Poderá Benjamim ser o novo Santiago?

em 27/08/18


Em 2016 e 2017, Santiago foi o nome mais escolhido para os bebés portugueses e a sua súbita popularidade está bem documentada aqui no blog. Já vos confessei que foi uma cavalgada que me surpreendeu muito e que não imaginava que chegasse tão rapidamente ao topo do ranking, mas ele aí está, superando os todos poderosos João & Rodrigo e tornando-se apenas no terceiro nome masculino a ocupar o primeiro lugar desde 1990. É impressionante, não acham?
Com isto em mente, tenho pensado no próximo grande fenómeno de popularidade e há um nome que não me sai da cabeça: Benjamim. Está longe de ser um clássico, mas o seu uso não é propriamente novidade entre os homens portugueses. Tal como Santiago, tem um quê de tradicional, que  faz com que se adapte bem aos outros nomes masculinos do momento, mas também é fácil olhar para ele e ver sobretudo que se trata de um nome internacional e moderno. Além do mais, como qualquer nome longo que se preze, é propício a diminutivos que se vão adaptando ao crescimento do seu portador. 
Para já, Benjamim ainda ocupa a 56.ª posição do ranking português, mas parece-me inocência pensar que se ficará por  aqui. Se se aproximará ou não do topo, só o tempo o poderá dizer com toda a certeza mas, até lá, poderemos especular: acham que Benjamim poderá ser um futuro integrante do top 10? 

12 comentários:

  1. Benjamim é popular em variados países. É moderno, internacional e externamente adaptável à lingua portuguesa, portanto não surpreenderia de o ver escalar o top com o aproximar da geração de 90 a tornar-se pais. Depois de ver Santiago a número 1, não me surpreenderia de o ver pelo menos no top 20 nos próximos 5/7 anos.

    ResponderEliminar
  2. Acho que não atingirá tão depressa essa popularidade! Mas tudo pode acontecer.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Acho que Benjamim tem potencial para chegar ao top. Soa a contemporâneo e é fofinho :)

    ResponderEliminar
  4. Sou da geração de 90 e qd digo que gosto de Benjamim os da minha idade torcem todos o nariz. Eu penso que irá subir cada vez mais no ranking e certamente irei ver os meu colegas a colocarem esse nome aos filhos apesar de agora não gostarem. :)

    ResponderEliminar
  5. Acho que nos próximos 2/3 anos não chegará ao top, logo ao top10.

    Mas acredito que tem potencial mas para mim, um potencial a seu tempo!
    :)

    Beijinhos, Joana Paiva

    ResponderEliminar
  6. Acho que não será tão popular como alguns pensam ou desejam.
    Também não é o meu nome favorito mas sei dizer que é bonito e que não lhe falta potencial para tal!

    É certamente, uma ótima escolha e acho que o top 100 do ano 2018 nos irá revelar inúmeras surpresas!

    Um beijinho
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  7. Estou tão habituada a ouvi lo em francês que não consigo dizer sequer o nome com pronúncia portuguesa! É estranho! Acho que não nem me consigo habituar a ideia..

    ResponderEliminar
  8. Na minha opinião não será nos próximos anos que irá entrar no top 10, mas posso estar enganada. Confesso que não sou grande apreciadora do nome.

    ResponderEliminar
  9. Olá,

    Estou grávida e a considerar o nome Benjamim, ainda não está 100% decidido, mas é o unico em que eu e o pai concordamos. A questão é que o nome não reune consenso e tenho ouvido comentários bem desagradaveis e também que irá ser gozado na escola, etc, etc.... Há alguém com filhos de nome Benjamim que possa ajudar?


    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Diana! Muitos parabéns pela gravidez!

      Acho que não tem razão nenhuma para se preocupar! Benjamim tem vindo a tornar-se popular nos últimos anos: de 19 registos em 2010 passou para 205 em 2018. É um nome que se começa a ouvir muito e, provavelmente, os comentários desagradáveis que ouviu foram de pessoas que não conhecem ainda muitos Benjamins, mas que irão de certeza conhecer. Quando o seu filho chegar à idade de entrar na escola, o nome já vai ser considerado absolutamente normal. Aconteceu isso com a minha irmã, que tem agora 16 anos e que se chama Constança: na família da minha mãe ninguém gostava do nome, diziam que era feio e ia ser gozado (Constança-pança, Constança-tansa). Isso nunca aconteceu e hoje o nome é considerado super comum.

      Pessoalmente, não conheço muitos bebés, por isso não tenho tido contacto direto com o nome Benjamim, mas é o nome do filho da Carolina Deslandes e seria o nome do filho da Luísa Sobral caso tivesse sido rapaz, portanto acho que é um nome cada vez mais visto como bonito. O único Benjamim que conhecia até esta vaga de popularidade já tem agora mais de 10 anos e sempre teve um nome único e original, mas acho que nunca teve nenhuma experiência desagradável, até porque o diminutivo Benji é muito fofo e reconhecível (dos desenhos animados Oliver e Benji, por exemplo).

      Espero ter ajudado um bocadinho. Felicidades!

      Eliminar
    2. Muitos parabéns e felicidades, e que tudo corra bem!

      Como referiu o Anónimo, Benjamim é um nome que está a subir de popularidade de ano para ano, sem estar sobrelotado (pelo menos ainda). Não entrou para o “top 20” dos nomes mais populares em 2018 mas já ultrapassou os 200 registos. Benjamim é um nome clássico e elegante que está a “regressar”. Se gostam de diminutivos, para além de Benji, ainda há “Ben” ou “Beni”. Pessoalmente, penso que é um nome fabuloso e uma escolha segura. Também tem um significado muito bonito: “filho da felicidade” ou “o bem-amado”.

      Se tanto você como o seu parceiro gostam do nome, sigam em frente.

      Eliminar
    3. Obrigada às duas :)

      Em principio será Benjamim. Até pq não encontro um nome melhor :)

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)