Nome de princesa

em 06/09/17


Aproveitando o anúncio da terceira gravidez da Duquesa de Cambridge, imaginem que nascia uma princesinha no vosso país. Qual seria, na vossa opinião, o nome mais apropriado? 
Relembro que o mais próximo que aqui temos de uma é a filha de Duarte Pio de Bragança, que se chama Maria Francisca [Isabel Micaela Gabriela Rafaela Paula]. Se quiserem, podem consultar aqui a lista de nomes das Infantas de Portugal

19 comentários:

  1. Não fazia a menor ideia de que a Kate estava grávida... assim sendo, gosto de Louise para menina e James para menino.
    Em relação ao nome da filha de D. Duarte, a sério que tem 6 nomes próprios? Agora fiquei curiosa em relação aos nomes completos dos irmãos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de não estar muito dentro do assunto, acho que esses nomes todos são apenas de baptismo, no registo civil quero acreditar que estará de acordo com a lei... Os nomes de baptismo dos irmãos são
      Afonso de Santa Maria Miguel Gabriel Rafael
      Dinis de Santa Maria Miguel Gabriel Rafael Francisco João

      Eliminar
  2. Acho q se for menina será Victória e para menino Felipe (Colocaria Alexandre, mas já é um dos nomes do mais velho).

    ResponderEliminar
  3. Desde que soube da gravidez da Kate que ando a tentar fazer as possíveis combinações a 3 nomes (o que não é nada fácil!!)

    Nomes por onde escolher:
    Menina:
    Alice, Victoria, Phillipa, Mary, Amelia, Sophia, Frances, Beatrice, Louise/Louisa, Eleanor, Matilda, Isabella, Alexandra, Caroline, Frances, Catherine, Margaret.

    Menino:
    Frederick, Edward, Arthur, Phillip, Alfred, Henry, Francis, James, Michael

    Os meus preferidos para primeiro nome:
    George, Charlotte & Isabella
    George, Charlotte & Amelia
    George, Charlotte & Victoria

    George, Charlotte & Frederick (Será Fred & George demasiado Harry Potter? Porque é definitivamente o meu preferido para rapaz!)
    George, Charlotte & Arthur

    Os favoritos são Alice e Arthur mas eu estou a torcer por Amelia/Isabella/Victoria e Frederick! (Para primeiros nomes)

    Em relação a uma infanta portuguesa...
    Maria é sempre uma escolha segura.
    Maria Teresa
    Maria Leonor
    Maria Isabel
    Maria Madalena
    Maria Amélia

    Imaginando que seria irmã da Maria Francisca Isabel Micaela Rafaela Paula:

    Maria Madalena [Isabel Luísa Benedita Josefa]
    Sancha [Maria do Carmo Amélia Xavier] - Acho que Sancha seria o mais "diferente" que usariam. Mas uma Urraca em 2017 também seria interessante!

    ResponderEliminar
  4. Adoro Louise mas fiz uma pequena pesquisa e já existe uma Louise na família real, filha do príncipe Edward, portanto Amelia seria a minha 2ª opção. Gosto muito de Arthur, e acho que combinaria com os nomes dos irmãos. Já o nome da filha de D. Duarte Pio é no mínimo surpreendente!
    Nada a ver mas o nome Amélia tem algum destaque na história das infantas portuguesas? Pergunto porque me parece que nos últimos anos tem estado a subir no que respeita ao ranking dos nomes ditos mais tradicionais.

    ResponderEliminar
  5. Não sei se há um motivo específico, mas nunca percebi o porquê das crianças da realeza da maioria das monarquias terem imensos nomes. Neste ponto, os espanhóis são muito mais práticos, por exemplo. Eu sei que muitas vezes alguns dos nomes são os dos padrinhos (que muitas vezes, também são mais que muitos) ou em homenagem a alguém (como o caso da filha de Kate e William - Charlotte Diana), mas ainda assim não compreendo. A única vantagem é terem um enorme poder de escolha sobre o nome que queiram adotar.
    Mas relativamente ao post, tenho alguns palpites (para primeiro nome) que acabam por ir ao encontro dos meus nomes preferidos ingleses. São então:

    Menina: Beatrice, Sophia, Camila, Grace, Louise, Amelia, Isabelle, Theresa, Victoria
    Menino: Arthur, Frederick, James, Henry, Liam

    ResponderEliminar
  6. Os duques de Cambridge têm a tarefa dificultada no sentido em que a maioria dos nomes tradicionais da família real britânica são já usados por membros da família imediata, em particular os masculinos... Das duas uma: ou ignoram esse facto e vão com o nome que lhes soa bem ou ficam com uma lista bem curtinha... Para menino, aposto em Phillip - James e Arthur também ficavam lindamente, mas a criança já vai ter um tio e um primo com o primeiro e o segundo soa muito a rei... Para menina, aposto em Alice ou Alexandra - prefiro a segunda =) Victoria dia demasiado a rainha reinante, mas quem sabe como nome do meio...

