Tira-teimas... O caso de Alexis

em 24/09/18


Hoje trago-vos outro nome que pode ser registado em Portugal e sobre o qual recaem dúvidas com frequência. Desta vez, nem é tanto em relação ao acento [aliás, para redigir este post, usei o somatório de Alexis & Aléxis, porém a variante mais popular é Alexis], mas em relação ao género a que é normalmente atribuído. Então, apesar de poder ser registado em meninos e em meninas, em Portugal, Alexis é mais frequente no género masculino. Entre 2000 e 2017, já foram registados quase 500 meninos com este nome, tendo apenas sido escolhido para 38 meninas.
A diferença seria ainda maior se contabilizasse os registos em meninos na década de 90. Entre 1994 e 1999, Alexis chegou a estar no top 100, ficando na casa dos 80 registos por ano! 

4 comentários:

  1. Por acaso tinha essa dúvida. Não sabia se Alexis era feminino ou masculino. Parece que Alexis soa melhor para meninos e Alexia ou alexa para menina.

    ResponderEliminar
  2. Não tenho nada a apontar.
    Para mim, Alexis é um nome masculino e acho que não tem muito potencial no nosso país. Apesar dos 80 registos em 2017 =)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Para mim Alexis é, e será sempre, unissexo. Acho que tem potencial, há de chegar a altura em que os fãs de Alexandra e Alexandre vão começar a procurar alternativas menos populares.
    Não usaria, mas vejo-o tão facilmente num menino como numa menina.

    ResponderEliminar
  4. Para mim Alexis é, e será sempre, unissexo. Acho que tem potencial, há de chegar a altura em que os fãs de Alexandra e Alexandre vão começar a procurar alternativas menos populares.
    Não usaria, mas vejo-o tão facilmente num menino como numa menina.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)