Megan

em 28/11/17


A família real britânica vai ter uma Primavera animada, com a chegada de mais um bebé e com o casamento do príncipe Harry e de Meghan Markle. Como sempre, o que nos interessa aqui são os nomes e podemos começar por um detalhe: A Meghan é tratada pelo middle-name, já que o seu primeiro nome é Rachel
Meghan não é o mais aristocrático dos nomes, até porque o seu uso é relativamente recente, mas tem origem no clássico Margaret, através da variante galesa, Marged. Megan era um diminutivo, que entretanto se formalizou como nome próprio, como poderão ver com detalhe neste post do British Baby Names. Fechando o círculo, Megan leva-nos até um dos meus nomes predilectos, Margarida, um clássico contemporâneo que a meu ver apenas peca pela popularidade atual - é isso mesmo, faz jus ao significado e é uma verdadeira pérola
Para terminar, resta-me frisar que todos os nomes a negrito são aprovados em Portugal. 

12 comentários:

  1. Sempre achei que Megan vinha do grego Mégara, pelo diminutivo Meg. Apesar de novidade cá em Pt, parece já cansado nos EUA.

    ResponderEliminar
  2. Margarida é aquele nome que não perde a sua graça mesmo que a sua popularidade tenha aumentado...A lista de nomes nova agora dá panos para mangas mas acho muito bom haver mais liberdade de escolha.

    ResponderEliminar
  3. Margarida é aquele nome que não perde a sua graça mesmo que a sua popularidade tenha aumentado...A lista de nomes nova agora dá panos para mangas mas acho muito bom haver mais liberdade de escolha.

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso de Margot! É leve e suave, mais que Margarida.
    Parabéns uma vez mais por este blog tão interessante e tão bem escrito! Venho cá todos os dias, nem que seja já muito tarde...
    Um beijinho para si e para a baby Frederica Jasmim!

    Cristina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina! Obrigada pela simpatia e pela assiduidade! :D Um beijinho!

      Eliminar
  5. Margarida, gosto tanto e não conheço ninguém que não simpatize com este nome. Filipa, a Joana do “Violeta Cor-de-Rosa” anunciou o nome da terceira menina: Olívia, que vem juntar-se à Madalena e Violeta. Gosto tanto dos três e formam pares perfeitos entre todos - incluiria Camila neste grupo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acrescento ainda a revelação da atriz Patrícia Candoso, à espera de uma Maria Clara e do ator Francisco Garcia, pai de uma Teresa e a dias de conhecer a bebé Mercedes (cujo nome levantou desagrado nos comentários da publicação do Instagram, em associação à marca de carros).

      Eliminar
    2. Ser figura pública pode ter muitas vantagens, mas é preciso ter estômago para ler certas coisas numa etapa tão feliz! :( Quanto ao nome, eu preferiria Mercês, mas tenho ideia de que o Francisco tem raízes espanholas e Mercedes faz sentido!

      Eliminar
  6. Acho que não combina nada com o nome das irmãs!

    Megan em Inglaterra em Portugal não !! :)

    Bjinhos
    Fabiana

    ResponderEliminar
  7. Só me lembra a marca de carros

    ResponderEliminar
  8. Ja sabem o nome do filho da Sandra Barata Belo!?

    Bjs
    Rita Sá

    ResponderEliminar
  9. Eu gosto de Megan, acho fofo. Já sabia que vinha de Margaret, mas acho estranho porque os dois nomes não se perecem muito. Já havia assistido Meghan Markle na série Suits, fiquei feliz com o anúncio do noivado. Ela e Harry parecem estar muito felizes.
    Já estou curiosa com os nomes dos filhos do casal. rsrs

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)