Duelo de nomes - Amélia vs Júlia

em 10/01/20


Há uns dias, o ator Jorge Corrula, que está prestes a ser pai de uma menina pela segunda vez, recorreu às redes sociais para pedir ideias de nomes para a irmãzinha da Beatriz e, como sempre acontece, choveram sugestões. Li-as com muita atenção, para perceber como andam os gostos das pessoas que, à partida, não revelam um interesse particular por questões de antroponímia e tenho de destacar a quantidade impressionante de vezes que sugeriram o nome Laura! Já sabemos que é um nome muito comum, que ficou na 14.ª posição dos nomes mais usados na década passada, mas ainda assim surpreendeu-me! 
E por falar em Laura... Quando comecei a notar a sua popularidade, pensei que, inevitavelmente, começaríamos a usar mais Júlia, porque são, a meu ver, nomes muito semelhantes. Aconteceu, é verdade, e Júlia já está 38.ª posição do ranking, mas eu imaginava que, a esta altura, já estivesse bem para lá dos duzentos registos anuais. Júlia não estourou [se bem que, dada a fofura da filha da instagrammer Madalena Abecasis, estou novamente na expectativa!] e acabou por ser ultrapassado por Alice, cuja ascensão já está aqui bem documentada. E quando Alice começou a subir posições, comecei imediatamente a pensar que se estava a abrir caminho para Amélia. Ainda é cedo para grandes avaliações, Amélia ainda não chegou aos cem registos anuais, mas estou disposta apostar que chega ao top 50 nos próximos anos.  
O duelo de hoje foca-se então nestes dois nomes que eu acho que podem ser as grandes alternativas a Laura & Alice, encaixando na perfeição no perfil dos leitores do Nomes e mais Nomes, que gostam de nomes enraizados na sociedade portuguesa, estão atentos às modas mas procuram um nome que se ouça menos. 
O que é que vocês acham destes nomes? Qual deles preferem?


14 comentários:

  1. Amélia. Também gosto de Júlia mas não o acho tão doce.

    ResponderEliminar
  2. Olá. Tenho dois filhos e se tivesse outra menina, Amélia e Júlia seriam as minhaa duas hipóteses. Confesso que tenho dificuldade em escolher. Achei curioso o duelo.

    ResponderEliminar
  3. Gosto mais de Júlia! Acho amoroso!!

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de Amélia, mas como fico com medo de dar nomes com a letra A para não serem os primeiros na chamada da turma, este nome não consta da lista

    ResponderEliminar
  5. Duelo difícil, este. Relativamente a Laura, confesso que não gosto, nunca gostei. A sonoridade de "lau" não me agrada, mesmo. Mas Amélia e Júlia são maravilhosos, delicados, melódicos e a meu ver, semelhantes a Madalena, Camila, Luísa (...). Escolho Amélia.

    ResponderEliminar
  6. Prefiro Amélia. Gosto da sua sonoridade, da sua letra inicial e de me parecer um nome doce e forte. Conheci uma Amélia pequenina que tinha uma personalidade forte e encantadora. Penso que foi ela que me fez apaixonar pelo nome.

    ResponderEliminar
  7. Adoro Amélia e concordo com a Filipa! Este é daqueles que brevemente chegará ao top 50! Também gosto de Júlia mas não tanto.

    ResponderEliminar
  8. Amélia & Júlia são um par mais que perfeito!

    ResponderEliminar
  9. Adoro o nome Júlia, assim como Olívia. Estão no meu top 5 com Clara, Eva e Flor, mas o namorado não gosta, e eu não o consigo convencer por nada.
    Amélia, acho bonito, mas não me deixa maravilhada.

    ResponderEliminar
  10. Acho os dois boas escolhas. Sinto-me mais inclinada a votar em Júlia. Faz-me pensar na primavera (adoro) e talvez por isso o ache mais leve e "fresco" que Amélia. A única coisa que não me convence em Júlia é a possibilidade do diminutivo Ju (que me lembra logo Joana...). Mas ainda assim prefiro Júlia.

    ResponderEliminar
  11. O voto vai para Amélia :)
    Apesar de não ter estado na entrado na lista, acho Júlia um nome muito bonito.
    Cá em casa contamos com uma Constança, uma Benedita e agora uma Amélia :)

    ResponderEliminar
  12. Amélia é o meu nome preferido então o meu voto só poderá ser esse! :)
    Beijinhos,
    Sofia.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)