Nomes amados & odiados

em 03/08/17


Em 2012, escrevi um post sobre Frederica, que então defini como "um dos meus nomes preferidos, aquele que me vejo a usar numa filha, contra todas as opiniões menos favoráveis". Como sabem, a coisa concretizou-se. Às vezes, nuns momentos de menor cansaço, ponho-me a imaginar Pares Perfeitos para Frederica e há um nome feminino que me faz suspirar: falo-vos de Marcela [devo-lhe urgentemente um post!] Contra todas as opiniões menos abonatórias, acho que seria o nome perfeito para uma segunda filha. Ontem, para minha surpresa, percebi que não foi registado uma única vez em 2016! E eu, que - modéstia a parte - conheço os gostos dos pais portugueses como muito poucos, fiquei surpreendida. Zero? Como assim?! Como é que um nome que aos meus olhos é tão normal, tão maravilhoso, não conseguiu cativar ninguém? 

Há algum nome que vocês adorem e que tenham dificuldade em perceber por que motivo não cativa mais ninguém? 

72 comentários:

  1. Gosto muito de Marcelo mas gosto ainda mais de Marcela. Acho muito melódico, suave mas forte! Concordo que seria um par perfeito para Frederica. Frederica & Marcela é uma excelente combinação. Dá-me uma sensação de ser muito princesa mediaval!

    ResponderEliminar
  2. penso que o Marcela não cativa porque a maioria das pessoas tem mais presente a versão masculina (Marcelo). Quanto a mim, Marcela lembra-me Morcela :X

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... a mim também! Parcela de morcela.

      Eliminar
    2. A mim também me faz lembrar morcela

      Eliminar
    3. "Marcela" faz-vos lembrar de "morcela"? A sério? É que eu não vejo a ligação de todo.

      Não ligue, Filipa. Marcela é um nome belíssimo e que também tenho no meu top de favoritos. Além de que Frederica e Marcela fica um par perfeito para duas irmãs.

      Eliminar
  3. A unica Marcela que conheço chama-se Ana Marcela, pode estar aí uma explicação para a ausência de registos.

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso de Marcela! =D Gostava que cativasse mais os portugueses...
    No meu caso, os meus favoritos são, na sua maioria, ora nomes considerados antiquados ou "de avó", ora simplesmente "estranhos" =P Gosto imenso de Adelaide e de Antónia, mas toda a gente lhes torce o nariz. Do outro also do espectro, adoro Oriana e não compreendo como pode ser tão mal amado!
    (Já de Mercês e Pureza, quanto menos se falar melhor... =P)
    No que respeita aos nomes masculinos, falei recentemente à minha mãe do meu amor por Lopo e nem vos descrevo a cara que me fez... XD O Álvaro, o Fernão, o Martinho e o companhia são bombas que, por enquanto, ficam na gaveta...

    ResponderEliminar
  5. A Marcela ia ser sempre chamada Morcela na escola... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que com tenra idade os miúdos estarão embrenhados no universo da charcutaria? :D

      Eliminar
    2. :D Com tenra idade, não estarão. Mas depois, a partir do 1º ciclo, basta que haja um, Filipa, basta que haja um...

      Eliminar
    3. A minha melhor amiga desde o infantário chama-se Marcela Maria e posso atestar que nunca ninguém a chamou de Morcela.
      Penso que por vezes as pessoas "overthink" .

      Eliminar
    4. A minha melhor amiga desde o infantário chama-se Marcela Maria e posso atestar que nunca ninguém a chamou de Morcela.
      Penso que por vezes as pessoas "overthink" .

      Eliminar
  6. Amadeu. Adoro mas é difícil encontrar quem goste. Entretanto escolhi Emília para a minha filha que nasce este mês,não há tantos narizes torcidos como há para Amadeu,mas é muito estranhado. Por norma vem sempre a pergunta "é em homenagem a alguém?". Não é,é apenas porque gostamos,eu e o pai. :)

    ResponderEliminar
  7. Adoro a suavidade de MELINA, mas nunca conheci ninguém com este nome e quando falo que é lindo as pessoas acham o estranho. Marcela acho lindo e não entendo porque é raro. Muito mais bonito que Eduarda, Fernanda, Paula que são bem comuns.

