Pares Perfeitos: nomes populares + nomes invulgares

em 14/01/21


Há dias, desafiaram-me a criar uma lista de nomes cool e pouco usados que funcionassem como pares perfeitos para nomes populares. Acho que não sou a pessoa mais indicada para abordar nomes cool mas gostei do desafio, até porque não é assim tão raro conversar com pessoas que escolheram um nome muito popular para o primeiro filho e que, para o segundo, por já estarem familiarizados com as modas dos jardins de infância, procuram outro tipo de opções. Na verdade, este exercício não se afasta muito daquilo que vos vou propondo, sobretudo nos posts da categoria E por que não?, nos quais já destaquei nomes como Abel, Óscar, Octávio, Cecília, Dulce, Evelina, Flora, ou Mercês, mas a lista de ideias não tem fim! Assim, aqui ficam algumas sugestões de nomes pouco usados que poderiam ser Pares Perfeitos para nomes populares do momento: 


  • Dalila - acho Dalila um nome muito jovial e divertido e acho que poderia combinar com nomes como Mafalda, Rita, Sebastião e Luís. 
  • Geórgia - tendo como inspiração a lista de nomes populares em Itália, acho que poderíamos pensar em Geórgia como par de Aurora, Ariana, Valentina, Carlota, Frederico, Vicente ou Samuel. Bem sei que Jorge está um pouco datado, mas não é a mesma coisa! 
  • Gia - e se Geórgia for demasiado pesado,  podemos sempre olhar para uma versão mais curtinha... Para não haver enganos, convém frisar que Gia não está na lista ressessa do IRN mas já houve registos de meninas portuguesas com este nome. Segue a linha de nomes como Lia ou Mia e vejo-o como potencial par de Lara, Noa, Enzo e Valentim. 
  • Lídia - com a crescente popularidade Júlia, Olívia e Amélia, acho que deveríamos olhar com mais atenção para Lídia que, na minha opinião, poderia ser usado para a irmã de Camila ou da Benedita. 
  • Maya - apesar de preferir, tendencialmente, nomes mais tradicionais, também gosto de nomes mais invulgares e Maya está na lista dos preferidos nessa categoria. Poderia ser considerado como par para Noa, Yara, Luna, Íris e Noah. 
  • Siena - a nossa lista de nomes populares contém alguns bastante doces e delicados, como Bianca, Isabela ou Melissa e Sienna parece-me uma boa aposta. Poderia ainda fazer par com Diego. 
  • Vera - a popularidade de Eva, Ema e Aurora faz com que a sonoridade de Vera me pareça cada vez melhor. Não é um nome do fundo do baú, pelo que talvez não seja assim tão cool, mas como vos disse há uns tempos, há uma diferença entre aquilo que nós, nerds, valorizamos e o que a população acaba por escolher e há nomes de um passado recente que merecem mais carinho. Para mim, Vera faria todo o sentido como par de Vitória, Clara, Artur, Gabriel, Lucas ou Xavier. 


Outras sugestões: 


  • Alice, José & Edite
  • Caetana, Lourenço & Ximena
  • Carminho, Benjamim & Violeta
  • Ema, Isaac & Amaia
  • Madalena, Santiago & Amália
  • Noa, Mateo & Zara
  • Sofia, Miguel & Petra

Gostam de alguma destas sugestões? Quais são as vossas? 

18 comentários:

  1. Mercês, guiomar, pureza, Augusta, Assunção e Estêvão e Álvaro... São os meus nomes preferidos.

    ResponderEliminar
  2. na categoria de nomes femininos mais invulgares, alguns dos meus eleitos são Amália, Edite, Ester, Irene, Maia, Maude, Tâmara

    ResponderEliminar
  3. Conheço aqui no Brasil irmãos Maya e Noah, e também uma família de Natália, Geórgia e Sara.

    ResponderEliminar
  4. Vera e Xavier, que bonito! :)
    Também gosto de Dalila e Amália.

    Vejo uma Constança irmã de uma Angelina, por exemplo. E um Lourenço irmão de um Baltazar.

    Agora até fiquei entusiasmada com o exercício. 😊 Vou sugerir:

    Abel & Leonor
    Flora & Miguel
    Jaime & Catarina
    Manuel & Heloísa

    ResponderEliminar
  5. Sugiro para pares com nomes populares: Sancha, Penélope, Rúbia, Isidora, Zora, Salomé, Salma, Oriana, Luzia, Lorena, Glória, Esperança, Augusta, Tatiana, Sabina, Sibila e Leopoldina.

    ResponderEliminar
  6. Eu conheço 2 irmãos que são Guilherme e Martinho

    ResponderEliminar
  7. Desde pequena que adoro o par Beatriz e Salomé

    ResponderEliminar
  8. Li este post e dei por mim a elaborar uma lista de nomes que, para mim, são cool... Adorei fazê-la!
    Curiosamente, conheço pelo menos uma pessoa com cada um destes nomes (ou conheci, pois algumas infelizmente, já faleceram)
    Clarisse, Guiomar, Lídia, Irene, Lúcia, Dulce, Celeste, Regina, Aline
    Álvaro, Domingos, Samuel, Bartolomeu, Baltazar

    As minhas sugestões de pares (gostei mesmo de fazer isto:)! )
    Mariana e Clarisse
    Camila e Guiomar
    Clara e Celeste
    Sofia e Irene
    Lara e Aline

    Tomás e Álvaro
    Duarte e Samuel

    ResponderEliminar

  9. Acrescento:
    Constância e Olímpia
    Ary e Tereza
    Eça e Olívia
    Umbella e Carlota
    Betina e Frederico
    Nuna e Jorja
    Iria e Cristóvão
    Serafina e Clemente
    Leodora e Amadeus.

    ResponderEliminar
  10. o programa The Voice tem sido maravilhoso, não só pelo talento das crianças, mas pelos nomes de algumas. entre nomes mais comuns, já apareceram pequenas surpresas, como Aurora, Júlia, Rosa, Violeta. nomes que se enquadram neste post :)

    ResponderEliminar
  11. As minhas avós chamam-se Lídia e Otília... Acho lindos para par perfeito!

    Bárbara

    ResponderEliminar
  12. Tenho dois sobrinhos, irmãos, chamados Rodrigo e Gaspar.
    Um bastante popular e outro mais invulgar (se bem que Gaspar tem subido nos últimos anos...)

    ResponderEliminar
  13. conheço três irmãos, cujos nomes são Gaspar, Clara, Dinis e acho que Gaspar, menos comum comparativamente com Clara e mesmo com Dinis, enquadra-se no trio!

    ResponderEliminar
  14. Uma amiga está grávida e ainda que não seja definitivo, um dos nomes "em cima da mesa" é Dália, um nome invulgar, comparativamente com os irmãos, Camila e Lourenço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro, adoro!
      Gosto muito de Camila, adoro Dalila, mas por serem tão parecidos, Dália parece-me a escolha perfeita. Espero que seja o escolhido =)

      Eliminar
    2. Afinal, Tomás será!

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)