Já aqui falamos da popularidade de João Miguel mas, inacreditavelmente, nunca fiz um duelo entre estes dois nomes e está mais do que na altura. Em Portugal, João é o clássico dos clássicos e têm sido poucas as vezes que foi destronado no topo do ranking. Dele, já se disse tudo neste blog e pouco há a acrescentar. É o clássico jovial, intemporal, que nunca deixará de se usar entre nós. Miguel, por seu lado, é o rei dos segundos nomes, um nome super versátil, que parece adequado junto de qualquer outro nome. Não sei se vocês farão a mesma leitura mas, olhando para os rankings do passado, fico com a sensação de que Miguel poderá ter apelado a muita gente, a partir dos anos 80, como alternativa mais moderna a Manuel - que, para mim, é o nome mais tradicional da nossa sociedade. Miguel é também o nome masculino preferido dos pais brasileiros há vários anos e vai ser interessante acompanhar o resultado deste duelo!
Qual é o vosso preferido?
Resultado da sondagem:
Prefiro Miguel, acho mais meigo!
ResponderEliminarEsta escolha é fácil. Miguel é o meu preferido. Tenho um Miguel.
ResponderEliminarAgora João é aquele nome que nunca gostei, nem me convence. Nem sequer tem lugar na lista de preferências.
ambos demasiado populares, apesar de viver em Lisboa, sou do Norte e sempre ouvi João com "ão" fechado, o que faz com que o nome perca o encanto que poderia ter. portanto, voto em Miguel.
ResponderEliminarrelativamente ao nome mais tradicional da sociedade, a minha dúvida reside entre Manuel e José.
O nome João não é feio, mas parece-me sempre incompleto. Lá está, precisa do segundo nome.
ResponderEliminarPrefiro Miguel.
Não consigo votar pois gosto mesmo muito dos dois.
ResponderEliminarJoão sempre foi um dos meus nomes preferidos, talvez por ser o nome de um tio que me era muito próximo e que eu adorava, era uma pessoa muito especial. Apesar da extrema popularidade, continuo a achar que é um nome muito bonito e que não hesitaria em usar.
Quanto a Miguel é um amor recente, que se deve à minha filha adorar este nome. Usa-o em todos os bonecos e diz que, de todos nomes dos amiguinhos da escola, os que têm o nome mais bonito são os dois Miguéis que tem na turma.
De tanto ouvir o nome, comecei a reparar que realmente é um nome que me soa muito bem e hoje também usaria sem hesitar.
Já a combinação João Miguel não me agrada.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarComecei a apreciar João recentemente, mas ainda não a ponto de o considerar se, eventualmente, tivesse um filho. Acho-o sobrevalorizado... E as combinações "João Miguel", "João Pedro"... São tão comuns que não me entusiasmam nada...
ResponderEliminarJá Miguel é outra história. Adoro o nome e acho uma pena ser tão escolhido para segundo nome. Merecia maior destaque!
Adoro alguns nomes compostos em que é segundo nome, mas na perspectiva de chamar a pessoa pelo nome composto - por exemplo, José Miguel está na minha lista caso algum dia tenha um menino.
Mas também gosto de Miguel, sem nenhum outro nome. Acho-o doce mas simultaneamente poderoso. Penso num pequeno rapazinho traquina e irrequieto e num homem adulto inteligente, charmoso, bem sucedido.
(Vá, há quem associe nomes a cores, como já aqui se falou, já eu imagino a versão criança e adulta de alguém com determinado nome 🤪).
Já agora, há uns anos conheci um homem, Miguel de primeiro nome. Quando soube o Segundo nome, achei que era uma combinação muito bonita: Miguel Francisco.
Mesmo não sendo a maior fã de Francisco, adoro a combinação.
Um último apontamento... Felizmente, nunca associei Miguel a Manuel. Este nome - Manuel - é um dos meus nomes "não-nunca na vida-detesto", não consigo gostar mesmo!
Pronto, está visto, voto em Miguel 😊
Eu tb adoro Miguel e não gosto nada de Manuel. É como Sara e Lara. gosto mt de Sara mas não de Lara. O meu nome é mIGUEL
EliminarNome dos meus sobrinhos. Miguel é aquele nome que decide estar em todo o lado na minha vida e sinceramente gosto bastante.
ResponderEliminar