Conrado

em 25/01/17


Quando falamos em nomes chiques portugueses, há um grupo de nomes que gera consenso, sobretudo por estarem ligados à aristocracia e às famílias mais tradicionais, nomes estes que, hoje em dia, dominam o ranking dos mais registados por cá. Por outro lado, sempre que tentei falar de nomes chiques brasileiros, notei que é bem mais difícil estabelecer um padrão. 
Se os leitores brasileiros têm dificuldade em definir o que é um nome chique no Brasil, não vai aqui a portuguesinha ter a presunção de o fazer mas, sempre que penso nesta categoria, há um nome que me vem à cabeça: Conrado. De origem germânica, este nome forte e imponente significa "bravo conselheiro".  Em Portugal, é um nome raríssimo, mas não me soa de forma estranha, talvez por associação aos também anasalados Afonso & Constança [até os sugeri como pares perfeitos, há uns meses]. Longo e distinto, Conrado anda desde 2011 nas minhas listas de nomes preferidos sem que eu soubesse muito bem como. Agora, tentando perceber por que motivo penso em Conrado como um nome chique no Brasil, cheguei à novela Lua Cheia de Amor, da qual tenho poucas recordações, mas que tinha um casal de socialites, Laís & Conrado. A novela é de 1990 e nessa altura eu nem sequer tinha dez anos, mas sei agora que o nome me marcou para sempre! 
Não sei se os leitores do Brasil partilham desta minha visão, mas parece-me que, por lá, o nome tem alguns simpatizantes - talvez ajude o facto de ser o nome de um bairro nobre do Rio de Janeiro... Ainda assim, parece estar longe de ser um nome popular! 

18 comentários:

  1. Gosto de Conrado, antes não me dizia muito mas hoje em dia gosto :) E só para o tornar ainda mais "chique", lembra-me "condado"!

    ResponderEliminar
  2. Acho Conrado muito bonito, e usaria, com certeza. Aqui no Brasil até não é tão raro assim. Um integrante da banda NX Zero, se chama Conrado. Estou assistindo a novela Cheias de Charme que está reprisando, tem um personagem com este nome. Mas, como já disse aqui antes, brasileiro gosta de enfeitar os nomes, o que me irrita muito. É capaz de de registrarem "Conraddo" ou "Conradoh". Existe uma ideia na cabeça das pessoas que nome comum é "nome de pobre". Daí as pessoas querem "enfeitar" o nome. Mas se você for ver os filhos das celebridades brasileiras os nomes são bem simples "Eva, Joaquim, Francisco, João, Maria, Laura". O ministério público teve que lançar uma campanha desencorajando os pais a botarem nomes "atípicos" nos filhos pra você ver a que nível chegamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é um exagero seu. Os 10 nomes,por exemplo, mais registrados no Brasil são simples. A maioria dos que registram nomes cheios de firulas são os menos escolarizados. A grande maioria das pessoas tem nomes comuns. Vejam os nomes mais registrados no Brasil aqui neste link:

      http://exame.abril.com.br/brasil/os-100-nomes-de-bebes-mais-populares-no-brasil-em-2016/

      Eliminar
  3. Consigo perceber quando diz que é chique mas ao mesmo tempo acho rude, Conrado lembra-me um individuo poderoso, frio e vilão. Óptimo nome para uma personagem fictícia deste género! Péssimo nome para um bebé/criança!

    ResponderEliminar
  4. Conhecia a versão inglesa Conrad (de que também gosto) mas não sabia que havia uma versão portuguesa! Gosto muito! É fresco!

    ResponderEliminar
  5. Conrado é pessimo, muito pesado. E só me faz lembrar a expressão popular "Com raio!", pelo que seria alvo de muitas piadas, pelo menos aqui no sítio onde moro.
    Filipa, pode dar algumas sugestoes de nomes compostos com Manuel?

    ResponderEliminar
  6. Curiosamente, a primeira vez que ouvi o nome em português foi também numa telenovela brasileira em que o actor Thiago Lacerda interpretava a personagem de Conrado O'neill na telenovela "Eterna Magia"... Mas é um nome que não estaria na minha lista de nomes favoritos para dar a um filho em Portugal.

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamente. Sou brasileira, e sempre que penso em Conrado imagino um aristocrata, ou homem de negócios carioca. Está certo que é bem incomum por aqui também, só em novela mesmo rsrsrs. Também não consigo amar a pronúncia, já que rima com "errado". Mas no geral é um bom nome e um significado maravilhoso!

    ResponderEliminar
  8. Só conhecia a versão inglesa, Conrad... Acho que também pode ser apelido.

    De resto, e apesar de não vir parar à minha lista pessoal de favoritos, é um nome bonito e não me espanta que muitos pais brasileiros o escolham =)

    ResponderEliminar
  9. A minha mae è Conrada, ela detesta imenso, mas eu sempre achei um nome com muita força, o que define bem a mulher que é a minha mae.

    ResponderEliminar
  10. Pessoal...cada um tem um gosto não é mesmo?! Ninguém é obrigado a gostar do que o outro gosta...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)