Alexandra, Carolina, Catarina, Francisca, Valentina, Victória, Sofia

      Felicidades!

      Eliminar
    4. Muitos Parabéns Diana!
      As minhas sugestões:
      Cristiana e Bárbara
      Cristiana e Carolina
      Cristiana e Daniela
      Cristiana e Gabriela
      Cristiana e Inês
      Cristiana e Mafalda
      Cristiana e Matilde
      Cristiana e Raquel
      Cristiana e Salomé

      Eliminar
  22. Olá Filipa! O Domingos vai ser irmão mais velho! Ainda não sabemos se vem aí uma mana ou um mano mas queríamos começar já a fazer uma lista. Para rapariga gosto de Pilar, Caetana, Maria do Rosário, Maria do Carmo, Assunção e Teresa. Para rapaz tenho apenas Lopo e Tristão na lista. Que outros nomes sugere? Gosto de nomes fortes, clássicos e não demasiado comuns!
    Um beijinho
    Maria Ana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro ver Domingos com Pilar e com Caetana, para menino gostei muito da sugestão que deixaram aqui, Viriato!

      Eliminar
    2. Parabéns Maria Ana! Sinceramente, nem mexia nessa lista, está perfeita! :) Acrescento Álvaro, Caetano, Jaime, Sebastião! Um beijinho

      Eliminar
    3. Maria Ana as minhas sugestões para menino são Salvador e Caetano. Já para menina sugiro Penélope ou Heloísa.

      Eliminar
  23. Assunção fica perfeito com Domingos

    Para rapaz sugiro Nicolau e Viriato

    ResponderEliminar
  24. Teresa & Amélia, Teresa & Aurora, Teresa & Helena, Teresa & Olívia?
    Sempre gostei muito de Amélia e Aurora. Helena foi-se afirmando, mas Olívia tem conquistado cada vez mais o meu coração. Aceito opiniões! Beijinhos, Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto imenso dos pares Teresa & Amélia e Teresa & Helena! Não tem como errar com qualquer uma das opções que partilhou :)
      Beijinhos, Mariana

      Eliminar
    2. Dos referidos, o meu favorito é Teresa & Amélia. Acho-o um par muito harmonioso e melódico. Também gosto de Teresa & Helena. Felicidades

      Eliminar
    3. Gosto de todos, mas acho Teresa & Helena o mais equilibrado! Um beijinho

      Eliminar
  25. Olá! Descobri o mês passado que vou ser mãe de uma menina e cá em casa estamos indecisos em relação ao nome. As hipóteses são Clara e Camila, gostamos bastante dos dois e não conseguimos escolher. Como é a primeira filha não há irmão mais velho para nos ajudar 😂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro mesmo ambos os nomes, mas optaria por Clara por apenas duas razões (que valem o que valem), Camila dá origem ao trocadilho "camela" quando não se gosta da pessoa, o segundo é que Camila rima com o órgão genital masculino...e caramba, as crianças conseguem ser cruéis. Também sabemos que se for para gozar, encontram qualquer coisa, o Luís que tira macacos de nariz, o andré que cheira a chulé, etc...mas diria que Clara está menos sujeito a rimas de mau gosto...

      Eliminar
    2. Entre ambos os nomes, prefiro Camila. É um dos meus nomes favoritos!
      É romântico, melodioso e elegante. São poucos os nomes que agregam estas características, na minha opinião. Pela minha experiencia, é perfeitamente reconhecido a nível internacional e sem grandes atritos na pronuncia do mesmo. É um nome vintage e mais longo que Clara, e aparentemente ainda não muito utilizado para nomear crianças em Portugal - vantagens em relação a Clara, para quem procura um nome mais singular e afastado do top. Por fim, destaco que é um nome que dá para vários diminutivos fofos como Mimi, Mia, Mila, Lili...

      Eliminar
  26. Olá, adorei encontrar este blog ... Quanta indecisão por aqui vai com nomes, estamos à espera do terceiro filho e é sobre um filme grande decidir...somos de nomes.tradicionais, temos um Rodrigo, uma Maria Leonor e agora vem mais um rapaz... Sugestões que fiquem bem com estes dois nomes? Obrigada e continuação de boas partilhas, Ana Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duarte, Dinis, Eduardo, Francisco, Gonçalo,Guilherme, Henrique, Jaime, Lourenço, Manuel, Miguel, Nuno, Pedro, Salvador, Santiago, Sebastião, Simão, Tomás, Vicente e Xavier

      Eliminar
    2. Rodrigo - Maria Leonor & Francisco
      Rodrigo - Maria Leonor & Guilherme
      Rodrigo - Maria Leonor & Lourenço

      Eliminar
    3. Que tal Mateus, Gonçalo, Eduardo ou Lucas?

