Conan Osiris foi um dos nomes em destaque durante o fim-de-semana, depois da primeira semi-final do Festival da Canção de 2019 e aproveitamos a boleia para saber um pouquinho mais sobre estes nomes que não têm historial na sociedade portuguesa. Conan Osiris foi o nome artístico escolhido por Tiago Miranda e no fim do post, talvez esta mistura de nomes nos permita olhar de outro ângulo para aquilo que ele nos apresenta!
Possivelmente, ainda haverá quem se lembre de Conan, o Bárbaro, filme protagonizado por Arnold Schwarzenegger, ou do anime Conan, o Rapaz do Futuro mas, nas últimas duas décadas, o nome tem-se destacado sobretudo graças ao comediante norte-americano de origem irlandesa Conan O'Brien. E friso a ascendência de O'Brien, porque Conan é um nome irlandês, que significa "pequeno lobo". Tendo nascido nos anos 80, acho difícil dissociar Conan do universo da banda desenhada e mal ouço este nome, penso num guerreiro!
Já Osíris - que, na lista do IRN, aparece sem acento - é um nome egípcio, cujo significado tem levado a grandes debates, mas que poderá ser apontado como "de clara visão". Osíris é um nome importantíssimo no universo religioso e mitológico Egípcio, sendo o nome de um deus que morria e renascia a cada ano, estando por isso ligado à ideia de vida após a morte. Osíris era marido de Isis e pai de Horus.
Ha, adoro que tenha escrito a propósito do Conan Osíris, Filipa!
ResponderEliminarTenho uma dúvida: diz-se "Cônã" ou "Cônane"?
Nem uma coisa nem outra, é "cônan"
Eliminar