Duelo de nomes - Catarina vs Diana

em 21/06/19


Quando planeio os Duelos de Nomes, tento sempre chegar a um duo que corresponda às dúvidas actuais dos pais portugueses e é por isso que a maioria destes duelos continuam muito actuais. Mas se há dez anos me dissessem que, em 2018, Diana ainda estaria no top 20, eu talvez não apostasse nisso... Ok, está já numa fase descendente e é bem possível que não fique por aqui muito tempo mais, mas, ainda assim, os resultados de Diana impressionam, sobretudo porque os nomes terminados  em -ana já não têm o sucesso de antigamente. 
E se eu não teria apostado na popularidade corrente de Diana, jamais imaginaria Catarina prestes a abandonar o top 50. Para mim, é um clássico, mas vejo agora como perde ferozmente para Carolina, o actual rei dos nomes compridos femininos. 
Apesar de tudo, Catarina & Diana tem conseguido manter-se interessantes, apesar de quase três décadas de uso frequente. O que é que vocês acham destes dois nomes? Qual deles preferem? 

Resultado da sondagem


13 comentários:

  1. Catarina é um nome tão bonito! Mas Carolina é muito mais bonito! Quanto a Diana... Gosto.

    ResponderEliminar
  2. Helena e Vitório ou Helena e Daniel?

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Meninas: Tristana, Valentina, Sancha, Silvana, Petra, Regina, Pilar, Penélope, Mercês, Luna, Letícia, Indira, Cecília, Celeste, Zuleica, Rosália, Esperança, Jade, Nayara, Aurora, Bibiana, Viviana, Yara/Iara
      Meninos: Mateus, Nicolau, Ticiano, Valentim, Ulisses, Félix, Leão, Lopo, Máximo, Ary, Xavier, Zarco, Tristão, Silas, Sancho, Romão, Ícaro, Caetano, António, Fausto

      Eliminar
  4. Uma escolha um pouco difícil.
    Diana lembra-me alguém suave, doce, maternal, tímida, amorosa.
    Catarina, lembra-me alguém empreendedora, com resposta na da ponta da língua, eléctrica, que não leva desaforo para casa, uma mulher de negócios.

    Gosto dos 2. E se pudesse votaria em ambos, no entanto, hoje, estou mais inclinada para Catarina e daí o meu voto nesse nome. Mas amanhã talvez votasse em Diana (qui ça).

    Carla

    ResponderEliminar
  5. Voto em Catarina. Adoro o nome. Não tinha noção que estava quase a sair do top 50. =0
    Penso que para os pais que não querem um nome do top 10, este é uma excelente opção.
    É um nome forte, bonito e histórico.

    Diana também gosto, penso sempre na princesa de Gales.

    ResponderEliminar
  6. Catarina, sem duvidas para mim.

    ResponderEliminar
  7. Voto em Catarina, o nome da minha filha!

    ResponderEliminar
  8. A minha prima é Catarina e eu, como Carolina, sou muitas vezes chamada de Catarina. É muito elegante e um nome de que gosto muito mas Diana é a minha escolha no duelo. É simples, internacional, excelentes associações, extremamente familiar mas não extremamente popular.

    ResponderEliminar
  9. Gosto de ambos e acho excelentes escolhas, já não demasiado populares. Votei em Catarina.

    ResponderEliminar
  10. Filipa, viu os nomes preferidos da Pipoca mais doce? Bárbara, Luz, Frederica, Graça, Rosário, Sancha, Concha, Xavier, Manuel, Vicente, Simão, António.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é adepta dos nomes medievais! Se ela tivesse escolhido Sancha, eu morria!!! <3

      Eliminar
  11. Conheço uma Diana com 6 anos e outra com 10 e duas Catarinas ambas com 10 anos. Gosto muito mais de Catarina do que de Carolina, com o seu prefixo "-lina", como Adelina ou Angelina. Gosto de Diana e até o acho mais melódico do que Catarina, mas mesmo assim o meu voto vai para este último nome, porque acho-o mais intemporal.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)