      Eliminar
  27. Olá Filipa😊
    Um par perfeito para uma irmã de um Xavier?
    Sempre adorei Liz mas não sei se forma um par perfeito...
    Obrigada 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sugiro alguns:
      Camila
      Caetana
      Aurora
      Olívia

      Eliminar
    2. Olá Raquel! Acho Xavier muito versátil e se adora Liz, por que não? Eu gosto do par! Um beijinho!

      Eliminar
    3. As minhas sugestões são Francisca, Luísa ou Alice.

      Eliminar
  28. Olá,Gostaria de sugestão para irmãs de Dulce Maria
    Sendo uma vai se chamar Lua(talvez composto) e sugestão para a outra que está sem nome
    Única exigência é que seja um nome doce e literal(pode ser composto)
    Muito obrigada por ajudar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pessoalmente não adoro Lua para irmã de uma Dulce, uma vez que os considero de estilos muitos diferentes, mas o que importa é os pais gostarem =)
      Sugiro para a outra bebé: Alma ou Clara

      Eliminar
    2. Algumas sugestões:
      Alma
      Aurora
      Flor
      Lília
      Rosa

      Eliminar
    3. Sugiro Clara Margarida. Acho que fica muito bem tanto com Dulce, como com Lua

      Eliminar
    4. Pensei imediatamente em Lua Vitória e Clara Margarida… os três primeiros nomes das irmãs são literais e os segundos nomes são mais clássicos:
      Dulce Maria
      Lua Vitória
      Clara Margarida

      Eliminar
    5. Anaís, Serena, Melissa ou Laís.

      Eliminar
  29. Olá!
    Gostaria de saber a opinião da Filipa e dos seus seguidores para formar um nome composto para uma futura Constantina. O nome escolhido é tão pouco comum, antigo, longo e forte, que tem sido difícil chegar a um consenso quanto ao segundo nome. Eu gosto de nomes mais clássicos mas o pai gosta de nomes mais ousados, ligados à natureza, ao céu e ao mar. As possibilidades são muitas, o desafio é grande!
    Grata desde já :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pessoalmente gosto mais de nomes tradicionais, mas sendo Constantina um nome tão longo, prefiro vê-lo conjugado com um nome curto, e só me ocorrem nomes menos tradicionais, sugiro:

      Constantina Lis
      Constantina Mel
      Constantina Sol

      Eliminar
    2. Olá! Realisticamente, Constantina é um nome tão forte e imponente que qualquer composto vai sempre ficar sonante, por isso o meu conselho é escolherem um segundo nome que também adorem! Já deixaram sugestões de nomes literais muito interessantes, acrescento apenas Constantina Maré...

      Eliminar
  30. Antes de mais parabéns, especialmente pelo nome escolhido - acho lindo e forte! Apesar de ser um nome comprido não parece por causa da terminação -ina!

    Para compostos pensei em:
    Constantina Amélia
    Constantina Aurora
    Constantina Celeste
    Constantina Celina
    Constantina Dalila
    Constantina do Mar
    Constantina Eduarda
    Constantina Flor
    Constantina Helena
    Constantina Luísa
    Constantina Luz
    Constantina Mel
    Constantina Vida

    Depois partilhem o escolhido! Estou até ansiosa para saber!

    Luísa R. Valério

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Constantina Celeste
      Constantina Flor
      Constantina Luz
      Constantina do Mar
      São nomes lindos,

      Mia

      Eliminar
    2. Olá,
      Desde já agradecemos as vossas sugestões para compor o nome da Constantina. Todas foram bem-vindas!
      Após ponderação (e atendendo ao pedido de uma das leitoras deste blog) decidimo-nos por Constantina Lis.
      <3

      Eliminar
    3. Constantina Lis é um nome lindissimo, muitos parabéns aos papas

      Mia,

      Eliminar
  31. Olá Filipa, gostava de pedir a sua ajuda tal como a dos seus seguidores. Procuro um nome composto em que o primeiro nome será Octávia… todas as sugestões são bem vindas e obrigada desde já pela ajuda,

    Mia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, algumas sugestões:

      Octávia Luísa
      Octávia Isabel
      Octávia Isabella
      Octávia Miguel

      Eliminar
    2. Olá!
      Para além das sugestões dadas anteriormente, acrescento:

      Octávia Sofia
      Octávia Filipa
      Octávia Cloé
      Octávia Noémi
      Octávia Rubi
      Octávia Jasmim
      Octávia Josefa
      Octávia Manuela
      Octávia Mariana
      Octávia Oriana
      Octávia Joana
      Octávia Benedita
      Octávia Evangelista
      Octávia Alexandra

      Parabéns pela escolha audaz! É um nome forte, sonante e carismático.

