Maria da Glória
- Lado maternal -

em 05/04/17


Para começar esta rubrica, tinha de escolher um daqueles nomes que me remetem imediatamente para a geração da minha mãe e, por isso, optei por Maria da Glória, nome de inspiração religiosa que retrata um dos epítetos de Nossa Senhora. Porém, apesar desta marca distintiva da qual é difícil escapar, Glória parece-me um nome muito positivo, vibrante e cheio de energia, o que nem sempre acontece quando falamos destes nomes. Não sei se estou  a ser influenciada pelas memórias da minha professora de Francês, de quem gostava muito, mas acho que Glória é um nome muito adorável e... maternal! Não é que não o consiga imaginar numa criança ou numa jovem, mas acho que é o tipo de nome que assenta como uma luva em mulheres de mais idade. Tivesse eu a ingenuidade de outros tempos e até poderia dizer que Glória tinha tudo para ser uma óptima alternativa a Victória, mas a experiência já me ensinou que não é esse o caminho para revitalizar um nome. 
Em Portugal, ao longo de 2014, Maria da Glória foi apenas escolhido para uma menina e em 2016, Glória foi registado dez vezes como primeiro nome. 

Conhecem alguma Maria da Glória? E aproveitando o momento, se gostariam que abordasse o nome da vossa mãe, é só deixar a sugestão nos comentários!

15 comentários:

  1. Tenho uma tia chamada Maria da Glória, tem 40 anos,pessoalmente não gosto muito. Sei de uma menina de 13 anos que se chama Catarina da Glória. Podia abordar o nome da minha mãe, Gracinda Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. A minha mãe chama-se Cristina :) parece-me um nome já pouco usado mas não sei se estou certa nesta impressão :)

    ResponderEliminar
  3. Não conheço nenhuma e nem é um nome que ache especial piada mas acho muito fofo o diminutivo Glorinha, é amoroso.

    ResponderEliminar
  4. conheço, é o nome da minha avó :) um excelente exemplo para mim!
    Maria da Glória para uma criança parece-me pesado (mas Maria do Carmo também, e está tão na moda...), mas só Glória - sobretudo como segundo nome, parece-me uma bela homenagem :)

    ResponderEliminar
  5. Não conheço, nem nunca conheci nenhuma Glória e não gosto muito, principalmente, devido à entoação no "o". O nome da minha mãe não é daqueles super fantásticos e raros. Aliás, pertence à extensa saga das Marias: Maria Margarida.

    ResponderEliminar
  6. Não gosto de Maria da Glória, acho muito pesado, mas não desgosto de Glória. Só conheço a Glória, do vlog A rapariga dos Saltos, que é tratada por "Glo", mas acho o diminutivo Glorinha adorável para uma criança. O nome da minha mãe não é raro de todo mas a verdade é que tirando a minha mãe não conheço mais nenhuma Filomena :)

    ResponderEliminar
  7. Um casal de amigos teve a pequena Glória no início deste ano! Eu gosto muito e considero os diminutivos Gló e Lori adoráveis.
    Maria da Glória já não me cativa.

    ResponderEliminar
  8. Nome da minha avó: Joana Maria da Glória (todos nomes próprios que antigamente não havia cá apelidos).
    Nome da minha mãe: Ana Maria.

    ResponderEliminar
  9. Adoro o nome glória! Parece me muito bem pra uma menina de agora. Para sugestão... maria do céu! Nome da minha mãe

    ResponderEliminar
  10. É o nome da minha sogra, mas todos a tratam por Lola!! A minha mãe é Manuela e normalmente tratam-na por Manela! São nomes tão familiares que não consigo ser imparcial.

    ResponderEliminar
  11. Adoro Glória. Só conheço uma Maria da Glória na casa dos 50 e é uma pessoa com muita personalidade e acho que o nome ainda a torna mais única. A minha mãe chama-se Maria Judite e ultimamente Judite é um nome que adoro. Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Maria da Gloria, nome de uma das avós :) A outra, por sua vez, Maria Adelaide. Acho um clássico e agrada-me!
    A minha mãe chama-se Alcina ... Gostava de saber mais sobre o seu nome!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Maria da Glória é o nome da nossa Rainha Maria II. Quando era princesa toda a corte a conhecia pelo composto e terá sido a partir de aí que se terá popularizado, espalhando-se também pelas classes altas já que era também o nome da princesa portuguesa que viria a ser Rainha de Portugal! :)

    ResponderEliminar
  14. Glória foi a escolha para a nossa filha de 18 meses. É uma das 10 de 2016. eu estava hesitante e defendia Augusta mas agora adoro e tem mil possibilidades de diminutivos amorosos (Lola, Lolinha, Glo;)). Quanto a nomes de mães atualmente gosto muito do minha: Jacinta.

    ResponderEliminar
  15. A minha avó é Maria da Glória e a minha mãe Maria do Céu :) acho que Maria da Glória (Lola) faria um bompouco par com Maria do Guadalupe (Lupe)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)