    Opiniões relativas aos Bragança à parte, gosto muito das escolhas dos duques para os nomes dos filhos e parecem-me extremamente indicados para infantes de Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que este "post" é dedicado a um assunto totalmente diferente, mas prometi ir partilhando novidades a respeito de nomes diferentes e não resisti.
      Em primeiro ligar, neste último mês conheci três indivíduos do género masculino, entre os vinte e os trinta anos, com o nome... Ashley. Confesso que fiquei tão surpreendida quanto intrigada... Até agora, estava convencida que o nome tinha sido abandonado como opção para rapazes (como era originalmente) de tão usado que tem sido para raparigas... Será possível que todos os pais sejam fãs dedicados que "E Tudo o Vento Levou"?
      E em segundo lugar - talvez não tão surpreendente, mas desta feita uma surpresa que me deixou super feliz - conheci esta semana um menino fofíssimo chamado... Leonidas! =D Felicitei imediatamente a mãe pelo gosto e o calibre da escolha! Já agora, Filipa, posso propôr um "post" sobre nomes gregos históricos/mitológicos aceites em Portugal?

      Eliminar
  7. Meu palpite é que será uma menininha de novo. Aposto em Alice Victoria Frances, em homenagem à princesa Diana e à rainha Victoria. Acho que eles devem manter o padrão de primeiro nome terminado em "e" e middles "longo + curto".

    Além desse, também penso em:

    Alice Victoria Frances
    Alice Catherine Mary
    Harriet Beatrice Mary

    Para meninos, acho que será:

    Phillip William Arthur

    ResponderEliminar
  8. Uma princesinha portuguesa: Lídia! A inglesa: Marian

    ResponderEliminar
  9. Alice Beatrice Victoria (feminino) e Frederick Arthur Louis(masculino)

    ResponderEliminar
  10. As famílias reais costumam colocar sempre nomes tradicionais. Acho que se nascesse uma princesa brasileira e eu fosse a mãe eu colocaria um nome tipo Catarina, Constança, Amália. O difícil seria fazer o nome composto, pois esses nomes combinam-se com muito poucos outros nomes. Acho que o melhor seria apelar para Maria e Ana.

    Por exemplo: Ana Catarina ou Catarina Maria. Maria Constança. Amália Maria. Essas coisas. rsrs Se fosse menino eu nem sei. hahaha

    ResponderEliminar
  11. Se nascesse por cá uma princesa, acho que Amália seria uma ótima escolha, difícil seria fazer a composição do nome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Portugal seria Constança/Carlota/Benedita/Maria Ana ou mesmo Mariana...
      No Reino unido gostava de um nome diferente tipo Marian,...para menino não sei, Talvez James....

      E em Portugal se fosse um menino talvez Bernardo/Lourenço


      Bjd
      Sonia

      Eliminar
  12. Nada a ver com o assunto mas a decoradora Isabelinha Pires de Lima vai ter um Gonzaga nos próximos dias. Achei curioso o nome.

    ResponderEliminar
  13. Se fosse em Portugal o príncipe seria Sebastião Maria e a princesa Sancha Margarida.
    Quanto ao bebé real inglês, tendo em conta nomes da realeza inglesa e de familiares próximos, no caso de ser um menino deve ser qualquer coisa como Richard William ou Henry Charles e para menina Helen Elizabeth ou Philippa Catherine.

    ResponderEliminar
  14. Se nascesse uma princesa em Portugal talvez fosse uma Constança/Benedita/ Frederica/ Isabel ou Luísa...
    Se fosse um menino talvez um Lourenço,um Pedro,um Sebastião ou um Salvador

    ResponderEliminar
  15. Se fosse em portugal para princesa escolheria Mafalda ou Helena para príncipe escolheria Henrique, Tomás ou Duarte.
    Se fosse na Inglaterra, para princesa escolheria Camila ou Aurora para príncipe Henry ou Charles

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)