      Eliminar
  32. Olá! Queria saber sugestoes de nomes que fiquem bem com Jaime. Nome composto com Jaime como primeiro nome. Gostaria de um nome suave, sendo que acho Jaime um nome forte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jaime Henrique
      Nome do meu futuro filho

      Eliminar
    2. Jaime é um nome forte e antigo, com qualidades interessantes; curto, alegre e de fácil adaptação internacional. Um boa opção para quem procura um nome alternativo a Tiago ou Diogo.
      Para compostos suaves, sugiro:
      Jaime Luís
      Jaime Levi
      Jaime Davi / David
      Jaime Miguel
      Jaime Eduardo
      Jaime Valentim

      Eliminar
  33. Olá!
    Procuro um nome composto para Cora.
    Gosto de nomes clássicos, retro, vintage, ligados à natureza, etc.
    Agradeço desde já todas as contribuições,

    -Jorge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cora é um nome invulgar mas muito bonito, em significado e som.

      É forte, curto e teria algum potencial...penso que não se torna mais popular por ser difícil de combinar com outros nomes e por facilmente se tornar um trocadilho com formas verbais e não só.
      Por ter sílabas com vogais abertas, acho que seria mais harmonioso combinar com nomes com vogais mais fechadas e/ou terminações suaves.

      Algumas sugestões:
      Cora Liz
      Cora Beatriz
      Cora Benedita
      Cora Evelina
      Cora Madalena
      Cora Filomena
      Cora Gabriela
      Cora Muriel


      Eliminar
    2. Cora é um nome difícil para tecer um nome composto que não soe estranho ou desagradável, já que é raro entre nós. Sei que existem muitas sugestões anglo-saxónicas, mas dificilmente são adaptáveis...
      Filipa, poderia dar um ajuda?
      Como seguidora fiel deste blog, aguardo com expectativa a sua opinião, pois considero o pedido um desafio considerável!

      Eliminar
  34. Olá! Gostaria de saber a vossa opinião. Tenho uma Maria Leonor de 4 anos e agora estou grávida de mais uma menina e não conseguimos decidir o nome dela. Eu gosto de nomes clássicos comprimidos e o meu marido gosta de nomes curtos. Falámos em Madalena ou Maria Inês. Mas não sei se fica mal dois nomes compostos iniciados por Maria. Ajudem me por favor com o par perfeito para a minha Maria Leonor. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sinceramente não gosto, no final o primeiro e o último das irmãs será o mesmo. Já em relação a começar pela letra inicial já não me faz tanta confusão.
      Sugiro com a mesma letra:Madalena, Margarida, Matilde
      Compridos: Carolina, Catarina, Francisca, Gabriela, Helena, Isabel, Beatriz, Benedita, Teresa
      Com o clássico Ana: Ana Clara, Ana Luísa, Ana Rita, Ana Vitória

      Eliminar
    2. Olá Vanessa, muitos parabéns! :) Mal não fica e é uma das práticas mais comuns nos últimos anos! A ideia seria tratar as duas meninas pelo composto? Uma vez que o pai prefere nomes curtos, colocam a hipótese de optar por um composto com Ana? Um beijinho

      Eliminar
    3. Irmãs com o nome Maria era comum e, aparentemente, a prática está a voltar. Será uma tendência nos próximos anos, provavelmente de nicho, entre pessoas culturalmente habituadas a esta prática por razões várias. Acho curioso, causa-me uma perplexidade inicial, mas gosto! :)

      Para além das sugestões acima mencionadas, acrescento:
      - Nomes compridos [alguns] clássicos: Adelaide, Amélia, Augusta, Amanda, Antonieta, Benedita, Bebiana, Beatrice, Carlota, Clotilde, Catalina, Edgarda, Eurica, Eleonora, Francisca, Frederica, Fernanda, Filomena, Guilhermina, Henriqueta, Heloísa, Vicência.
      - Nomes Curtos: Ema, Mia, Liz, Alba, Laura, Sancha, Inês, Pilar, Ilda, Lídia, Dóris, Petra.
      - Composto com Maria: Maria do Carmo, Maria José, Maria João.
      - Compostos com Ana: Ana Isabel, Ana Tereza, Ana Catarina, Ana Sofia, Ana Filipa.
      - Com a mesma letra [M]: Mariana, Manuela, Mafalda.

