Duelo de nomes - Benedita vs Clara

em 29/01/21


Há uns dias, publiquei uma lista de nomes populares em 2020 e que praticamente não se usavam no ano 2000 e um desses nomes é Benedita que, na altura, rondava os 20 registos anuais - muito longe dos quase mil alcançados no ano passado. É, sem sombra de dúvida, um dos nomes que marcará esta geração de meninas portuguesas e, de certa forma, acho que podemos colocar Benedita ao lado de Santiago como fenómenos de popularidade, nomes que se impuseram em relativamente pouco tempo, porque, por exemplo, em 2010, quando Clara já rondava os 450 registos anuais e Alice os 350, Benedita só tinha 118. 

Portanto, nos dias que correm, Benedita está à frente de Clara no nosso ranking mas, se contabilizarmos o número de registos dos últimos vinte anos, Clara ainda vence, com alguma vantagem [cerca de 9 mil registos, contra 5600 de Benedita], pelo que, para escolher entre os dois, não sei se o critério da popularidade servirá de grande ajuda... Mas então, como escolheriam entre os dois? Qual é o vosso preferido?  Não se esqueçam de votar!




18 comentários:

  1. este duelo é de escolha difícil até porque, lá está, o argumento da popularidade não é propriamente decisivo. bem, Benedita é um nome presente na minha família, Clara foi-me conquistando ao longo dos anos. talvez opte por Clara, mas "só porque sim". acho-os igualmente doces, delicados, intemporais.

    ResponderEliminar
  2. Clara, o meu nome favorito desde sempre. Curto, internacional, com um significado lindo.
    Benedita, o favorito do namorido.

    Contudo está decidido que a nossa primeira filha será Clara. Espero que comece a perder alguma popularidade.

    ResponderEliminar
  3. Benedita, com toda a certeza! Muito mais doce e delicado. Clara para ser delicado tem de ser Clarinha. E além disso lembra-me clara de ovo.

    ResponderEliminar
  4. Se tivéssemos em conta as Marias Claras, o número seria bem mais alto. No infantário onde trabalho, destacam-se as Claras, com ou sem Maria. Temos apenas uma Benedita, com 4 anos. Entre os dois, Clara sem dúvida. É o nome da minha mãe, madrinha e bisavó.

    ResponderEliminar
  5. Se tivéssemos em conta as Marias Claras, o número seria bem mais alto. No infantário onde trabalho, destacam-se as Claras, com ou sem Maria. Temos apenas uma Benedita, com 4 anos. Entre os dois, Clara sem dúvida. É o nome da minha mãe, madrinha e bisavó.

    ResponderEliminar
  6. Para mim, Clara, sem dúvida! Nome lindo, intemporal, internacional. Gosto muito mesmo.
    De Benedita não gosto.

    Penso que a sondagem não está a funcionar muito bem... Tentei votar e reencaminhou para uma página estranha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sondagem está a funcionar, mas depois abre os resultados noutra página, esta semana não estou a conseguir contornar isso... :(

      Eliminar
  7. Não sou fã de nenhum, mas prefiro Clara, acho mais simples e bonito.

    ResponderEliminar
  8. Gosto igualmente dos dois e apesar do enorme potencial de Benedita, como aliás se tem vindo a perceber, voto em Clara por ser mais curto e internacional.

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito de Benedita desde que sou miúda. Na altura havia poucas e isso encantava-me.
    Sempre que sonhava com os meus filhos, sonhava com uma menina chamada Benedita!
    Longe de achar que se tornaria um nome popular, mas a verdade é que o é.
    Vamos esperar para ver qual a popularidade quando chegar a minha vez.
    Voto em Benedita mas também acho Clara muito ternurento.

    ResponderEliminar
  10. Benedita é a minha escolha!
    Transmite-me tranquilidade!

    ResponderEliminar
  11. Não gosto minimamente de nenhum deles. Benedita nunca me atraiu e Clara é um nome literal, está fora. Não consigo votar em nenhum.

    ResponderEliminar
  12. Voto em Benedita, nome da minha pequena princesa de 3 anos 🥰

    ResponderEliminar
  13. São ambos bonitos. Mas já gostei mais de Clara... Só gosto do composto Maria Clara, não gosto nada de Clarinha, e não gosto de ver o nome escrito. (Não dá para explicar, há nomes que não gosto de ver escritos... Escrevi o nome da filha, antes de ficar decidido e já eu nem pensava noutro nome, muitas e muitas vezes para ter a certeza que gostava de o ver "no papel").

    Benedita 🌟 é bonito, doce, harmonioso, poético. É um nome que fica bem a uma bebé/menina, mas também tem força para uma mulher/profissional e tem encanto e doçura para uma Avó 🤪
    (Eu penso mesmo em coisas estranhas ao avaliar um nome)

    Pronto, indiscutivelmente, voto em Benedita ♥️

    ResponderEliminar
  14. Voto em Benedita. um dos meus nomes preferidos!
    Catarina, Madalena, Mafalda, Benedita... enchem-me as medidas :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)