Duelo de nomes - Lorena vs Martina

em 06/12/19


Nos últimos tempos, falamos aqui várias vezes de uma possível aproximação aos nomes que nos remetem para o universo hispânico, sobretudo depois da popularização de Santiago. Para mim, é um caminho muito interessante porque, foneticamente, prefiro estes nomes aos anglo-saxónicos. Um dos nomes femininos que me levam logo para esse domínio é Martina, de que gosto bastante. Como já vos disse, gosto muito de ténis e uma das minhas tenistas preferidas era a Martina Hingis, cujo nome foi escolhido em homenagem a outra grande campeã, Martina Navratilova. Apesar de achar que Martina tem imenso potencial, não sei se conseguirá impôr-se em Portugal, por causa da concorrência de Martim, mas estarei certamente atenta ao seu desempenho nos próximos anos. 
E ontem vimos alguns nomes populares no Brasil, mencionado, claro, que as tendências de lá acabam por ter impacto cá e não tenho grandes dúvidas de que é por isso que Lorena está tão bem colocado no nosso ranking. Gostava de sublinhar que isto não é uma crítica, muito pelo contrário, é antes um reconhecimento da diversidade que a comunidade nos trouxe. 
Martina e Lorena agradam-me bastante e também me remetem para os nossos nomes medievais, ainda que Lorena fosse mais usado como apelido do que propriamente como nome próprio. 
O que  é que vocês acham destes nomes? Qual é o vosso preferido?  Não se esqueçam de votar!

Resultado da sondagem: 


6 comentários:

  1. Prefiro Lorena. Acho que sempre gostei :)

    ResponderEliminar
  2. Mil vezes Martina! Bem mais fresco.

    ResponderEliminar
  3. Não gosto der Martim nem de Martina, acho a versão portuguesa Martinho bem mais interessante, pena os portugueses não se interessarem por este nome.
    Já Lorena adoro, dos nomes medievais mais atemporais, adequa-se perfeitamente ao mundo actual.

    ResponderEliminar
  4. Votei em Martina =)

    Acho os dois nomes interessantes, embora acredite que Lorena será mais facilmente "aceite".

    ResponderEliminar
  5. A primeira vez que ouvi o nome Martina foi quando o Luís Figo o escolheu para a segunda filha :) gosto bastante

    ResponderEliminar
  6. Adoro Martina, seria o nome do meu bebê se fosse menina. Ainda penso em usar o nome em a futura filha, mas não sei se combinaria com o nome do meu filho, Jorge.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)