      Eliminar
  35. Maria Leonor & Maria Luísa é a minha sugestão. ☺️

    ResponderEliminar
  36. Olá,

    Estou grávida do meu segundo filho, e ao que tudo indica vem um rapaz depois de já ter uma pequena Laura.
    Estamos muito indecisos nos nomes, a minha filha diz que o mano é Afonso, nós estávamos inclinados para Sebastião, mas a dúvida persiste. Gostava de algo que combinasse com Laura, alguma sugestão? :)

    Desde já obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns! :) Sugiro Artur, David, Gaspar, Joaquim, Luís e Matias! Um beijinho

      Eliminar
    2. Adorei as sugestões deixadas pela Filipa. Eu ia sugerir Artur.
      Laura & Artur acho uma combinação harmoniosa e encantadora. ❤️❤️

      Eliminar
    3. Das alternativas já apresentadas, Gaspar é o meu favorito!

      Embora Artur seja um nome que também conjuga muito bem com Laura, Gaspar tem sílabas mais fortes e abertas, perfazendo uma parelha (para mim) mais interessante.
      Sendo um dos seus significados «portador de tesouros», a juntar à força do nome Laura... poderá ser um chamariz de prosperidade para uma dupla de irmãos imbatível!

      Felicidades! :)

      Eliminar
  37. Estou grávida de um menino; eu e o meu marido gostamos de nomes diferentes… o meu favorito inicialmente era Atlas e o dele era Oceano, entretanto ambos nos apaixonamos por Roque… qual é a vossa opinião nestes três nomes e qual o vosso favorito? Já não nos resta muito tempo e agradecemos desde já todos os comentários a ajudar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roque é pouco usual para primeiro nome, mas gosto muito! É curto, forte, termina naquele som que lhe dá uma característica distinta:ˈʀɔk(ə).
      Não é totalmente desconhecido entre os portugueses, pois existem algumas pessoas com esse nome profissional e de família. Para além disso existem freguesias e aldeias de norte a sul do país (inclusive ilhas) nomeadas em honra a São Roque.
      Tendo em conta as possíveis origens do nome e tbm ao seu significado religioso, é um nome que associo a estabilidade, firmeza, vigília e proteção.

      Das três opções, Roque é o meu favorito!
      Felicidades :)

      Eliminar
    2. Roque e atlas parecem me nome de cães, não gosto
      Já oceano pode ser um hipótese contudo continua sem ser o meu favorito… é demasiado literal para o meu gosto

      Eliminar
    3. Primeiramente, muitos parabéns! Pessoalmente, não aprecio o nome Roque, talvez por me soar a apelido ou até pela possível associação a rocha, roca, rock (…). Além disso, penso em características menos boas como "frieza".
      Entre Atlas e Oceano, ainda que muito literais e muito atípicos, consigo imaginar perfeitamente um pequeno Atlas; dos três, é o meu preferido. Na mesma linha, deixo mais alguns:

      Amaro, Apolo, Bastião, Carmim, Crispim, Gaspar, Gusmão, Infante, Jasmim, Juno, Levi, Lopo, Lótus, Martinho, Olímpio, Oto, Romão, Romeu, Zarco

      Eliminar
  38. Roque é um nome invulgar mas muito interessante e eu gostava muito de conhecer um menino com tal nome

    ResponderEliminar
  39. pares perfeitos femininos para esperança? sugestões?

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Esperança é um nome virtuoso e muito bonito.
      Remete-me para um novo nascimento, uma nova vida; confiança e optimismo de que algo de bom acontecerá (seja a realização de um sonho ou fantasia, na expectativa que traga felicidade, amor, paz, prosperidade).
      Associo ainda à cor verde, a águas pacíficas, ao brilho das estrelas, à força, à saúde, à vitalidade, à harmonia e alegria.

      Tendo em conta a temática de nome virtuoso, o seu significado e associações, aqui ficam algumas sugestões para pares perfeitos femininos:

      Esmeralda & Esperança (um dos meus favoritos)
      Constância & Esperança (outro favorito)
      Estela & Esperança
      Eudora & Esperança
      Aureana & Esperança
      Apolónia & Esperança
      Heliodora & Esperança
      Felícia & Esperança
      Allegra & Esperança (ou Alegria)
      Pureza & Esperança
      Pilar & Esperança
      Petra & Esperança
      Luz & Esperança
      Graça & Esperança
      Céu & Esperança
      Eva & Esperança

      Eliminar
    2. Na minha opinião, Esperança combina super bem com nomes compridos, clássicos e também com alguns literais. Deixo aqui algumas sugestões:

      Esperança & Esmeralda
      Esperança & Pureza
      Esperança & Piedade
      Esperança & Benedita
      Esperança & Constança

      Depois partilhe qual foi a sua escolha! :)

      Eliminar
    3. Diria Serena.