    ResponderEliminar
  8. Não gosto nada de Marcela, sinceramente - assim como Marcelo. Também gosto de "nomes de avó" como Ester, Júlia, Camila, Rosário, Amélia, Helena, Carmo, Isabel, Teresa...e apesar de haver quem torça o nariz, acabo sempre por encontrar alguém que goste. Mas um que adoro e não tem a ver com este gosto por nomes mais clássicos e tradicionais é Gaia. Gosto imenso mas é sempre considerado demasiado hippie ou "ridículo" por ser o nome de uma cidade. Também gosto de Esperança e até agora, ainda não encontrei alguém que gosta-se.

    ResponderEliminar
  9. Augusto. Gosto tanto, mas não é bem recepcionado.
    Já agora, Filipa, em Portugal como sabemos existe uma lista de nomes aprovados. Nos EUA os pais dão nomes aos filhos que muitas vezes nem palavras são! Quais os critérios de escolha de possíveis nomes aceitáveis (se é que os há) naquele país?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tenho pensado tanto em Augusto também...porque considera que não é bem recepcionado?

      Eliminar
    2. Somente pelo tipo de reacções que tenho tido quando menciono o nome. Ainda assim não me importaria de ser um Augusto, independentemente da opinião dos outros.

      Eliminar
  10. Muitos parabéns pelo blog e por lançar este tema. Sou leitora assídua mas hoje é a primeira vez que comento. Adoro Frederica, nunca tinha pensado em Marcela. Assim à primeira sonoridade não fiquei encantada mas parece-me possível de entranhar 😉 Nomes que amo e que deixa as pessoas de sorriso amarelo ou com vontade de perguntar onde estacionei a nave: Jeremias e Benvinda ❤ Também gosto muito de Elvira, Emília e Melina! É bom encontrar outros "extra terrestres"!

    ResponderEliminar
  11. tenho uma paixão enorme por Romeu, mas sempre que o assunto vem a conversa vem a piada "e a Julieta?" , mas gostava imenso de ter um Romeu, um dia, quando for mãe. também gosto muito de Noé, Carmim (ADORO) e Jasmim - mas claro que estes dois últimos são sempre associados ao lado feminino por outros.
    quanto às meninas, gosto de Concha, que ainda não é totalmente visto com bons olhos. de resto, as minhas escolhas recaem para nomes mais tradicionais, como já referiram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daqui mãe de um Romeu, fique descansada e use-o. Claro que há sempre alguém que o diz, mas dizem na primeira vez e depois não repetem (e não posso dizer que haja assim tanta gente a dizer, ou sou eu que nem ligo).

      Eliminar
  12. Também se chama Marcela à flor de camomila, tao aromática e delicada! Seria um ótimo nome, como uma flor dos montes, livre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A planta chama-se Macela e não Marcela.

      Eliminar
    2. No Brasil, Galiza, Norte de Portugal é marcela.

      Eliminar
  13. Tive um menino ha dois meses, na altura de escolhermos nomes na minha shortlist constavam Edite e Fausto...todos torceram o nariz (nome de velho, diziam), incluisive o pai. Apos quase sete meses de negociações, Acabamos por escolher Nuno que, estranhamente e francamente não entendo porquê, também faz muita gente fazer ma cara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas fazem má cara porque hoje em dia estão à espera de só ouvir Rodrigos, Duartes, Lourenços, Franciscos, Santiagos, Gonçalos e afins a nascerem...qualquer nome que não seja tão atual leva fazerem cara feia. Aconteceu o mesmo comigo: tenho uma Amélia, com 4 anos. Não é um nome datado, mas também não é muito ouvido atualmente e levou a que muita gente torce-se o nariz.

      Eliminar
    2. É o velho, o rapaz e o burro. Nuno é um nome muito bonito e será pouco usual na geração dele.

      Eliminar
  14. Não desgosto de Marcela. Adoro Helena, Oceana,Uriel e Odín toda a gente com quem falo faz má cara.

