Duelos improváveis - Eleonor vs Heloísa

em 15/09/17


Leonor é um dos nomes mais populares entre as meninas portuguesas e o clássico Luísa ouve-se cada vez mais. Mais para a frente, planeio fazer um duelo entre os dois, mas hoje gostava de conhecer a vossa opinião a propósito de dois nomes que, de certa forma, são muito semelhantes mas que - possivelmente por causa da parecença - praticamente não se usam em Portugal. Eu gosto mesmo muito de Eleonor e de Heloísa e, para mim, são óptimas alternativas aos dois nomes acima mencionados. 
Já aqui disse que Luísa é um dos meus nomes preferidos e que só não o ponderei para a minha filha porque é o nome de uma prima muito chegada e de duas tias, mas Heloísa poderia ser uma boa solução para esse problema! Recordo ainda que Eloisa também é aprovado, mas eu prefiro a variante com H! Quanto a Leonor... Para ser franca, já gostei mais e já gostei menos de Leonor mas a popularidade inviabilizaria o seu uso. Contudo, Eleonor encanta-me bastante e considero-o muito elegante - mais ainda do que Eleonora que, para mim, tem uma terminação pouco instintiva, tal como Leonora [ambos são aprovados]. 
Qual é a vossa opinião a respeito destes nomes? Qual é o vosso preferido? Não deixem de votar! 


Atualização - Resultado da sondagem:



16 comentários:

  1. Hmmm... Acho que vou mesmo dar o meu voto a Heloísa, que vejo como uma variação mais elaborada mas não menos musical que Luísa, sem perder a substância. As Leonores que me perdoem, mas também já não me inclino para o nome...

    ResponderEliminar
  2. Hmmm... Acho que vou mesmo dar o meu voto a Heloísa, que vejo como uma variação mais elaborada mas não menos musical que Luísa, sem perder a substância. As Leonores que me perdoem, mas também já não me inclino para o nome...

    ResponderEliminar
  3. Meu voto vai para Heloísa ..conheço uma com 70 anos e o nome assenta lhe que nem uma luva!

    Bjs
    Rita Sá

    ResponderEliminar
  4. Votei Eleonor pois para mim tem um toque mais elegante...Acho Eleonor mais integrado neste "século" que Heloisa...apesar de achar Heloísa bem lindo e diferente do que normalmente ouvimos...Apesar de estar farta de Leonores...acho que nao devemos comparar pois cada nome é único e exclusivo!!!!
    Na escola tive uma professora de nome Eleonora que tinhaa o nome por causa segundo elaa de uma novela que passou na televisao portuguesa que era brasileira...os pais encantados com o nome a personagem colocaram a ela tambemque de Eleonora...Sendo que por isso ela colocou à filha o nome Leonor!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gosto imenso de Leonor e Luísa. Gosto mais das variações de Leonor do que de Heloísa, e por isso mesmo tive de votar Eleonor. Agora se tivesse de escolher entre Eleonor (ou outras variações) e Luísa, Luísa seria certamente a minha escolha!

    ResponderEliminar
  6. Voto Heloísa! Eleonor faz me lembrar Leonor e há tantas ..por isso voto Heloísa...
    Mas nao conheço nenhuma mulher, jovem ou idosa com nenhum dos nomes! :)
    Beijinhos

    Andreia Vaz

    ResponderEliminar
  7. Leonor....já perdi a conta a quantas conheço....
    Luísa...este ano conheci uma bebe com esse nome..e conheço duas ou três mulheres já todas com mais de 62 anos ..

    Heloísa para mim leva a melhor!!
    ;)

    Beijinhos para todas
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  8. Eu voto em Eleonor. Simplesmente adoro, até mesmo na variante Eleonora.
    Se tivesse 8 filhas seriam Francisca, Frederica, Bárbara, Benedita, Constança, Isabela, Gabriela e Eleonora.
    Heloísa não gosto mesmo nada

    ResponderEliminar
  9. Voto Eleonor...apesar de achar Leonor um nome muito mas muito usado Eleonor assim como Eleonora para mim tem um toque especial ;)

    Beijinhos
    Bom fim de semana
    Sonia

    ResponderEliminar
  10. Voto Eleonor..!
    Conheço uma Heloísa com quase 90 anos... Mas sempre achei que a senhora tem cara de Celeste devido ao seu olhar tao bonito !

    Beijinhos
    Cristiana Leal

    ResponderEliminar
  11. Acho Heloísa bonito mas adoro Luísa que aliás ocupa um lugar de destaque na minha lista de nomes preferidos. Mas tanto Eleonor como Leonor são nomes que não aprecio.
    O meu voto vai para Heloísa. :)

    ResponderEliminar
  12. Eleonor não é mau, mas é demasiado semelhante a Leonor, que é um nome que começa a ficar demasiado usado ultimamente.
    Definitivamente, o meu voto vai para Heloísa. Soa-me muito melhor que Luísa, apesar de gostar dos dois. E adoro a abreviatura Helô que os brasileiros gostam de usar. Ao meu ouvido, o sotaque brasileiro dá um ar mais fresco e "musical" ao nome.

    ResponderEliminar
  13. Como para mim Luísa e Luís são detestáveis, nunca votaria em Heloísa.
    Além de achar Leonor muito bonito, Eleonor é amoroso, encantador e foge um bocadinho à tendência. É mesmo nome de princesinha.

    ResponderEliminar
  14. Aqui se acusa uma Heloísa!!
    Adoro o meu nome! E noto que, pela pouca expressão em Portugal, acabo por ser facilmente reconhecida/recordada!
    Acho curioso que tanto me chamam "iluísa" como "éluísa"!!
    ;)

    ResponderEliminar
  15. Salvo erro, a sobrinha mais velha do Cristiano Ronaldo é Eleonor.
    Eu pessoalmente gosto muito, e tenho aquele "patriotismo" por ser semelhante ao meu primeiro nome, "Eliana".
    Gostaria de ver aqui um duelo entre "Eliana" e "Liliana".

    Beijinhos,
    Eliana Inês

    ResponderEliminar
  16. Voto em Heloísa pois soa melhor aos meus ouvidos que Eleonor . Eleonor nao conheço nenhuma mas pela semelhança a Leonor e porque o nome Leonor é tão usado que já cansa um pouco,conheço várias, só na minha família tenho duas pequenas Leonores uma com 7 anos e outra com 4. Heloísa tenho uma prima com 32 anos mas escreve o nome sem o H apenas Eloísa, alem da minha prima só conheci mas uma Heloisa. Beijinhos sofia

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)