      Felicidades! :)

      Eliminar
  40. Esperança e Esmeralda
    Esperança e Pilar
    Esperança e Luz (favorito)
    Esperança e Aurora
    Esperança e Vitória
    Esperança e Benedita
    Esperança e Salvador
    Esperança e Lourenço
    Esperança e Alexandre
    Esperança e Benjamim
    Esperança e Romeu
    Esperança e Jacinto
    Esperança e Jaime

    ResponderEliminar
  41. Olá!
    Tendo em conta o momento histórico e a repercussão mundial da notícia da morte da Rainha Elisabeth II, gostaria de saber a opinião da Filipa e dos leitores deste blog em relação aos nomes:
    - Isabel
    - Elisabeth (ou Elisabete)
    - Regina
    Serão elegantes, clássicos, nobres… ou, por outro, lado serão pesados e "démodé"? Nomeariam uma criança com algum dos nomes mencionados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dos três nomes da lista gosto muito de Isabel. Regina não gosto e Elisabete gosto menos ainda.

      Eliminar
    2. Também me agrada muito Isabel, é um clássico; gosto de Regina, forte e poderoso mas Elisabete ainda está muito demodé, a meu ver.

      Eliminar
  42. Sakura fica como sugestão. Parece nunca foi aceite o registo em Portugal. Pena. Obrigado Filipa, pelas pesquisas partilhas e trabalho no blog.

    ResponderEliminar
  43. Olá Filipa e leitoras!
    Há muitos anos que sou assídua no blog, e agora chegou finalmente a minha vez de escolher o nome para a minha filha!
    No entanto, eu e o pai não estamos a conseguir chegar a um consenso, vou partilhar o top 5 de cada um:
    O meu top: Benedita, Clara, Margarida, Luísa e Teresa
    O top do pai: Ema, Eva, Júlia, Julieta e Vera
    Neste momento, os dois principais candidatos são Clara e Vera.
    Gostava por isso de saber qual dos nomes a Filipa prefere, e se tem alguma sugestão dentro desta linha que nos possa estar a escapar. Muito obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro o nome Vera! Tão meiguinho que é ouvir Vera. 😍

      Eliminar
    2. Muitos parabéns, espero que depois de tantos anos a pensar em nomes, este processo esteja a ser entusiasmante e delicioso! :)
      Quando vi as duas listinhas, achei que ambas poderiam incluir Isabel - o pai claramente gosta da letra E e a mãe de clássicos... Entre Vera e Clara, não tenho dúvidas em escolher Vera, nome de que gosto mesmo muito [é o nome da minha irmã, mas não é só por isso: curto mas forte, com um significado tão aspiracional, muito conhecido mas pouco comum nos dias de hoje...].

      Eliminar
    3. Vera ☺️ Igualmente fofo como Clara e menos popular

      Eliminar
    4. Ola também sou seguidora do blog a anos
      Desses nomes que disse o que mais gosto é Benedita
      Mas sugiro lhe também Violeta / Cíntia / Lívia / Leonor / Luz / Bianca / Silvia / Edite / Amélia
      espero que goste das sugestões

      Eliminar
    5. Isto é muito engraçado porque os meus nomes de eleição são Benedita, Teresa, Luísa, Margarida e Vera, por isso voto em Vera :)

      Eliminar
  44. Olá Filipa e leitor@s do blog!

    Queria muito pedir a vossa ajuda para escolher um nome, não para um(a) bebé mas sim para uma personagem fictícia :) Sigo este maravilhoso blog há anos e sei que as sugestões daqui são sempre incríveis, mas não sei se o meu pedido se enquadra no estilo e propósito do blog! Filipa, o que achas? Ando a tentar encontrar outros grupos de nomes com igual bom gosto e que me inspirem confiança, mas não está fácil :D

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então cá vai!

      Estou a criar uma personagem gótica dentro do universo A Família Addams :) Para o primeiro nome dela estava a pensar num nome de planta/flor venenosa/tóxica, e ao pesquisar essa tema deparei-me com Lantana. Ao início soou-me "estranho" mas depois encantou-me! Gostava de saber mais sobre este nome, por exemplo se é associado à cultura gótica, porque pessoalmente soa-me gótico! Mas não consegui encontrar nada sobre o nome (aliás, não sei se é usado em pessoas).

      O que achas do nome, Filipa? E restantes leitor@s? Para segundo nome pensei em Velvet! Lantana Velvet Addams :) (a história é em inglês)

      Obrigada!

