Cristóvão

em 15/05/18


No início do mês, alguém questionou a minha opinião sobre o nome Cristóvão, nos Pedidos & Sugestões. À partida, considero-o um nome absolutamente normal, porque convivi com uma pessoa da minha idade que se chamava Cristóvão e isso influencia, como é evidente, a forma como o encaro. Às vezes, até lhe chamavam Cris, o que ainda o normalizava mais, aproximando-o um pouco dos nomes usados nos anos 80. Além disso, Cristóvão é um apelido comum entre a população portuguesa, o que faz com que se ouça com bastante frequência e é indissociável do mítico Cristóvão Colombo, tantas e tantas vezes mencionado ao longo das nossas vidas. Está na lista dos nomes medievais portugueses, que é uma das minhas categorias favoritas. E apesar de remeter visivelmente para Cristo [significa "o que leva Cristo"], isso não me incomoda, até porque gosto de Cristiano... Portanto, não é, de maneira nenhuma, um nome que eu rejeite. Mas também não integra o meu lote de nomes preferidos e, dentro do estilo, inclino-me mais para Estêvão. E quanto à sua usabilidade, creio que está no mesmo patamar de Jerónimo, que é um dos meus favoritos: não é um mau nome, não é desconhecido, mas acho que está um pouco distante dos nomes desta geração. Talvez em demasia! 

5 comentários:

  1. Não está tão distante assim. Conheço um menino assim chamado que tem cinco anos portanto, em 2013, o nome lá agradou a alguém :) .
    No entanto, também não está nos meus preferidos. A conotação religiosa não me inspira nada.

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de Cristóvão 😊 acho-o diferente, precisamente por se ouvir tão pouco. Imagino sempre um menino curioso e divertido e, em adulto, um homem charmoso, um cavalheiro.
    E, reconhecendo que vem na mesma linha de Estêvão e Jerónimo, acho que Cristóvão tem outra energia, soa-me mais jovial e feliz.

    ResponderEliminar
  3. Por ordem de preferência: Jerónimo, Cristóvão e Estêvão. Um nome que também associo a estes e que me agrada mais do que Jerónimo é Jacinto. Não gosto da possibilidade de Cristóvão virar Cris.

    ResponderEliminar
  4. Cristóvão é dos meus nomes favoritos!
    É um nome longo, forte, elegante e singular... Uma vantagem para quem procura um nome que se destaque dos demais.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)