Maria Alberta & Ulisses

em 16/04/19


Acordei hoje com a notícia do falecimento de Maria Alberta Menéres, autora de Ulisses, livro que li vezes sem conta, em miúda. Enquanto recordava a história de Ulisses e Penélope, confirmei, uma vez mais, que tanto do que me agrada agora foi plantado há muito tempo. E vejam lá o meu pedacinho favorito deste livro: 

O gigante contou-lhe tudo e disse que se chamava Polifemo. E depois foi a vez dele perguntar a Ulisses como é que ele se chamava [...]. 
- Então não sabes como te chamas? Como te chamas? Como te chamas? Como te chamas???
Ulisses, de cabeça perdida, só lhe soube responder:
- Como me chamo? Como me chamo? Sei lá. Olha, espera, chamo-me… Ninguém. 
- Ninguém?! Que diabo de nome te deram, pigmeu! Por isso tu não o querias dizer. E tinhas razão, lá isso tinhas! Olha que ideia, Ninguém…
E então de repente a cabeça caiu-lhe sobre o peito e adormece profundamente. [...]. O ciclope acorda aos urros [...]
- Ai meus irmãos, acudam-me, acudam-me! 
- O que foi, Polifemo?
- Ai meus irmãos, acudam-me, Ninguém quer matar-me...
- Pois não, Polifemo, ninguém te quer matar. 
- Não é  isso, seus palermas! O que eu estou a dizer é que Ninguém está aqui e Ninguém quer matar-me!
- Pois é, rapaz! É o que nós estamos a perceber muito bem: ninguém está aqui e ninguém te quer matar!
- Não é isso, seus idiotas! 
E não havia maneira de se entenderem uns com os outros. 

Tinha de envolver nomes, não era? Felizmente, os livros nunca nos deixam. 

3 comentários:

  1. Lembro-me tão bem da história do Ulisses e da Penélope! Lembro-me até de fazer uma interpretação do livro numa peça escolar. Foi o meu primeiro contato com ambos os nomes e lembro-me de ter ficado deliciada!

    ResponderEliminar
  2. Ulisses é um nome muito lindo e a história do personagem Ulisses com Penelope é muito linda também!

    ResponderEliminar
  3. Ainda me lembro que conheci essa historia no meu 6°ano. Penélope e Ulisses foram nomes que me agradaram desde então, embora que a maior parte da turma torceu o nariz. São esses que torceram o nariz na altura que hoje escolhem esses mesmos nomes para os filhos.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)