É cada desgosto...

em 02/11/18


Os dias não andam fáceis, ando desmotivada e não tenho grande vontade para escrever posts, mas deixo-vos com este bocadinho de um episódio da nova temporada de Anatomia de Grey... Há muitos pais que me contam que fazem questão de escolher um nome que não seja propício a diminutivos, há outros que me dizem que não deixam ninguém tratar os filhos por diminutivos... Mas, em última instância, as crianças é que acabam por decidir como é que querem ser tratadas! 

18 comentários:

  1. Boa noite, Filipa. Desejo-lhe muita força pois melhores dias virão e os seus leitores estão sempre ansiosos para receber as suas ideias.

    Quando à questão dos diminutivos isso parece-me uma impossibilidade e uma ilusão, sinceramente. Mesmo que os pais não queiram um nome que seja propício a diminutivos, de certeza que alguém irá conseguir arranjar algum. Talvez seja preferível a algumas alcunhas que em nada têm a ver com o nome das pessoas… E mesmo que os pais tentem “controlar” algo incontrolável, e os colegas e amigos da escola? Até parece que os diminutivos são exclusivos dos adultos. É que as crianças raramente chamam umas às outras pelo nome próprio, costumam recorrer a diminutivos, especialmente para nomes mais compridos. Quer dizer, até as “Anas” podem ser chamadas de “Anitas”… portanto nem os nomes curtos estão a salvo.

    ResponderEliminar
  2. As crianças é que decidem como querem ser tratadas??!

    ResponderEliminar
  3. Desejo-lhe animo,e esperança! Sou brasileira e amo seu blog. Tão rico em conteúdo, dinâmico, descobri ele por acaso, sou a louca dos nomes, seus significados, histórias por tras deles....e ainda não vi um blog que se compare ao seu. Abraços!

    ResponderEliminar
  4. Olá, Filipa!
    Estou em dúvida entre dois pares de nomes e gostaria de saber sua opinião: Clara e Heitor ou Alice e Heitor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clara e Heitor, soa-me melhor, parece-me um par com mais harmonia :)

      Eliminar
    2. Clara e Heitor, e o melhor par

      Eliminar
  5. Boa noite, Filipa.

    Desejo-lhe muita força nestes tempos menos bons... Devido a vicissitudes da vida, também não passo tanto pelo blog como dantes, mas continuo a apreciar muito o seu trabalho e dedicação!

    P.S.: Recentemente conheci uma Rose Dorothea e lembrei-me de si e do seu carinho por Doroteia... E Rosa Doroteia, acha que funcionava?

    ResponderEliminar
  6. Querida Filipa, já tive várias oportunidades de lhe dar os Parabéns pela qualidade do Blog, e mais uma vez permita que lhe diga que é um trabalho de excelência aquele que desenvolve. Quanto à cfase que está a passar, permita-me dizer-lhe que é natural... 'A rosa tem sempre espinhos, mas não deixa de exalar perfume". Vá lá Filipa, não se martirize! Muito ânimo e força para continuar a ser... Óptima naquilo que faz! Beijinho para si e para a Frederica Jasmim no

    ResponderEliminar
  7. Filipa lembre-se que até nos dias chuvosos, surgem arco-íris. Também passei uma fase má recentemente e acredite que quando paramos para apreciar o arco-íris, tudo o resto fica mais leve de levar.
    Queria também dizer que sou fã da Anatomia de Grey e vi essa cena em que o diminutivo do dr. desagrada aos colegas. É como se o diminutivo que ele escolheu fosse próprio de um adolescente aventureiro e não de um médico respeitável. Apesar de ser ficção, são coisas que acontecem na vida real, mas nunca devemos julgar o livro pela capa, não é mesmo!?

    ResponderEliminar
  8. Obrigada a todas pelos miminhos, soube muito bem :) Ando exausta, neste momento a Frederica tem muito mais energia do que eu e admito que isso me descompensa um bocado; há ainda um problema de saúde na família e aproximava-se a data do aniversário do meu avô, de quem sinto muita falta... Tudo misturado, afectou-me, mas eu recomponho-me <3

    ResponderEliminar
  9. Filipa, adoro teu blog!!! Mando daqui energias positivas e a esperança que você fique bem! Ainda não tenho filhos, mas gosto de pesquisar nomes por causa das histórias que escrevo. Temos gostos bastante parecidos, portanto, gostaria de saber sua opinião. Tenho cá um personagem chamado Conrado e não consigo achar um nome feminino para a namorada. Gostaria de algo bem harmonioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conrado e:

      . Amélia
      . Emília
      . Cecília
      . Maúde
      . Clarisse
      . Teodora
      . Mercês/Mercedes

      Eliminar
    2. Olá Fernanda! Sem conhecer detalhes das personagens, pensaria em Leonora ou Eleonora, Narcisa e Catarina!

      Eliminar
  10. Escrevo apenas para deixar um beijinho de força. Compreendo essa necessidade de se afastar pelos motivos que já referiu. Faça-o, mas volte, que tenho a certeza que os seguidores do blog estarão cá à espera das suas publicações! Beijinhos, Diana (que há meses a chateou a pedir dicas para visitar Viana :))

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)