Duelo de nomes - Alícia vs Melissa

em 11/01/19


Os posts que vêm aqui semanalmente representam apenas uma pequena parte do tempo livre que dedico ao blog, sendo que, o que me absorve mais horas, é a resposta a solicitações que me chegam por email. Geralmente, estes pedidos gravitam em torno dos nomes clássicos, dos nomes muito populares e das novas tendências, e isso acaba por centrar as minhas atenções sempre para o mesmo lado, o que acaba por se reflectir nos posts que depois elaboro. Como sinto que, nesse capítulo, o trabalho está mais do que feito, decidi que este ano vou dar espaço a nomes que se usam bastante e que raramente aparecem por aqui. 
Então, nada melhor do que iniciar o primeiro duelo do ano com dois nomes internacionais, que eu considero muito delicados e melodiosos e que, na minha opinião, têm uma sonoridade moderna porque, apesar de serem muito usados noutros países, são de introdução relativamente recente na nossa antroponímia. O que acham de Alícia Melissa? Qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar! 

Resultado da sondagem:















Já espreitaram o nosso Instagram?

17 comentários:

  1. Acho Alícia uma boa opção pra o tão popular Alice (que foi esse ano que passou aqui no Brasil).
    Já Melissa é um bom nome, mas não é meu estilo, prefiro Melina.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Mto difícil a escolha. Gosto mto dos 2.
    Pena haver mta gente que pronúncia "Mélissa", estragando o nome.

    Alícia é bem mais fresco do que Alice.
    Melissa goza de uma diminutivo mto docinho "mel".
    Por isso, hoje não consigo escolher.

    Carla

    ResponderEliminar
  3. Voto Melissa porque Alícia não tem, a meu ver, um espaço próprio, fica muito colado a Alice. Além disso Melissa tem o bonito diminutivo Mel.

    ResponderEliminar
  4. Entre Melissa e Alícia, prefiro Melissa,Alícia não soa no meu ponto de vista da maneira que deveria. Mas se fosse Alice seria outra história. Na verdade se um dia tiver uma filha o nome dela será Alice, em homenagem a minha avó. Acho Melissa fofo,mas não me enche os olhos como certos nomes: Álvaro, Franscisco ou até mesmo Charlotte.
    Se não for um incomodo, poderia realizar um uma lista contendo nomes com origens indígenas com forme os respectivos países? Desde já agradeço.
    Att: Camila Sena.

    ResponderEliminar
  5. Melissa, definitivamente. É um nome doce como o mel :)

    ResponderEliminar
  6. Não gosto muito de Alicia, prefiro Alice.
    Melissa é um nome que me soa melhor com pronúncia do Brasil, dá-lhe magia e encanto.
    Hoje voto em Melissa 😊

    ResponderEliminar
  7. Alícia. Para Melissa prefiro muito mais Melinda :)

    ResponderEliminar
  8. Boa noite, o meu voto foi para Alícia.

    Um beijinho
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  9. Filipa, para quando a lista do top 100 de nomes 2018 em Portugal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também gostaria de saber. este ano parece estar mais atrasado

      Eliminar
  10. Votei em Alicia. Adoro!!

    Um beijinho
    Ana Vasconcelos

    ResponderEliminar
  11. Melissa sem dúvida. Alícia sem acente fica Alicia, remete para o verbo aliciar, que para mim tem uma conotação menos favorável.

    ResponderEliminar
  12. Difícil, mas escolhi Alícia!

    Um beijinho
    Fabiana

    ResponderEliminar
  13. Olá! Gostaria de sugerir à Filipa um post sobre filhos de casais com origens linguísticas diversas. Foi o que aconteceu conosco, acabamos decidindo pelos nomes da cultura do meu cónjuge (anglófona).

    ResponderEliminar
  14. Que susto a votação de hoje, me chamo Alícia Melissa! Acho a escolha de nomes muito interessante e gosto muito do meu.

    ResponderEliminar
  15. Alicia 100 dúvida prefiro Alicia significa nobreza respeito e é lindo❤️🤩 amooooooode+

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)