    ResponderEliminar
  15. Adorooo Frederica e o considero para uma futura filha apesar de que no Brasil já me preparo para as críticas. Já Marcela não vejo graça alguma aqui é um nome relativamente comum, conheço várias Marcelas de todas as idades.

    ResponderEliminar
  16. Gosto muito mais de Marcela do que de Frederica, Filipa. Para mim, é um nome nobre, que comparo a Lívia ou Patrícia. Marcela não é um nome romano (não fui pesquisar, posso estar enganada)? Há dois nomes masculinos que entram nessa categoria para mim: Ramiro e Gastão. Para mim, são ambos nomes que associo à cavalaria, a um tempo perdido de torneios e princesas presas em torres muuuuuuito altas. Considero-os absolutamente utilizáveis em termos sonoros e muito fora do baralho nas tendências actuais. Porém, para o meu marido nunca estiveram sequer em jogo. Para menina, tenho um carinho especial por Domingas, que considero infinitamente doce, mas penso que há mais adeptos do mesmo (ou não, recentemente soube de uma bebé Domingas. Eu adorei, a pessoa que me transmitiu a notícia ficou completamente espantada com o meu amor ao nome). Nunca se sabe, talvez com um quarto filho eu vença o meu marido pelo cansaço. Beijos, Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por curiosidade, quais são os nomes dos 3 filhos?

      Eliminar
    2. Mariana, Jaime e Frederico. A única apaixonada por nomes invulgares cá em casa, sou eu. Beijos, Joana

      Eliminar
  17. Aqui no Brasil (na minha região), Catarina é um nome considerado de gente mais velha, não cativa muitos. Ou é um nome muito querido ou é um nome muito odiado, não tem meio termo aqui no Brasil. E eu queria muito por em uma filha porquê é o segundo nome da minha mãe e queria fazer essa homenagem à ela, mas estou pensando ainda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou do Sul do Brasil e ultimamente tem nascido várias Catarinas e Helenas, nomes antes considerados antigos. Diria que está na moda.

      Eliminar
  18. Ha 2 nomes que sempre odiei-Beatriz e Carlos!

    Na minha opinião não gosto de Frederica & Marcela....

    Acho que:Frederica & Dalila fica lindíssimo!!

    Um beijinho

    Sônia

    ResponderEliminar
  19. Eu adoro Benedita e Larissa mas muita gente não gosta ou acha que são nomes um pouco esquisitos

    ResponderEliminar
  20. É verdade há nomes que todos gostamos e muitos não,no meu caso é Nidia e Núria!
    Gosto destes nomes mas eu pessoas torcem o nariz :(

    Os nomes que sempre "odiei" são Penélope e Dario...

    Não acho que Marcela combini muito com Frederica gosto de Frederica & Melissa!

    Um beijinho
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  21. Eu adoro Frederica e só não o uso numa filha minha porque o meu marido não gosta :(
    Faz parte do meu top 5 (Francisca, Frederica, Gabriela, Isabela, Benedita/Eleonora). Por isso, as minhas sugestões para pares perfeitos são esses.
    Olívia, Pureza, Julieta, Alice, Bárbara ou Amélia tão combinam bem ;)

    ResponderEliminar
  22. Um nome que não usaria nunca: Sara. Um nome que amo: Zara

    ResponderEliminar
  23. Para mim: Lavínia & Frederica fica melhor que Frederica & Marcela!
    Não gosto de Marcela... Nunca gostei de Rafaela....
    E acho que Rafaela é mesmo um nome odiado para mim.....

    ResponderEliminar
  24. Por eu fico incrédula qdo oiço alguém dizer que não gosta do nome Daniela. O principal motivo prende-se por ser datado.
    Daniela é lindo, adoro o som "niela" super fofo, suave e melodioso.

    Já eu sou Zara, é sou farta que me perguntem se sou dona das lojas Zara. GOsto do nome, sempre fui a única na escola, mas chateia ter nome de loja.

