Duelo de nomes - Catarina vs Teresa

em 07/05/21

 



Quando pensava no nome que haveria de escolher para a minha filha, havia dois critérios que valorizava mais que todos os outros: tinha de ser um nome de que gostasse muito e não podia ser muito popular, porque queria que ela fosse a única da turma, para que não tivesse de ser tratada pelo apelido. Continuo muito feliz com a escolha e estes critérios continuam a fazer-me sentido mas, entretanto, e porque passei a conviver muito mais em ambientes com muitas crianças, sinto que o que mudou foi a minha percepção daquilo que é um nome muito popular. Por exemplo, já não me lembro da última vez que me cruzei com uma pequena Catarina. No ano passado, foram registadas 160, que até é o número mais baixo dos últimos anos e, mesmo assim, não conheci nenhuma. Se não estou em erro, na escola da Frederica e nas actividades que frequenta, também não há nenhuma Teresa. Mas, só na salinha dela, há três meninas chamadas Inês e duas que se chamam Carolina. 
Não quero com isto dizer que há algum problema com estes nomes. Já aqui disse muitas vezes que não partilho nada da ideia de que ter um nome popular é uma desgraça, simplesmente, não seria a minha primeira opção. O que quero dizer é que sei que há várias pessoas que também evitam os nomes populares e, muitas vezes, colocam-se de lado nomes que talvez não se ouçam tanto quanto o ranking pode dar a entender. 
E então vamos lá: entre Catarina & Teresa, que são nomes que me agradam muito, qual é o vosso preferido? Tem-nos ouvido em meninas pequenas? Seriam uma boa opção para vocês ou o desmotiva-vos o facto de se terem ouvido bastante na geração de 90 e 70, respetivamente? Não se esqueçam de votar! 

E, já agora, qual é aquele nome super popular que vocês praticamente não ouvem? 

Resultado da sondagem:




23 comentários:

  1. Conheço uma Catarina de 3 anos, com uma irmã Inês de 2. E nasceu este mês a minha prima Teresa, na Alemanha.
    Dos dois prefiro sem duvida Catarina.

    ResponderEliminar
  2. Olá Filipa. Catarina é um dos nomes favoritos da minha mãe, bem como Margarida e Beatriz, mas para escolher o meu nome usou o mesmo critério que a Filipa e havia muitas meninas com estes nomes. Curiosamente sempre fui a única na escola primária, só no 10o ano é que conheci outra, (mais velha) e n faculdade, no meu ano só havia eu...curiosamente o meu nome não é nada raro, mas nasci na altura mesmo antes do boom dele. Sempre houve nas minhas turmas muitas Catarinas, Marianas, Margaridas, (principalmente como segundo nome), Inês, Beatriz... e conheço muitas adolescentes e criança com os mesmos nomes, bem como senhoras de meia idade. Acho que são tradicionais, transversais e envelhecem bem... quanto ao meu nome, não é que morra de amores por ele, porque é muito polarizante e literal, mas parece que muita gente não o vê como literal, mas para quem passou a infância a ouvir piadas acerca da literalidade dele, muda de perspectiva em relação à literalidade 🙂

    Bárbara A

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha "homónima", (eheh) numa geração de Anas qualquer coisa, Inês e Catarinas, sempre adorei o facto de ser a única Bárbara da turma ou até da escola. E por ter um nome tão único quis que os meus filhos também se sintam de igual forma e escolhi nomes pouco ouvidos/comuns.
      Quanto ao duelo, gosto dos dois mas adooooro Teresa e conheço duas pequenas, uma com três anos e outra com 10 meses.

      Ass: Bárbara

      Eliminar
    2. Adoro Bárbara. Faz parte do meu top 5 e nunca o vi como nome literal. Pensando bem, ultimamente, nem o oiço nas pequeninas. O que é uma pena.

      Eliminar
  3. Também prefiro Catarina e também conheço uma Teresa nascida este ano, e uma Maria Teresa nascida em 2019.

    ResponderEliminar
  4. Conheço uma Teresa de 2 anos :)

    ResponderEliminar
  5. É o meu nome e nasci quando era top 10 por isso encontrei muitas e isso fez com que não gostasse tanto de Catarina. Agora só conheço Catarina's em programas de televisão, nem na loja onde trabalho me aparecem (curiosamente tenho encontrado imensas Auroras).
    Teresa era o nome que pedi aos meus pais caso tivesse uma irmã, no entanto, agora acho um nome com pouco sal.
    Por isso voto em Catarina

    ResponderEliminar
  6. Conheço uma Teresa de quase 2 anos, outra de 5 anos e tenho uma sobrinha Catarina de 8 anos.
    Gosto bastante do nome Catarina, no entanto quando a minha filha nasceu ponderei chamar-lhe Teresa, curiosamente 12 anos depois parece-me um nome um pouco sem sal.
    Trabalho com duas Catarinas (uma Ana Catarina e outra Maria Catarina) ambas com vinte e poucos anos.
    Na faculdade tinha duas Ana Catarina, nenhuma gostava do nome eram chamadas de Ana (têm 43 anos).
    Concluo que Catarina e bastante intemporal.

    ResponderEliminar
  7. Na minha turma/escola sempre houve imensas Susana's, nome que actualmente não se ouve em crianças. Neste duelo, o meu preferido é Teresa sem dúvida!

    ResponderEliminar
  8. Voto em Teresa. Apesar de não ser fã do nome, não chego a desgostar. De Catarina é que não consigo gostar mesmo.

