Jacinto

em 04/05/17


Dentro de alguns dias, Portugal vai receber a visita do Papa e o momento será aproveitado para a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto. Num país tão católico, e olhando para a enorme popularidade alcançada pelo nome Fátima [sobretudo, Maria de Fátima] até poderíamos esperar que Jacinta também conseguisse cativar os portugueses, mas a popularidade deste nome não foi afectada pela aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria. Uma das explicações poderá estar relacionada  com o uso de Jacinto que, até então, era a variante mais frequente. Ainda que nunca tenha sido um nome extremamente comum, é fácil de o localizar em Portugal desde o século XVIII e usou-se com moderação até aos anos 70 do século XX. É um nome que se encontra mais na geração dos nossos avós e dos nossos pais, mas não exclusivamente, e até temos o exemplo de Jacinto Lucas Pires, escritor português nascido em 1974. Nos dias que correm, tanto Jacinto como Jacinta são pouco utilizados mas, em 2016, Jacinta foi escolhido para 11 meninas, enquanto que, no mesmo período, Jacinto apenas foi registado em quatro meninos. Curiosa, esta inversão.
Eu gosto de Jacinto, tal como gosto de Jacinta. Como nome de flor, poderá suscitar algumas reservas, já que a atribuição de nomes masculinos tende a afastar-se do critério da delicadeza [ainda assim, temos aqui uma lista de nomes delicados para meninos] mas, para mim, Jacinto tem vida própria para lá dessa associação. Mais difícil será, talvez, ultrapassar aquela brincadeira que já terão ouvido e que poderá desagradar e muito a uma criança que seja importunada com ela.
O que acham de Jacinto? Conseguem dissociar Jacinta do fenómeno de Fátima? Qual dos dois vos parece mais usável? Na blogosfera portuguesa, há uma família que tem um pequeno Jacinto, irmão do Benjamim, da Luz e da Maria Jasmim. Que belo quarteto

13 comentários:

  1. Simpatizo com Jacinto mas gosto ainda mais da versão feminina. A jornalista Raquel Matos Cruz é mãe de uma menina chamada Jacinta e de dois rapazes, Xavier e Tomé. Também gosto bastante deste trio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia que a Raquel MC já tinha divulgado o nome do terceiro filho e não encontrei nenhuma referência a Tomé [adoro!!!], consegue ajudar-me?

      Eliminar
    2. Sei que se chama Tomé pois temos amigos em comum no Facebook e foi assim que fiquei a saber o nome do pequeno quando nasceu :)

      Eliminar
    3. Gosto imenso de Jacinta, e sim consigo dissociar do fenómeno de Fátima assim como Lúcia, com o qual simpatizo. Já Jacinto não me agrada tanto.
      Outro trio de irmãos com nomes muito pouco comuns são os filhos da blogger Rosa Pomar, que se chamam Elvira, Amélia e Augusto.

      Eliminar
  2. Filipa, pode fazer um post sobre palpites que possam conduzir ao nome "da moda" neste momento em Portugal? Acho interessante que através das vivências de cada um ou de amigos e conhecidos que tenham tido filhos recentemente, se possa chegar a algo como O Nome "da moda". Na minha opinião, acho que Carminho/Maria do Carmo e Lourenço são os nomes da moda neste momento no país.

    ResponderEliminar
  3. Lamento, Filipa, mas não vejo Jacinto a “levantar voo” num futuro próximo... =P No entanto, como se costuma dizer, “stranger things happen at sea”. Alguns dos nomes da moda de hoje seriam impensáveis para muitos dos pais há dez ou vinte anos, por isso, quem sabe... Na nossa eterna busca pela novidade e exclusividade, que outros tesouros serão resgatados do baú nas próximas décadas?

    ResponderEliminar
  4. se fosse há uns tempos atrás, seria perfeitamente capaz de desassociar o nome Jacinta a Fátima, mas devido às notícias, festejos e filmes em torno deste tema, este ano e nesta altura, é mais complicado. No entanto, tenho um tio-avô chamado Jacinto e apesar de ser um nome de flor, nunca consegui vê-lo como um nome delicado. sinceramente, seria incapaz de usar qualquer um dos dois!

    ResponderEliminar
  5. Não gosto de Jacinto mas gosto imenso de Jacinta e ponderava dar a uma filha é um nome que não é muito comum cá em Portugal e apesar de estar associado agora mais do que nunca a Fátima acredito que isso vá ser um pouco esquecido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E qual é o problema do nome Jacinta estar associado a Fátima? Para mim torna o nome ainda mais abençoado.

      Eliminar
  6. Hum? Jacinto Benjamim e Jasmim acha Bom? Parece tudo parecido e depois Luz completamente à parte.
    Filhos Benjamim e Jasmim então péssimo mesmo. Eu achei mau quarteto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acho um bom quarteto. Não fico encantada com a rima, mas são nomes suficientemente distintos. Fica na mesma linha de uma Joana & Mariana. Pontos positivos: quatro nomes literais; três dos nomes remetem-me para a natureza. Os nomes das meninas combinam muito bem, os dos meninos também. A rima é o menos, na minha opinião!

      Eliminar
    2. Ah mas eu não acho Mariana e Joana suficientemente distintos. Muito menos Benjamim e Jasmim.
      Acho sim suficientemente (até demais) parecidos para que possam confundir por qual dos dois a pessoa está a chamar. Chama um, vêm dois, se não vier também o Jacinto já é uma sorte. Tanto Ja e com a silaba tónica no Í? nã de bom não tem nada nem de suficientemente distintos mas são opiniões

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)