    ResponderEliminar
  25. Eu ainda não tenho filhos, mas sempre pensei que um dia a os ter (espero ser para breve) terão nomes de gente nomes bem portugueses daqueles que infelizmente se estão a perder com o tempo.
    O meu marido é que muitas vezes torce o nariz a algumas escolhas minhas.
    Adoro Emília, Antónia, Eugénia, Leonor, Alice, Júlia, Francisca e Frederica :)
    Marcela não desgosto mas não sei se poria numa filha minha :)
    Para rapaz gosto de Gabriel, Manuel, José, Eduardo, António e não tão antigo mas que amo de paixão Tomás :)

    ResponderEliminar
  26. olá eu tenho uma Melissa.. vou ter outra menina.. queria começada por M.. estou sem ideias!! ajudem por favor!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Melinda
      Mélanie
      Mila
      Manuela
      Mara
      Mia
      Mónica

      Eliminar
    2. Parabéns pela bebé!
      Deixo aqui os meus pares para Melissa:
      Mara
      Mia
      Maria Jasmim
      Matilda
      Micaela
      Mercês
      Morgana
      Miriam!

      Os meus favoritos são:
      Melissa&Mara
      Melissa&Miriam
      Melissa & Matilda

      Felicidades
      Mariana Fonseca

      Eliminar
    3. Parabéns!
      Miriam&Melissa
      Mariana&Melissa
      Matilda&Melissa

      Um beijinho
      Rita Sá

      Eliminar
    4. obrigada pela ajuda.Gosto de melina mas é muito parecida com melissa. mirian o marido gosta. matilda e mariana por aqui há muitas. Estou inclinada para marcela mas toda a gente torce o nariz. mas quando nasceu a melissa niguem gostava e agora adoram.. melissa&marcela acho que fica bem.. beijinhos MARIBEL

      Eliminar
    5. Melissa e Margarida
      Matilde
      Mercês
      Marina
      Micaela
      Marissol
      Marisa
      Magna
      Magda
      Micaela
      Milene
      Melânia
      Marta
      Depois não se esqueça de cá vir nos contar a sua escolha ;)

      Eliminar
    6. Maribel, é portuguesa ou brasileira?!
      Acho que Miriam e Mara com sotaque português de Portugal fica perfeito!
      Micaela e Mia com sotaque Brasileiro fica bonito!
      Um nome que fica bem com ambas as pronúncias é Martina!

      Em relação a Marcela, não gosto e na minha opinião não fica bem com Melissa..
      Porque, para mim é Marcela muito amis pesado que Melissa a qual associou a um nome exótico assim como Miriam..!
      Miriam e Melissa para mim é o melhor par!

      Um beijinho
      Parabéns e felicidades
      Gabriela Mendes

      Eliminar
    7. *ou já que o seu nome começa por 'M' e o da sua primeira filha também!
      Porque não escolher com nome com a inicial do pai?!
      Deixo esta sugestão!
      Depois diga nos a sua escolha!
      Felicidades
      Gabriela Mendes

      Eliminar
  27. AMO Ursula, eh um nome tao unico e exotico,mas todo mundo odeia por causa do raio da pequena sereia...
    E o pior eh que o nome nem combina com a personagem pq ela eh um polvo roxo, enquanto Ursula significa Ursinha. What the heck, Disney... Nao importa todo odio, amarei esse nome eternamente.

    ResponderEliminar
  28. Gosto muito de Marcela. Tenho a impressão que é mais comum no Brasil do que em Portugal e apesar de soar bem com o sotaque dos dois países, para mim soa muito melhor em português do Brasil.

    ResponderEliminar
  29. Marcela gosto mas nao usava numa filha.
    Benedita...o pessoal torce o nariz quando falo nesse nome. E Catarina, que aqui nao é nada comum, o pessoal tambien achou mal quando pus na minha filha...mas agora ate acham piada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de benedita.. mas conheço 3.. na escola da minha filha..
      maribel

      Eliminar
  30. Ia- me esquecendo de Brites e Iria. Iria é muito fofo e utilizava numa filha....se o maridao deixasse...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana curiosamente sei de um rapaz cuja avó materna se chamava Iria. Gosto do nome e fiquei estupefacta com a "antiguidade" do nome. Pensei que fosse daqueles nomes modernos que de uma hora para a outra entram na moda, pelos vistos estava enganada.
      É daqueles nomes que espero ansiosamente que possam vir a estar no top!