      Eliminar
    2. Olá Pilar!
      Assim que li o seu comentário, vieram-me alguns nomes de plantas e flores que associo à literatura e arte não só gótica, mas tbm victoriana. Destaco Dahlia, Iris, Lily, Tulipe, Ianthe, Poppy, Peonia, Orchid, Violet, Rosea, Iva, Cosma, Calla, Coral, Hellen, Hyacintha, Holly, Bluette, Hazel, Sage, Begonia.
      Todas as sugestões referidas têm variedades com tonalidades escuras (vermelho, azul, roxo) que são tão profundas que se confundem com o negro e, por essa razão, fazem as delícias dos aficionados da botânica.

      Em relação a plantas venenosas, nada mais cliché que Belladonna. :)

      Em relação ao nome fictício que referiu, adorei Velvet! É tão peculiar e encaixa tão bem com a Família Adams que não teria receio nenhum em usá-lo como nome principal. :)

      Eliminar
    3. CJ, muito obrigada pelo comentário!

      Gosto de vários nomes referidos e concordo que assentam muito bem no universo gótico! Coral por exemplo lembrou-me Coraline :)

      Também adoro Velvet e honestamente não sei por que não o considerei para 1º nome!

      Eliminar
    4. Usar o nome Coral também seria interessante! Cria uma certa disrupção entre a cor e o ambiente gótico da Família Adams... e uma bonita "homage" a Neil Gaiman :)

      Eliminar
  45. Olá Filipa e leitoras!
    Quem está mais por dentro dos nomes de crianças nos últimos anos, acham que Marta é um nome datado e fora de moda?
    Gosto muito do nome, mas tenho receio que esteja muito colado a uma geração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, Marta é um clássico contemporâneo, como Joana, Filipa, Catarina... Já não se usam tanto, mas estão longe de estarem datados!

      Eliminar
    2. Tenho uma paciência com 6 anos que é Ana Marta que é sempre assim tratada porque desde a cresce que tinha uma Marta na turma. Serão em pequenas sempre tratadas por Martinha e acho super fofo
      Os meus irmãos adolescentes sempre andaram com Martas na turma

      Eliminar
  46. Não acho de todo um nome que esteja colada a uma geração… conheço uma senhoras com 50 que se chama Marta, umas 3 na casa dos 30 e mais de 5 raparigas adolescentes com esse nome e uma delas quer passar o mesmo à sua filha

    ResponderEliminar
  47. Vi algures aqui alguém comentar que tem conhecido muitas bebés chamadas Alma… alguém sabe a quantidade de registos que houve de meninas com esse nome nos anos mais recentes? Na vossa opinião é um nome que se tornará muito ouvido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em 2018, foram registadas 6, o número mais alto desde 2011... Não posso garantir que em 2021 os valores ainda fossem assim tão baixos mas não apostaria em muito mais que 30/40 registos e acho que já estou a ser ambiciosa!

      Eliminar
  48. Olá mais uma vez, Filipa e leitor@s!

    Já foi publicado algum post sobre mudar o próprio nome? Quero mudar de nome (tirar o 1º nome e alterar a ordem dos apelidos) e adorava ler mais sobre o tema.

    Obrigada desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Já se falou em mudar de nomes por aqui algumas vezes, deixo alguns links:
      Mudar o nome

      Eliminar
  49. Leonor Seixas vai ser mãe de uma Júlia. Adorei. 💞
    David Carreira vai ser pai de um menino. Estou curiosa pelo nome.

    ResponderEliminar
  50. Olá...
    Gostaria de saber a vossa opinião para pares perfeitos... Tenho uma Madalena e agora estamos à espera de um menino.
    O pai queria muito um Francisco, mas eu não adoro... sempre gostei muito de Rodrigo, mas agora parece-me ser um nome muito forte...
    Surgiu então a opção de Vicente...
    Está a ser muito difícil escolher um nome para rapaz!
    Qual a vossa preferência e porquê? :)

    Madalena e Francisco
    Madalena e Vicente
    Madalena e Rodrigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto imenso das três opções deixadas por si, e, das três, a minha preferida é Madalena & Vicente. Considero para perfeito.

      Eliminar
    2. Muitos parabéns! :) Madalena & Francisco é o meu par preferido, mas Madalena & Vicente também é muito bonito! Concordo com a ideia de que Rodrigo é um pouco forte perante a suavidade de Madalena!