    ResponderEliminar
  9. Voto em Teresa. É um dos meus nomes preferidos. Catarina é aquele nome que ponho completamente de lado, não tem nada de interessante e quando conjugado com Ana, fica péssimo. As Teresas que conheço são pessoas para 50 anos. Gostava de ver este nome mais 'acordado'porque é muito bonito.

    ResponderEliminar
  10. Para mim esse nome que supostamente é popular mas nunca oiço em bebés é Sara!

    ResponderEliminar
  11. Teresa já esteve no meu top 5, actualmente não acho nada de especial, mas prefiro-o a Catarina, que também não acho um nome feio.

    ResponderEliminar
  12. Concordo quando aponta que Catarina não tem sido tão presente em crianças mais pequenas, mas como ficou tão marcado nas gerações anteriores, sinto sempre que continua muito presente, independentemente da faixa etária. Ou seja, quando penso na popularidade do nome, não penso apenas naquele ano, mas nos anteriores. Já Teresa, também clássico, mas muito menos ouvido (pelo menos por mim, só pontualmente e de diferentes idades) sempre foi um dos meus favoritos e um forte candidato para uma futura filha. Portanto, escolho Teresa!
    Não ouço muito, em crianças mais pequeninas, Sara, Lara, Laura, Diana, Joana (...)

    ResponderEliminar
  13. Dou aulas a pequeninos (3-5 anos) em várias escolas, cerca de 200 alunos/ano - não é uma má amostra! Tenho que dizer que tenho tido várias Teresas (este ano tenho pelo menos 3) mas muito poucas Catarinas (lembro-me de uma que já será bem adolescente). Voto em Catarina porque gosto mais e, além dela, tenho ouvido muito poucas (ou nenhuma) Carla, Rita e Raquel.

    ResponderEliminar
  14. Adoro o nome Catarina e tenho pena que esteja com tão poucos registos.

    Sinto que têm nascido muitas Claras. Gosto imenso deste nome, mas começa a perder o seu encanto, começa a tornar-se um pouco "banal".

    ResponderEliminar
  15. Teresa é um dos meus nomes preferidos, e provavelmente o mais comum. Tal como a Filipa diz, embora comum não é muito ouvido. Acho-o perfeito

    ResponderEliminar
  16. Aqui no Brasil, não conheço nenhuma criança Teresa, mas há várias Catarinas.

    ResponderEliminar
  17. Entre Catarina e Teresa prefiro o segundo, apesar de não gostar de nenhum a ponto de os usar. Parecem-me muito sem sabor e os significados não me ajudam a gostar mais deles. Realmente, agora que penso nisso, são nomes que raramente oiço em crianças. Conheci há muito tempo uma menina chamada Teresa, mas por agora já deve ser adolescente!
    Quanto a nomes populares que raramente oiço... Ana é um nome muito presente na minha geração, mas ultimamente não tenho conhecido nenhuma criança com este nome. Mais no geral, José é considerado muito popular mas só conheci 3.

    Bjs
    Inês

    ResponderEliminar
  18. Gosto muito mais de Teresa!

    ResponderEliminar
  19. Chamo-me Camila e sou mãe de uma Catarina de 8 anos.
    Vou partilhar uma situação engraçada: já me aconteceu por duas vezes ir com a filhota ao médico e, na altura de preencher a ficha de registo com o nome da criança, a idade, o nome da mãe, etc., presumiram que ela se chamava Camila e eu me chamava Catarina. Numa das vezes, já dentro do consultório, quando a médica tratou a minha filha por Camila e eu expliquei que tinham trocado os nomes e que a Camila era eu, a médica comentou "Sabe, é que Catarina é um nome da geração da mãe e Camila é um nome da geração da filha."

    O nome Catarina foi escolhido durante o namoro, numa daquelas conversetas de namorados e, nos anos que se seguiram, sempre que se falava no futuro e em eventuais filhos, referíamos sempre o nome Catarina. Nome masculino não estava escolhido. O nosso primeiro filho é um rapaz e ainda demorámos um tempinho a escolher o nome.

    Também gosto muito do nome Teresa. Tal como Catarina, considero-o um nome bonito, intemporal, jovial, juvenil mas que também fica muito bem em pessoas mais velhas.

    ResponderEliminar
  20. Escolha difícil! Gosto de ambos os nomes, considero-os opções sólidas e que facilmente agradam a toda a gente. No meu núcleo de família e amigos, tenho imensas Teresas, tendo a mais nova 29 anos. Curiosamente, mesmo sendo da geração de 90s, cruzei-me com poucas Catarinas e apenas na universidade. Ainda assim, voto em Catarina! :)

    Eu ainda não conheço bebés suficientes para ter uma boa amostragem do que se não se vê por aí, apenas tenho notado uma forte tendência nos meus amigos e conhecidos para escolherem Madalena, Carmo e, claro, Maria e as suas mil variantes. Honestamente, se os meus nomes favoritos de sempre se tornassem demasiado populares, não deixava de os usar por causa disso. No entanto, se gostasse de vários da mesma forma, a popularidade seria um critério de eliminação, pois também prefiro nomes que não se oiçam em todo o lado.

    ResponderEliminar
  21. Chamo-me Catarina e sempre gostei do meu nome. Tanto que se tivesse uma filha gostava de lhe chamar Catarina (talvez não venha a dar para não ser o mesmo nome da mãe).

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)