      Eliminar
  31. Graça! Adoro Graça e toda a gente faz má cara. A verdade é que não se vêem muitas pequeninas com esse nome, que continua a ser associado a avós. Mas Carmo, por exemplo, é perfeitamente aceite e eu poria os dois nomes na mesma categoria!

    ResponderEliminar
  32. Sou mãe de um Serafim de 20 meses e, como devem imaginar, narizes torcidos não faltaram...já prevendo essas reacções, ao longo da gravidez fui sempre dizendo que ainda não tinha escolhido, mas a verdade é que já estava decidido pelo menos desde a eco do 2º trimestre, quando confirmei que era menino. Só revelei lá para o último mês, e mesmo assim ainda tive tempo de ouvir mil e um palpites, ao ponto de me dizerem que se já tivesse mandado bordar alguma fralda ou assim como o nome, para deitar fora, que não fazia mal, até ao registo podia mudar o nome!
    Depois do nascimento, as pessoas foram-se habituando, à excepção do meu pai, que não consegue associar um "nome de velho" com o menino

    Lá mais para o fim do ano, vou ter uma Dalila, e só eu e o pai é que sabemos...para fora, dizemos que ainda não escolhemos o nome, mas claro que já ouvi os conselhos para, desta vez, pôr um nome decente à criança.

    ResponderEliminar
  33. Acho Marcela lindo! Aqui no Brasil é o nome da nossa primeira dama. Tenho a impressão que remete a mulheres nobres. Só não colocaria na minha filha porque prefiro um nome curto e internacional. Acho mais fácil Chloe, Mia e afins serem compreendidos na maioria dos países do globo. Amo o blog, parabéns!

    ResponderEliminar
  34. Acho Marcela uma óptima opção para combinar com Frederica que é outro nome que gosto...Está na hora de fugir de nomes óbvios e deixar de misturar nomes com os apelidos de mau gosto...Quantas vezes ouvi Rafa e garrafa ou então rafa e apelido de rapaz ...enfim é o velho cliché estranha-se depois entranha-se ...Marcelo também é um bem bonito também

    ResponderEliminar
  35. A dupla Frederica e Marcela me faz pensar: "onde está o elo?".
    Gosto de Marcela, apesar da primeira-dama do Brasil.
    Dupla perfeita pra Frederica: Alexandra.

    Nomes que odeio: não consigo pensar em nenhum. Odeio estropiações tipo Emanuelly, Gabrielly, nomes cheios de k, y, w e letras desnecessárias.

    ResponderEliminar
  36. Gosto de Marcela! Sou mãe de um Guilherme de 11 meses e durante a gravidez pensamos em vários nomes, acabamos por chegar a um acordo, já que eu sou mais flexível nos meus gostos. Os meus pais não gostaram de Guilherme e fizeram questão de repetir e repetir... Imagino se tivesse escolhido Eurico, Jaime, Caio, que também estavam na lista. Para menina acho adorável Dulce.

    ResponderEliminar
  37. Eu chamo-me Marcela, nome simples. Já ouvi e vi de tudo quanto ao meu nome: desde caras feias e uns "Ai! Que nome esquisito!" até expressões de surpresa acompanhadas de "é um bonito nome!" Não somos muitas, as Marcelas, e por isso há quase sempre uma reacção no ouvinte. Já me habituei e agora acho piada às várias situações de espanto, sejam demonstração de agrado ou desagrado. Quando andava na escola adoraria ter um nome normal, como as minhas colegas. Eu fui a própria a ridicularizá-lo. Curiosamente muito poucos o faziam e eu já sabia como: o cliché 'Morcela'. A maldade nunca foi muita, admito.
    A partir da universidade comecei a namorar o meu nome e hoje sou feliz por esta diferença, num mundo tão igual. Gosto de Marcela: derivado do deus Marte, significa "pequena guerreira" ou "martelinho". Havia uma senhora idosa que sempre me dizia que tinha nome de flor para fazer chá e que pena já ser tão dificil de encontrar, porque ele era tão bom!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)