      Eliminar
    3. Madalena e Rodrigo seria o meu favorito, não acho que Rodrigo seja muito forte para Madalena… até acho que têm características semelhantes e condidero ser um nome suave
      De seguida a minha escolha seria Madalena e Francisco
      A dupla de que não gosto nada é Madalena e Vicente, para mim não combinam nada bem um com o outro sendo muito diferentes

      Eliminar
  51. Olá Filipa e leitor@s!

    Queria pedir a vossa opinião para nome composto para uma menina Conceição.
    Aceitam-se todas as alternativas: desde o clássico ao betinho, do retro até ao boémio, do antigo ao esquisito!
    Venham daí :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho nenhuma sugestão para dar mas vim só parabenizar pela escolha de Conceição. 💜

      Eliminar
    2. As minhas sugestões vão todas ser com nomes masculinos porque acho que ainda favorece mais a escolha do nome Conceição
      Conceição Afonso
      Conceição Gil
      Conceição Luís
      Conceição Miguel

      Eliminar
    3. Excelente comentário, Joana. 🙌🏼

      Eliminar
    4. Olá!
      Decidimo-nos por Conceição Luísa, inspirados por uma das sugestões da Joana.
      Uma vez que o terceiro nome será um apelido de família, que é também nome próprio masculino, a escolha ficou melodiosamente perfeita para nós.
      Muito gratos! <3

      Eliminar
    5. Conceição Luísa que bonito 😍
      Muitos Parabéns

      Eliminar
  52. Olá!
    Gostaria de saber a opinião dos leitores do blog acerca do nome Conrado.
    Como o definiriam? E como o conjugariam com outros nomes, para formar um composto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nome Conrado tem muito potencial para vingar como um nome marcante e elegante.
      Uma excelente alternativa para quem procura nomear uma criança com um nome forte, nobre e de origem medieval.
      É um dos meus absolutos favoritos - de influencia germânica e anglo-saxónica, transmite-me força, luz e coragem. Tem sonoridade semelhante a honrado (uma excelente qualidade) e alinha com Vasco e Bernardo em som e qualidade, na medida que é antigo mas não é obsoleto. Em Portugal é pouco comum e, dependendo do meio, poderá ser uma vantagem ou não.
      Para composto, Conrado é sublime como segundo nome. No entanto, sendo a escolha dos pais com Conrado na primeira posição, escolheria para parelha nomes que fossem suaves, melódicos ou com sílabas fechadas.
      Algumas sugestões:
      Conrado Dinis
      Conrado Luís
      Conrado Filipe
      Conrado Martim
      Conrado Manuel

      Deixo tbm algumas sugestões de compostos mais sonantes:
      Conrado Artur
      Conrado Afonso
      Conrado Damião
      Conrado Gusmão
      Conrado Jorge
      Conrado Duarte

      Eliminar
  53. Nomes de menino que fiquem bem com os nossos apelidos: Domingos Lourenço!
    Não conseguimos chegar a um consenso, eu gosto de nomes curtos e menos comuns, o pai prefere nomes longos e mais populares. Help!!! 🙈

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sugiro:
      Tomás
      Vasco
      Duarte
      Henrique

      Eliminar
    2. Olá!
      Algumas sugestões de nomes curtos e menos comuns para meninos:

      Ary, Atos, Atlas, Bento, Bastião, Caio, Ciro, Claus, Cael, Caim, Carmim, Cosmos, Dante, Décio, Delfim, Dimas, Egas, Eça, Elói, Fausto, Franco, Fernão, Félix, Gaspar, Gastão, Hermes, Igor, Idris, Justo, Kirios, Leão, Lopo, Levy, Mateus, Moniz, Orfeus, Roque, Ruy, Sancho, Tristão, Tomé, Tobias, Tito, Zarco.

      Eliminar
    3. Álvaro Domingos Lourenço.
      Amadeu Domingos Lourenço.
      Gaspar Domingos Lourenço.
      Fausto Domingos Lourenço.
      Nicolau Domingos Lourenço.
      Tristão Domingos Lourenço.
      Vasco Domingos Lourenço.
      Xavier Domingos Lourenço.


      Deixei as minhas sugestões fazendo um mix entre o gosto da mãe e o gosto do pai.
      Pessoalmente, acho que com os apelidos fortes e compridos soa melhor um nome próprio curto mas, partindo do pressuposto de que quando chamarmos a criança, jovem, adulto... Não vai ser chamado pelo nome e apelido, a escolha poderá também ser um nome comprido e só me ocorrem dois nomes: Francisco e Joaquim.

