Duelo de nomes - Jade vs Violeta

em 02/08/19


Eu sei que digo muitas vezes que os portugueses escolhem sempre os mesmos nomes mas, felizmente, até nem é verdade. As listas de registos mostram-nos que há muita gente a fugir do convencional e tenho-o comprovado em primeira mão, quando frequento espaços infantis. Ainda há dias a Frederica esteve a brincar com uma menina chamada Noa e dei por mim a pensar que tinha de confirmar urgentemente se tinha incluído Jade no post com sugestões de Pares Perfeito para Noa. Jade está muito na moda em França - vimos esta semana que ocupa a 2.ª posição do ranking. A pronúncia é quase a mesma e acho que as conotações não devem ser muito diferentes, já que também lá é um nome literal, que remete para o belo e resistente mineral. À semelhança do que acontece com os espanhóis face a Alma, os franceses também não parecem ver grandes inconvenientes em Jade. Atendendo ao número de registos em Portugal de nomes como Íris, Noa, Petra, Luna, Luz ou Flor, convenço-me cada vez mais de que é um nome com imenso potencial
Sabia que queria fazer um duelo com Jade, mas não estava certa de qual seria o seu antagonista. Pensei em Jasmim, mas creio que está mais disseminado, como evidencia o total de registos de todas as suas variantes; pensei também em Estrela, mas creio que apelaria facilmente a quem já está de olho nos chamados nomes simples e não é esse o público de Jade. E depois decidi-me por Violeta, um nome cuja beleza, raridade, delicadeza e até pelo factor novidade, cativou tantas name-nerds. Um nome que até prometia muito - chegou ao top 70 em 2014 - mas que depois se fragilizou, talvez por causa da grande popularidade da série infantil, ou precisamente porque entretanto a série terminou e os pais deixaram de ouvir o nome em loop. Os dois têm uma popularidade semelhante, andando na casa dos 30 registos, são ambos nomes literais, relacionados com a natureza. 
O que acham destes nomes? Qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar!

Resultado da sondagem



13 comentários:

  1. Jade faz mais o meu estilo :) É curtinho e transmite-me mais "personalidade".

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, Violeta! Adoro assim como a versão inglesa Violet.

    ResponderEliminar
  3. Gosto de ambos, mas prefiro Jade, é pena que em Portugal não sejam mais populares os nomes ligados à natureza.
    Parece-me que em Portugal os nomes de flores, como Jasmim/Yasmin ou Margarida têm mais aceitação que os de minerais, mas acho que Jade tem potencial para se tornar mais popular, assim como Esmeralda, Safira, Rubi/Ruby, também Pérola (apesar de não ser um mineral está associada). E quiçá Ágata...
    Violeta é um nome bonito, e não me surpreenderia se ganhasse popularidade, assim como outros nomes de flores, como Íris, Jacinta, Papoila, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A baixa popularidade do nome Ágata é facilmente justificável na minha opinião: está demasiado associado à cantora pimba. Penso que é, também, o caso de Micaela, Romana, Rute, etc.

      Eliminar
    2. Concordo, o mais irónico é o caso de Micaela pois é um nome utilizado pela nobreza portuguesa no passado, mas ninguém associa Micaela com nomes como Afonso ou Pedro.

      Eliminar
  4. Prefiro Jade. Mas Violet é reluzente e vibrante.

    ResponderEliminar
  5. Torço para Violeta. Já Jade não aprecio muito.

    ResponderEliminar
  6. Violeta, é muito mais bonito. Jade não gosto minimamente.

    ResponderEliminar
  7. O meu voto foi para Violeta. Não o escolheria para uma filha, mas acho muito bonito.

    Já Jade causa-me o efeito oposto. Não acho nada elegante e só me faz lembrar aquela telenovela brasileira "O Clone".

    ResponderEliminar
  8. Este duelo é muito difícil!

    Adoro o nome Jade desde que assisti à novela! =)

    Mas também gosto imenso de Violeta! Acho-o elegante e bonito!

    Votei em Jade, mas gosto muito dos dois!

    ResponderEliminar
  9. Jade em segundo lugar aqui em França?? Acho estranho. Há uns 6 anos eu lembro me de muitas. Agora nem ouço. Na creche da minha filhota não há nenhuma. Há imensas Emma e Chloe ah e agora também anda na moda Léna, já vómito esses nomes. São bonitos. Mas de tanto ouvir já não aguento.. O que acontece tb com os nomes portugueses Leonor, Matilde, Maria.. Etc

    Violeta sempre me lembra a cadelinha branca que a minha avó paterna adotou na rua. Por isso não conseguia dar esse nome a uma filha. Mas acho bonito sim.

    E camélia Filipa?? Gosta?? Em português eu nem gosto mt. Mas dito em francês eu fico toda derretida......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A informação não é minha, é do Instituto de Estatística da França, pode espreitar aqui:
      Nomes populares em França em 2018

      Camélia diz-me menos do que Amélia e Camila. Não sendo feio, não me entusiasma!

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)