Alice, pois claro!

em 31/12/20


Ao longo dos últimos anos, fomos assistindo ao avanço de Alice, na certeza de que era um nome com imenso potencial mas na esperança de que não se popularizasse demasiado. Porém, ao que tudo indica, Alice está já mesmo a atingir os mil registos anuais, algo que, desde o ano 2010, só aconteceu a 12 nomes femininos. E mesmo que não tivesse chegado ainda a tal frequência, eu não poderia atribuir este título a outro nome, porque Alice foi-me citado por tanta gente ao longo deste ano, estando não só presente nas listinhas finais de muitas grávidas, como sendo também a principal referência na busca do nome perfeito. 

O ano de 2020 não vai sair das nossas memórias tão cedo mas, apesar de todo o caos, eu tive a sorte de ir recebendo notícias das alegrias de tantas famílias e conforta-me saber que, independendentemente de tudo, acontecerá o mesmo ao longo dos próximos meses! Que 2021 seja então um ano de recomeços e que possamos terminar tudo aquilo que deixamos em suspenso!

10 comentários:

  1. A popularidade de Alice era expectável, mas parece-me que Benedita poderá ultrapassar. Gostava que 2021 trouxesse uma lufada de ar fresco aos nomes, principalmente de meninas, com mais variedade. Temos tantos e tão lindos: Aurora, Olivia, Emília, Amélia, Amália. Eu tenho uma Alice com 14 anos. Era das poucas e hoje em dia, ouço em todo o lado. Temos tantos nomes lindos e com carisma. Parece que ainda há receio em arriscar e se prefere ir em modas. Feliz 2021 para a Filipa com saúde e muito amor.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida foi o ano do nome Alice. Bom haver este refresco no top 5!

    Concordo com o comentário da Filipa Marques. Há tantos nomes bonitos que devia haver mais variedade e não serem sempre os mesmos escolhidos.

    Amélia, Bianca, Bárbara,
    Cecília, Celeste, Camila, Carlota, Catarina, Dalila, Eva... Tantas, tantas, opções!

    Um bom ano a todos!

    ResponderEliminar
  3. Acho que Alice é o novo Matilde...
    Dois nomes que gosto muito, especialmente Alice, mas depois destas febres perdem a piada para mim. Não só pela popularidade mas porque se ouve tanto que acabo por enjoar, parece que se tornam banais. Acho que esse é um dos motivos pelos quais nunca consegui chegar à conclusão de quais os nomes-perfeitos-para-os-meus-futuros-filhos Ahah gosto tanto de nomes que vou tendo uns preferidos mas penso tanto neles que me farto, mesmo que não sejam mesmo nada populares, como quando nunca são, mas são na minha cabeça xD
    Agora um à parte sobre os nomes de meninas que estão na moda (afinal é esse o tema do post!): um dia destes estive a pensar que também se tem ouvido bastante mais os nomes Luz e Paz e pensei que seria também um bom momento para Céu!

    ResponderEliminar
  4. Alice é o nome do ano, sem dúvida. Sempre associei a Clara, que há 2 / 3 anos era o promissor - parece-me que foi um momento, não uma constante. Ambos têm tudo para conquistar e incluiria no mesmo grupo nomes como Amélia, Júlia, Olívia.

    ResponderEliminar
  5. Filipa, bom ano e obrigada por mais um ano de blog e conversas sobre nomes! :)

    Realmente Alice esteve um pouco por todo o lado este ano. E assim continuará por uns bons 10/15 anos. O top é tão estável que até dá pena 🤷🏼‍♀️

    Ao anónimo acima: é muito curioso que tenha mencionado Céu! Há 50% de probabilidade que chegue uma à nossa família no próximo ano 😊

    Feliz ano ✨

    ResponderEliminar
  6. Bom ano novo de 2021 para si, Filipa e Frederica e todas as leitoras! Não gosto do nome Alice e o facto de ser tão popular, faz-me desgostar ainda mais! Há 25 quando comecei a namorar com o meu marido, chegámos a conclusão que adorávamos o nome Matilde. A nossa futura filha foi Matilde durante 20anos! Há 5 anos fomos paisas não conseguimos ultrapassar o facto de se ter tornado tão popular e...banal.

    ResponderEliminar
  7. Confesso que nunca vou conseguir entender a popularidade de Alice e de Matilde, são nomes que nas sua línguas originais têm uma musicalidade/sonoridade que desaparece no português e são aquilo que eu chamo de nomes "insonssos".
    O mais estranho é que há inúmeros nomes considerados "conservadores" muito mais interessantes, mas escolhem-se sempre os mesmos, parece que as pessoas preferem "copiar" em vez de tentar algo "novo" que na prática nem é.
    Amélia, Letícia, Cecília, Glória, Simone, Sancha, Luísa, Augusta são nomes clássicos e que podiam ser bem mais utilizados.

    ResponderEliminar
  8. Bom ano :) Adoro Alice mas como muitas referiram é difícil ultrapassar a popularidade de um nome quando chega a hora de escolher. Por aqui, sem haver nenhuma avó ou familiar com esse nome, nasceu uma Glória. Pareceu-nos um nome forte , adequado a este tempo em que vivemos, além de ter uma componente religiosa muito forte o que também nos agrada.

    ResponderEliminar
  9. Andreia Rodrigues revelou o nome escolhido: Inês, irmã de uma Alice.

    ResponderEliminar
  10. Sempre achei Alice amoroso. A minha avó tinha uma amiga com esse nome e parecia-me um nome bonito e intemporal. Gostava de Alice como gostava de Elisa; eram nomes doces, com potencial para heroínas românticas. Mas pareciam-me nomes raros, na década de 80. Confesso que me espanta a sua popularidade. E o mais curioso é perceber que Alice, Aurora, Emília, Amélia, Amália eram nomes também em alta há 100 anos.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)