Duelos improváveis - Lúcia vs Luz

em 10/02/17


Em tempos muito distantes, Luzia era um dos nomes mais comuns entre as mulheres portuguesas. Nos dias que correm, é difícil de encontrar em crianças ou adultas e, de certa forma, pode-se dizer que, em épocas diferentes, foi sendo substituído por Maria da Luz e por Lúcia
Hoje deixamos o composto de lado, porque o uso de "Maria da" tem sido pouco relevante nos últimos anos Portugal e concentramo-nos apenas em Luz, que poderá agradar mais a quem se interessa por nomes curtos, literais e relacionados com a natureza.
Do lado oposto, está Lúcia, que é um nome relativamente comum entre as mulheres portuguesas mas que nunca se usou em demasia. Para mim, é um nome muito bonito e delicado, que funcionaria como Par Perfeito junto de muitos nomes dos mais escolhidos atualmente, porém, está cada vez mais esquecido pelos portugueses e tem vindo a perder popularidade a olhos vistos.
Não espero que Luz e Lúcia estejam nas listinhas das grávidas do momento, mas aqui também há espaço para duelos improváveis e por isso lanço a pergunta: o que acham destes dois nomes e qual dos dois preferem? Não se esqueçam de votar!

Atualização - resultado da sondagem


21 comentários:

  1. Gosto só de Luz (não sou fã das Marias) mas acho que ainda gosto ainda mais de Luzia... talvez por parecer mais "completo".

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro Lúcia está na minha lista de nomes que um dia gostava de dar a uma filha.
    Acho-o lindo, delicado, bastante simples e suficientemente internacional.
    Para mim o facto de não ser muito popular até é outra coisa positiva.
    Luz tmb é um nome muito bonito mas o meu voto foi para Lúcia desta vez.

    ResponderEliminar
  3. Adoro Lúcia e Luzia, e gosto de Luz. Voto em Lúcia :)

    ResponderEliminar
  4. Apesar de não ser Católica - nem sequer, religiosa - Lúcia faz-me lembrar a Irmã Lúcia, o que não abona muito a favor, na minha opinião. Conheço uma Luzia, na casa dos 50, mas prefiro Luz. Apesar de gostar de nomes longos, Luz é dos poucos que me agradam. Que pares perfeitos sugere para Luz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que os pares perfeitos para Luz são outros nomes pequeninos e literais como Paz, Lua ou Liz (que são aceites isoladamente) ou mesmo Mar e Céu (que, no entanto, só são aceites como segundo elemento).

      Eliminar
  5. Conheço uma Ana Lúcia de 15 e outra de 42.
    Gosto muito de Lúcia apesar de me remeter ao nome Vera, no entanto gosto ainda mais de luz, sou apaixonada por nomes literais e ligados à natureza. Voto luz!

    ResponderEliminar
  6. O meu voto vai para Luz, um literal pequenino mas cheio de força, adoro <3

    ResponderEliminar
  7. Decisão tomada - lembrei-me de cá vir para partilhar!
    Benedita foi unânime entre todos cá em casa, para uma das gémeas. A dúvida estava entre Madalena e Olívia. A Mel ficou encarregue de decidir, então, o nome para a irmã e a decisão foi Olivia! Dentro de 10 semanas, a Benedita e a Olívia juntam-se à Melissa, que apesar dos 19 anos de diferença, está radiante com tudo! Mais uma vez, muito obrigada pelos emails e um obrigada também às leitoras. Ainda chegamos a colocar em opção um dos nomes sugeridos por uma leitora - Beatriz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que Benedita e Olívia fazem um excelente par! Muitos parabéns!!

      Eliminar
  8. Bártolo e Berenice são aceites em Portugal?
    Estive a ver a lista e não encontrei, mas estranhei...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A lista tem ausências relevantes, tal como o próprio IRN assume. Parece ser o caso de Berenice, que tenho quase a certeza absoluta que será aprovado. Quanto a Bártolo, também acho que é aprovado e até consta do Vocabulário Ortográfico de 1920 mas, como não conheço nenhum, já não posso falar com a mesma segurança!

      Eliminar
  9. Preferir, prefiro é Luzia. Já agora, lembram-se da bebé que foi registada com nome mirandês? Penso que era Lhuisie e já na altura me pareceu-me ser a versão mirandesa de Luzia.
    Quais serão outros nomes mirandeses? Podia ser um bom tema :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só para corrigir o nome da menina: é Lhuzie.

      Eliminar
    2. Sabi, desde este post Leitura Recomendada - Onomástica Mirandesa
      que estou à espera de novidades, mas nunca mais li nada sobre o assunto! :(

      Eliminar
  10. Oh Filipa, estes seus duelos são sempre uma tortura! XD

    O meu voto acaba por ir para Luz que, por alguma razão que não consigo explicar, me atrai mais. Talvez seja o significado literal... Ainda assim, acho Lúcia muito bonito - a primeira associação que faço é à Lucy Pevensie =)

    ResponderEliminar
  11. Adoro Luz! Muitas vezes trás o "Maria" antes, mas simplesmente Luz é uma doçura!

    ResponderEliminar
  12. Também prefiro Luzia a qualquer um dos dois.

    Mas gosto imenso de Luz (que tem o meu voto), enquanto Lúcia me parece sempre pesado (associo aos pastorinhos e à imagem da Irmã Lúcia já velhinha, em clausura).

    ResponderEliminar
  13. Nunca tinha conhecido nenhuma Luzia pelas escolas que passei e de repente tenho 4 alunas Luzia

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)