Os nomes mais bonitos VI

em 22/08/19


Qual é o vosso preferido: Martim, Benjamim, Joaquim ou Valentim?

21 comentários:

  1. Nenhum desses, pra mim é Jasmim, para rapaz mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Por ordem de preferência:
    Martim
    Benjamim
    Valentim
    Joaquim

    Carla

    ResponderEliminar
  3. Valentim que é um dos meus nomes preferidos! Acho-o tão bonito.
    Também gosto de Martim, já Benjamin e Joaquim não me enchem as medidas.

    ResponderEliminar
  4. Dos nomes todos referidos só não gosto de Martim, de resto adoro os outros nomes!
    Se tivesse de escolher escolheria Benjamim, só pelo facto do meu apelido ser Valério e talvez ficar demasiado parecido!

    Luísa R. Valério

    ResponderEliminar
  5. Valentim!! Seguido de Martim. Valentim é daqueles que eu acho que deveria ser mais usado!

    ResponderEliminar
  6. Olá Filipa! Voto em Marim. Não gosto dos outros nomes.

    ResponderEliminar
  7. Joaquim. E depois Martim, mas atualmente ouve-se muito

    ResponderEliminar
  8. Valentim é o que mais gosto, mas também gosto de Joaquim e Benjamim, Martim não aprecio, é demasiado popular hoje em dia e sinceramente não percebo bem porquê, é o nome que soa mais a "estrangeiro" do grupo, normalmente esse tipo de nomes não é muito popular por cá. Qualquer um dos outros três são muito mais interessantes.

    ResponderEliminar
  9. Olá Filipa! Gosto mais de Benjamim. Também gosto de Joaquim. Não aprecio Martim e detesto Valentim.

    ResponderEliminar
  10. Supreendi-me a mim mesma... Prefiro Joaquim! Há dez anos, nem imaginaria...

    ResponderEliminar
  11. Benjamim e Valentim.

    Martim e Joaquim são enjoativos e sobrevalorizados

    ResponderEliminar
  12. Gosto imenso de Valentim, mas Benjamim é uma tentação, de tão bonito que é! A iniciar por V, prefiro Vicente. Assim como por J, Jasmim e por M, Mateus ou Matias :)

    ResponderEliminar
  13. Prefiro Martim.

    Também gosto muito de Joaquim mas depois há o diminutivo "Quim" que não aprecio de jeito nenhum.

    Valentim e Benjamim não desgosto mas não me veria a usar um desses nomes.

    ResponderEliminar
  14. Sei que talvez não seja o melhor post onde perguntar, mas gostaria de pedir opinião sobre alguns nomes.

    Acontece que estou grávida de 6 meses de uma menina, e eu e o meu marido não estamos a conseguir chegar a um acordo. Eu adoro Teresinha, Carminho, Olívia, Lua, Francisca, Luísa e Íris, já o meu marido gosta de Rita, Carolina, Maria Inês, Sara, Leonor e Clara.
    Não é que desgoste mas sinto que são nomes muito saturados, mas por outro lado sinto que colocar um nome "mais comum" seria uma jogada menos arriscada, se é que me entendem.

    Até já abordei com a minha avó materna a possibilidade de colocar Olívia, Lua, Carminho ou Francisca como nome da minha bebé, mas ela disse que não gostou e de todos Francisca era o mais aceitável.
    Já por outro lado a minha mãe adora Carminho e Lua!

    Eu nem me importaria de colocar Clara, Leonor ou até Maria Inês, mas sinto que são nomes tão suaves que até passam de despercebido e que há bastantes bebês com o mesmo nome, coisa que detesto. Sei que pode parecer um pouco parvo da minha parte, mas o meu nome é Joana e desde que sou pequena conheci tantas raparigas com o mesmo nome, e na minha turma eu nunca era a única, por essas razões comecei a odiar o meu nome desde pequena e sempre quis daria um nome diferente aos meus filhos...

