Maria & Francisco são, até ao momento, os nomes mais registados pelos portugueses em 2020. Segundo avança o Diário de Notícias, os dados recolhidos até à segunda semana de Dezembro mostram ainda que Alice já está no top 5!
Meninas
- Maria [4872 registos]
- Leonor [1310]
- Matilde [1255]
- Carolina [1008]
- Alice [968]
Meninos
- Francisco [1411 registos]
- João [1368]
- Afonso [1306]
- Tomás [1266]
- Duarte [1261]
- Gabriel [1216]
- Santiago [1167]
- Lourenço [1119]
- Rodrigo [1070]
- Miguel [1050]
A informação é escassa porque, se bem entendi, o foco da notícia são os nomes que chegaram aos mil registos - ou ficaram lá perto, como é o caso de Alice. Num duelo de nomes recente, falamos da possibilidade de Gabriel ultrapassar Santiago e, pelos vistos, vai mesmo acontecer. Por outro lado, parecia que Afonso & Tomás estavam prestes a abandonar o top 10 e, afinal, reentraram no top 5! Vou ficar a torcer para que divulguem uma lista um pouco mais extensa!
A notícia indica ainda o número de registos dos seguintes nomes:
- Luana - 275
- Yara - 192
- Catarina - 159
- Caetana - 147 [note-se que só teve 78 registos e m 2018]
- Noa - 120
- Marta - 117
- Alana - 103
- Enzo - 355
- Kevin - 188
- Noah - 158 [97 em 2018]
- Davi - 141
- Ricardo - 118
- Joaquim - 112
- Carlos - 108
Uau, Alice já chegou ao top 5!
ResponderEliminar(Tenho imensa pena que já não consigamos ter acesso gratuito às listas completas...)
Pois também tenho curiosidade para saber quantos registos teve guiomar
ResponderEliminarAchei que Alice fosse ter (ainda) mais registos, mas confirma-se que estará perto de ultrapassar Carolina e, quem sabe, Matilde.
ResponderEliminarGostava muito que Carolina e Duarte tivessem menos registos, uma vez que são dois dos meus nomes favoritos.
Tenho tanta pena que Catarina e Joaquim tenham tão poucos registos... São bonitos, intemporais, internacionais, fortes e ao mesmo tempo perfeitamente usáveis em crianças deste tempo.
E, por último, é engraçado ver que os números de registos dos nomes masculinos são muito mais próximos uns dos outros do que os nomes femininos, onde a diferença de números registados é muito mais elevada.
Rodrigo e Martim a começarem a descida para voltarem aos números que tinham anteriormente
ResponderEliminarNão me surpreende que Tomás esteja a ganhar terreno. Conheço uma família que vai ter um Tomás em março.
ResponderEliminarO que estranho é Henrique não ter mais de mil registos. Nos últimos anis tenho ouvido cada vez mais esse nome em bebés.
Caetana a subir... Uma dessas é a minha! 💗
ResponderEliminarEncontrar o nome Alice na lista dos mais populares é um misto de sentimentos, pois sempre foi um dos meus preferidos, assim como Olívia, e queria que se mantivesse mais escondido. No entanto, também é bom ver que lhe reconhecem valor :) Aliás, a esses dois nomes.
ResponderEliminarO meu desgosto é sem dúvida Alice estar tão popular
ResponderEliminarAlice é, na minha opinião, o nome do ano e a aproximação ao tão ouvido Carolina é um dos exemplos. Ouvi muito, muito Alice em 2019, 2020. Fiquei surpreendida com o número de Catarina, porque esperava mais e de Caetana, porque esperava menos. Adorava saber o número de Margarida, porque me lembro que estava sempre no limite, "frente a frente" com Francisca.
ResponderEliminarRelativamente a Francisco, esperava. Acabei por me cansar do nome, perante tantos, tantos Franciscos. A subida de Gabriel surpreendeu-me, os registos de Rodrigo também. Estará a "moda" de Rodrigos a passar?
O contente que eu fico por Martim (que é o nome do meu filho de 1 ano) não estar na lista do top 10 😁 quantos menos melhor ahahah
ResponderEliminarDe resto, não percebo como é que há uma diferença tão grande entre o primeiro e segundo lugar de nomes femininos. Eu sei que está relacionado com nomes compostos (como Maria Leonor), mas se eu tivesse uma menina fugia a 7 pés desse nome só por ser altamente exagerado o número de registos anuais 😂
Filipa acha que vamos ter um top 50 pelo menos, este ano?
ResponderEliminarNão tenho muita esperança, para ser honesta!
EliminarFilipa, quanto é que custaria ter acesso à lista completa dos nomes dados em Portugal? Como é que se faz esse pedido? Sinto-me tão curiosa a alguns registos, é uma injustiça a lista não ser pública...
ResponderEliminarLuísa, no ano passado, indicaram-me que por cada lista é cobrado o valor de €100, num total de €200 [artigo 18.º n.º 13.2.1, do Regulamento Emolumentar dos Registos e do Notariado]. O pedido deve ser feito à Presidente do IRN, sendo necessário preencher uns documentos.
EliminarDúvidas. Por um lado apetece sugerir fazer uma vaquinha para termos acesso a isso. Por outro, isso seria compactuar com este esquema...
EliminarPensei nisso 😃, fazer uma vaquinha. Estou tão curiosa com a lista completa.
EliminarQue coisa mais ridícula sinceramente. Acho inacreditável que não fornecam o acesso a estes rankings gratuitamente como nos outros países
ResponderEliminarEu não pagarei por essa informação, não mesmo! Tenho imensa curiosidade, claro, mas acho injustificável. O IRN até tem um site novo, todo catita, acho que fazia sentido a) atualizarem a lista de nomes aprovados e b) publicarem uma lista dos nomes que tiveram até, por exemplo, 50 registos, para que não se colocassem problemas de protecção de dados... Aliás, eu cheguei a enviar um email para o INE, com links para o trabalho que vários Institutos de Estatística europeus fazem em redor do tema, mas nem sequer obtive resposta. Acho que é considerado irrelevante.
ResponderEliminarAgora, para seremos rigorosos, o IRN divulgou ao DN uma lista mais extensa [acredito que tenha sido até aos cem registos anuais]. A jornalista disse-me que iam pensar numa forma de a divulgar na íntegra mas já passou tanto tempo, não me parece que voltem ao tema...
Inacreditável! Nem estou acreditar no que estou a ler...so neste país. Completamente injustificavel.
Eliminar