Não estava nada à espera...

em 10/04/19


de encontrar Cassandra nas listas de nomes mais registados em Portugal, entre 1994 e 2002, período em que se manteve sempre acima dos 50 registos anuais. Ao que tudo indica, terá sido influência da telenovela venezuelana Kassandra, que foi exibida pela TVI em 1997, ano em que Cassandra chegou aos 122 registos. 

Na mitologia  grega, Kassandra era uma princesa, filha de Príamo, Rei de Tróia, e uma das amadas de Apollo que, para a conquistar, lhe deu o dom da profecia. A coisa não correu como ele esperava e amaldiçoou-a, fazendo com que ninguém acreditasse nas suas previsões, ainda que verdadeiras. O nosso Gil Vicente pegou nesta história, criando o Auto da Sibila Cassandra. E, já no início dos anos 80, os Abba lançaram uma música com este nome, aludindo ao mesmo mito.
Resumindo, em 1997, Cassandra não era um nome totalmente desconhecido e, sabendo da enorme popularidade de Carla, Sandra & Alexandra, talvez tenha sido encarado como uma alternativa mais moderna.

12 comentários:

  1. Eu conheço um caso desses. Uma rapariga que andou comigo na escola chamava-se Cassandra e a minha sabia que isso se devia a personagem da telenovela (que ela até achava ser mexicana) e de que a mãe da Cassandra adorava sendo que ela nasceu na altura em que a novela era exibida.
    Acho que a influencia das novelas nos nomes é mais do que reconhecida, para além das Julianas, Paulo Jorges , etc. tivemos relativamente recentemente o exemplo de Luena da novela a "Unica Mulher". Acho que isto se deve muito as pessoas projetarem as personagens no que desejam para os seus filhos

    ResponderEliminar
  2. Nem por acaso! Ainda bem que fala do nome Alexandra, porque eu vinha agora mesmo aqui ao blog dizer que acabei de ler um texto muito engraçado do tradutor Frederico Lourenço, publicado hoje no facebook dele, sobre a antiguidade do nome Alexandra, que é visto por algumas pessoas como "moderno"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao nome Cassandra, não gosto, por ser muito semelhante a Sandra, do qual também não gosto. Acho que são nomes demasiado fortes.

      Eliminar
    2. Obrigada pela partilha, gostei muito de ler o post! :)

      Eliminar
  3. No autocarro comigo costumava vir uma pequena Cassandra (teve ter agora uns 5 ou 6 anos), as irmãs também tinham nomes pouco comuns como Irina e Nádia. Foi a única que "conheci"...

    ResponderEliminar
  4. Trigêmeos: Emília, Isabel e...
    Sugestão de nomes masculinos para completar o trio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Artur, Teodoro, Inácio, Vasco, Marcelo, Lúcio, Elias, Lopo, Virgílio, Eduardo, Martinho.

      Eliminar
    2. Valentim, Xavier, António, Raul, Tomé, Romeu, Mateus, Moisés, Sancho, Viriato, Tristão, Teodoro, Caetano, Cícero..

      Eliminar
  5. Conheço uma Cassandra com cintee poucos anos. O nome dela deveu-se precisamente por causa da dita novela venezuelana.
    Não é que eu adore ou não o nome. Aliás, passa-me ao lado.

    ResponderEliminar
  6. depois de a Carolina surpreender com uma Carolina, Mariana Patrocínio teve, nada mais, nada menos, uma Mariana! as irmãs Patrocínio combinam em t u d o :)

    ResponderEliminar
  7. Nunca conheci nenhuma Cassandra. A moda não pegou na zona de Coimbra.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)