Duelo de nomes - Lídia vs Sílvia

em 02/02/18


Na minha opinião, estamos a perder uma óptima oportunidade para usar o nome Sílvia. Se há momento em que ele poderia brilhar, é este, junto de nomes como Alice, Clara, Eva, Helena, Isabel, Júlia, Luísa, Teresa & Victória. Sim, foi popular na década de 80, mas será mesmo o primeiro nome que vos vem à cabeça quando pensam nos nomes marcantes dessa altura? Não, seguramente, não! Para mim, Sílvia é um nome muito elegante, internacional e que se enquadra perfeitamente no lote de nomes vitorianos que tanto tem encantado os portugueses. E que outro nome se ajusta como uma luva a esta lista? Outro dos meus queridinhos, Lídia. Um nome tão sereno e agradável, bucólico... e que só foi escolhido para nove meninas em 2017 - tantas quantas foram registadas com o nome Sílvia! 
O que é que vocês acham destes nomes? Qual é o vosso preferido? Não deixem de votar! 

Atualização - resultado da sondagem:



12 comentários:

  1. Na minha geração existe muitas Silvia.
    Confesso que é um nome que não me diz muito. Lídia também não.

    ResponderEliminar
  2. O meu voto vai para Sílvia!!

    Beijinhos
    Rita Sá

    ResponderEliminar
  3. Conheço algumas Lídias e Sílvias todas com mais de 45 anos!!

    Mas o meu voto vai para Lídia...apesar de nunca ser um nome a pensar para um filho!!!


    Beijinhos e um bom fim de semana a todas
    Andreia Vaz

    ResponderEliminar
  4. Sílvia não me diz nada agora Lídia, adoro!! Também gosto muito da versão estrangeira Lydia. Acho tao fresco e com um som tao bonito para alem de achar bastante elegante! Bom para todas as idades!

    ResponderEliminar
  5. Conheço uma menina chamada Sílvia. Confesso que quando escultei pela primeira vez o nome da criança fiquei surpresa. Mas o nome não me diz muito. Não tem brilho.

    ResponderEliminar
  6. Voto em Lídia ou Lydia. Sílvia é muito sem sal

    ResponderEliminar
  7. Gosto de ambos mas votei em Lídia, considero-o mais melodioso, elegante e intemporal. Sou da geração das Sílvias, sempre tive colegas de turma com esse nome, por isso para mim está um pouco datado. No entanto acho ambos uma boa escolha para uma bebé nascida em 2018: têm uma bela sonoridade, são reconhecidos em várias línguas e são uma escolha original!

    ResponderEliminar
  8. Votei em Lidia, mas gosto dos dois, embora não façam parte de nenhuma possivel escolha.

    ResponderEliminar
  9. Olá! Sou uma Sílvia nascida nos anos 90. Entre infantário, pré-escola, primária, preparatória e secundário nunca "apanhei" uma Sílvia. Na minha pré-adolescência, não gostava do meu nome. Ninguém tinha esse nome e não tinha um nome da "moda" mas entretanto cresci e amadureci e cada vez gosto mais desse nome, do meu nome. A moda passa e há nomes que são intemporais. Lídia também gosto.

    ResponderEliminar
  10. Sílvia lembra-me o apelido "Silva", não gosto. Lídia também não me soa muito bem, associo-o a pessoas mais velhas, mas ainda assim gosto mais do que Sílvia.

    ResponderEliminar
  11. Chamei Lídia a minha primeira menina, em homenagem à minha amada e, trsitemnete, falecida Avó e acho lindíssimo, cheio de história, fácil de dizer, intemporal e funciona para quem, como eu, vive no estrangeito dado que Lydia tem exactamente o mesmo som

    ResponderEliminar
  12. Daqui uma Sílvia com 34 anos. Conheço algumas, quase todas mais ou menos com a minha idade, algumas mais velhas, uma mais nova, que terá agora 15 anos. Lembro-me de ficar muito espantada por conhecer uma criança chamada Sílvia, precisamente como se fosse um nome com "data de validade" até ao final dos anos 80! Nunca adorei o meu nome, acho um nome forte, algo sombrio, raro (pois realmente não somos muitas) associado a um apelido também forte, aprendi a aceitar...
    Lídia acho um nome ainda mais antigo, mas bonito.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)