Os nomes mais registados da década em Portugal

em 19/12/19


Já vos apresentei aqueles que, a meu ver, foram os nomes mais marcantes da década no nosso país, mas agora que temos uma ideia aproximada dos nomes mais registados em Portugal em 2019, acho que vale a pena, nem que seja para memória futura, compilar a lista dos 25 nomes mais registados nos últimos dez anos, para cada género. Aqui fica: 

Meninas

  1. Maria
  2. Leonor
  3. Matilde
  4. Beatriz
  5. Mariana
  6. Carolina
  7. Ana
  8. Inês
  9. Lara
  10. Margarida
  11. Sofia
  12. Francisca
  13. Joana
  14. Laura
  15. Diana
  16. Madalena
  17. Alice
  18. Clara
  19. Mafalda
  20. Sara
  21. Luana
  22. Rita
  23. Íris
  24. Bianca
  25. Benedita

Meninos

  1. João
  2. Rodrigo
  3. Martim
  4. Francisco
  5. Afonso
  6. Santiago
  7. Tomás
  8. Miguel
  9. Gonçalo
  10. Guilherme
  11. Gabriel
  12. Tiago
  13. Pedro
  14. Duarte
  15. Diogo
  16. Rafael
  17. Dinis
  18. Lucas
  19. Lourenço
  20. Salvador
  21. Gustavo
  22. David
  23. José
  24. Simão
  25. Vicente

6 comentários:

  1. Filipa, muitos Parabéns pelo seu blog, que visito muito frequentemente! É, como já tive oportunidade de lhe dizer, serviço público todo o trabalho que aqui desenvolve de uma maneira tão sistematizada. Tem toda a minha admiração! O post de hoje é mais uma prova de que a sua capacidade de análise e a sua paixão levam este blog a uma dimensão de excelência e sensibilidade únicas. Um beijinho para si, Filipa! Cristina Macedo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! Amo os posts a análise da Filipa :)

      Eliminar
  2. Há nomes que, por muito usados que sejam, na minha opinião, dificilmente perdem o encanto. Refiro-me a nomes como Margarida, Benedita, Madalena, Leonor, Maria e Salvador, Duarte, Vicente, Dinis. Não estava à espera de encontrar Bianca na lista, nem Simão.

    ResponderEliminar
  3. Já no outro dia tinha achado muito pertinente o post do top 50 sobre este conter 75% dos nascimentos e, por isso, o rank 50 ser um bom ponto para delimitar nomes populares de nomes menos populares. Este post é a continuação dessa análise racional e focada nos dados e eu acho muito interessante ver esta informação. Por exemplo, o facto de Benedita estar nesta lista mostra que se estabeleceu como nome popular e não é apenas uma tendência do momento. Mesmo se a popularidade de Benedita diminuísse nos próximos anos (o que não me parece provável), o nome já teria deixado uma marca forte na população portuguesa. Um outro caso que me surpreendeu foi Laura. É um nome que eu pessoalmente não considero assim tão popular, porque nunca conheci muitas, mas que claramente é mais comum do que eu pensava. Nos nomes masculinos, é interessante ver como Santiago está numa posição tão cimeira, já que é uma moda relativamente recente.

    Parabéns pelos posts excelentes, Filipa! Mesmo com cada vez menos dados do IRN, consegue fazer das tripas coração!

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada pelas vossas palavras tão simpáticas e encorajadoras! <3 Isto faz tudo muito mais sentido depois de partilhado e depois de receber o vosso feedback, que leio sempre que com toda a atenção e entusiasmo! :)

    ResponderEliminar
  5. Feliz ano novo! Fiquei surpreendida com a falta de Manuel na lista dos meninos

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)