    Outra coisa que adoro são combinações de nomes com Maria. Acho muito elegante, mas acho que Maria Teresinha, Maria Francisca ou Maria Lua são nomes que de certa forma não ficam lá muito bonito juntos, mas que secalhar até nem são assim tão maus, e isso ainda me cria mais dúvidas...

    Não desgosto de Maria Luísa mas não é algo que me encante ao ponto de querer colocar na minha filha. À cerca de Maria Carminho acho horrível, mas também odeio Maria do Carmo...

    E depois de todas destas dúvidas ainda não consegui chegar a lado nenhum, nem eu nem o meu marido...

    Qual é a vossa opinião? E à cerca do nome Maria Lua acham que até fica bonito? Estou realmente muito perdida, se pudessem dar por favor a vossa opinião à cerca das combinações feitas e até palpites para outros nomes, agradecia muito!

    Obrigada,
    Joana R. Vicente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      Antes de mais muitos parabéns pela menina que aí vem!
      Estive a ler as suas preferências e as do seu marido, e julgo que o que ambos procuram são nomes delicados e diferentes do que se tem usado ultimamente, mas não ao ponto de serem "estranhos aos ouvidos" das pessoas em geral. Neste sentido, sugiro Catarina, Madalena, Margarida, Júlia, Laura, Teresa, Isabel e Amélia. Relativamente a Maria Lua, pessoalmente gosto, mas reconheço que pode não ser muito bem aceite pelos seus familiares, pelo que já referiu. Se bem que também acho que, no que diz respeito a nomes, estes devem ser ao gosto dos pais. Quanto às combinações que fez com Maria, as minhas preferidas são Maria Luísa (adoro!) e Maria Francisca.
      Relativamente às combinações de Maria com nomes diferentes, sugiro:

      Maria Pia, Maria Mel, Maria da Luz, Maria do Mar e Maria Jasmim.

      Muitas felicidades

      Eliminar
    2. Olá Joana! Muitos parabéns! :)

      Em primeiro lugar, creio que não deverá valorizar demasiado a opinião da sua avó, já que é mais do que esperado que nomes mais modernos lhe causem alguma estranheza. No entanto, é um bom ponto de partida para perceber como lidaria com a escolha de um nome invulgar. Se as reacções adversas a incomodam, talvez seja um indício de que esse não é o caminho. Eu não vejo mal nenhum em Maria Lua e creio que o uso frequente de Luana o normaliza, mas é uma escolha arrojada!

      Em segundo lugar, a Joana diz que odeia nomes populares e que nunca gostou de ver o seu nome repetido. Infelizmente, creio que Lua é o único nome da vossa lista que vos garante isso, já que os outro são mesmo muito populares; talvez não encontre nenhuma Teresinha, mas é bem possível que se depare com uma Teresa ou Maria Teresa, que também será tratada por Teresinha. Olívia ainda não é super popular, mas acho que se encaminha para isso e é uma enorme tendência entre bebés!
      Não quero com isto dizer que deve desistir destes nomes de que gosta, apenas que me parece inevitável vir a encontrar mais meninas com estes nomes!

      Quanto aos compostos com Maria, concordo que Maria Carminho ou Maria Teresinha não soam lá muito bem. Gosto muito de Maria Rita & Maria Luísa, mas Maria Clara, Maria Francisca, Maria Leonor e Maria Teresa parecem-me muito bem!

      Enquanto ia lendo o comentário, fui pensando em alguns nomes menos populares:

      Amélia
      Clarinha
      Emília
      Graça / Gracinha
      Maria da Luz
      Maria do Mar

      Gosta de algum? Um beijinho! :)

      Eliminar
    3. É um pouco difícil responder a este post, uma vez que eu não aprecio nomes literais, nem nomes no diminutivo, nem o nome Maria.
      Pegando num nome da lista da mãe e num da lista do pai, poderia formar um nome composto: Luísa Leonor. Ao pensar em Luísa Leonor, veio-me à memória outra combinação parecida mas que me soa ainda melhor: Luzia Leonor. Para quem quer nomes diferentes, parece-me uma boa alternativa.

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)