      Eliminar
    4. Sugiro:
      -André Domingos Lourenço
      -Gil Domingos Lourenço
      -Rodrigo Domingos Lourenço
      -Sebastião Domingos Lourenço
      -Alexandre Domingos Lourenço
      -Rui Domingos Lourenço
      -Frederico Domingos Lourenço (recordo o autor Frederico Lourenço)

      Eliminar
    5. Obrigada pelas sugestões. Gosto muito de Vasco, Tomé, Xavier e Frederico. Contudo o marido quer muito Leonardo. Ainda estamos em negociações eheh

      Eliminar
    6. Que tal Jaime? :)

      Jaime Domingos Lourenço soa tão giro!

      Se quiserem considerar um composto, Jaime Leonardo Domingos Lourenço :)

      Eliminar
  54. Olá a tod@s!
    Gostaria de pedir a opinião da Filipa e leitores do blog sobre um nome para uma mana da nossa Carlota.
    Cá por casa, gostamos de nomes clássicos, elegantes e fortes.
    Por questões particulares, damos preferência aos nomes que se iniciem com a letra «C».O nosso dilema é que temos amigos que já escolheram nomear as suas meninas com os nossos nomes de eleição (Constança, Caetana) e estamos com falta de inspiração para uma alternativa aos mesmos.
    Toda a ajuda é bem-vinda!
    Gratos desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sugiro:
      -Conceição
      -Celeste
      -Cláudia (vamos ser sinceros, associamos imediatamente aos anos 80, mas se ultrapassarmos isso, vemos que é um nome forte que data da era romana)

      Eliminar
    2. Camila, Carminho, Catarina e Clara

      Eliminar
    3. Carlota é um dos meus nomes favoritos. Sugiro Concha, Clara e Carmo. Depois partilhe qual foi a sua escolha! :)

      Eliminar
  55. Muitos parabéns! Algumas sugestões começadas por C, para par de Carlota:

    Clara, Carmo, Camila, Carolina, Carminho, Concha, Constância

    ResponderEliminar
  56. Filipa, antes de mais, muitos parabéns pelo trabalho que aqui tem desenvolvido. De vez enquanto, passo por cá para a ler e as suas publicações são sempre pertinentes e interessantes.

    Desta vez, vim questionar pares perfeitos para Esperança.

    Sempre gostei deste nome, mas não ao ponto de o ponderar para uma filha. Quis o destino que assim fosse, depois de uma gravidez conturbada. A Esperança nasceu, com o nome que só ela poderia carregar.

    E assim, apenas por curiosidade, pergunto que nomes aconselharia (não necessariamente tão literais).

    ResponderEliminar
  57. Que lufada de ar fresco! :D Felicidades à Esperança e família!

    ResponderEliminar
  58. Olá, Filipa! Vinha pedir a sua opinião
    para combinar um nome feminino com Maria Francisca. Vou ter outra menina e não sei que nome escolher e a minha grande questão é se deverá ter também 2 nomes (parece-me que sim) e se deve ser Maria em primeiro ou segundo . Help me! Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que agora é a moda colocar Maria em todas as irmas mas para mim será sempre estranho ver duas irmãs com o mesmo nome e apelido, quando foi para as identificar nunca se saberá qual das 2 é

      Eliminar
    2. Muitos parabéns! :) Concordo com o comentário anterior, só tem que usar composto de gostar e lhe fizer sentido e se achar importante que as duas meninas tenham o mesmo número de nomes... Nesse caso, pessoalmente, eu só voltaria a usar Maria se o nome fosse puramente decorativo, ou seja, se não for usado em nenhuma das duas irmãs no dia-a-dia, até pelas razões que a Joana já indicou. Sendo Maria Francisca tão clássico, inclinar-me-ia para um composto com Ana... Optando apenas por um nome, acho que olharia primeiro para os nomes mais longos e fortes, como Carolina, Benedita, Mariana, Madalena, Constança, Victória, Mafalda, Gabriela, Carlota, Amélia, Caetana e Eduarda... Um beijinho!

      Eliminar
  59. Na minha opinião não precisa de ter dois nomes e muito menos que um deles seja Maria
    Agora parece-me estar na moda entre os recentes pais, tanto aqui como no Brasil de por Maria em primeiro lugar e apenas depois o nomes pelo qual a menina vai ser chamada
    Mas acho que uma Maria Francisca fica super bem com uma irmã Leonor,
    Alice, Flor, Constança, Concha, Benedita, Teresa, Camila, Madalena, Matilde… de acordo com os que gostar mais
    Se quiser na mesma um nome composto (com 2 nomes) pode fazer uma combinação entre dois nomes quaisquer ou então em vez de maria, usar Ana em primeiro lugar. Por exemplo,
    Ana Margarida

    ResponderEliminar