Savana

em 12/12/16


Adoro quando a lista do IRN passa a incluir nomes que são, de facto, usáveis, como me parece ser o caso de Savana. Não será um nome apelativo para todas as pessoas mas, para quem gosta de nomes fortes, literais e pouco comuns, Savana poderia fazer todo o sentido. Enquanto nome, não tem grandes mistérios: tendo evoluído de Habana para Sabana até chegar à forma atual, Savana remete para uma planície, ainda que as suas características variem muito. 
Quando ouço falar em Savana, a minha mente viaja logo para os documentários da "Vida Selvagem", e juro que até começo a ouvir a majestosa voz do Eduardo Rêgo. Para mim, Savana é sinónimo de África, de animais selvagens, de terra batida. 
Apesar do cenário e do meu optimismo, temo que o poder do substantivo seja demasiado forte para a generalidade das pessoas. Numa sociedade que, sejamos honestos!, é óptima a detestar nomes por dá cá aquela palha, Savana é capaz de ser ousado demais. 
Para terminar, na série Mistresses, havia uma personagem com este nome, que era tratada por Savi! 

10 comentários:

  1. Eu gosto de Savana, precisamente por me lembrar os animais :) Imagino uma rapariga livre, de personalidade forte e amante dos animais e da natureza.

    ResponderEliminar
  2. Não gosto da entoação em português, embora admita que a sonoridade em inglês torna o nome mais delicado.

    Filipa, tenho uma amiga que foi recentemente mãe de uma Maria Carminho. Acha que pode vir a tomar o lugar do tradicional Maria do Carmo e do diminutivo Carminho? Não gostei de imediato, talvez por me ser mais familiar uma Maria do Carmo, e confesso que até já comecei a habituar-me a Carminho como nome próprio, mas Maria Carminho achei no mínimo original.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, em 2014 foram registadas cinco meninas com o nome Maria Carminho e oito Carminho Maria. São pouquinhas, mas até apostaria que entretanto o número aumentou, porque Carminho superou claramente Carmo na preferência dos portugueses e acho que juntá-lo a Maria é uma forma de lhe dar mais susbtância. Honestamente, não ficaria espantada se ultrapasse o número de registos de Maria do Carmo!

      Eliminar
  3. Que curioso, eu já morei eu África e, no entanto, o nome transporta-me para os Estados da antiga Confederação... Acho que é por causa da cidade de Savannah, na Georgia (lindo, lind, lindo), e porque lá há muitas. Nunca conheci uma Savannah em África...

    Em Portugal, o nome não me convence, apesar de o achar bonito. Uma das razões é o "v"... Aqui, chego a dar em doida com tantas "Ebas", "Bitórias" e "Bitinhos"...

    Nos países do Sul (África Austral) que são de língua inglesa ouve-se muitos nomes com sons "Ch", "Sh", "Elle" e semelhantes: Chantelle, Cheryl, Rychelle, só para dar três exemplos.

    ResponderEliminar
  4. Pois, concordo com a Maria, não me soa tao bem em português como soa a inglês.

    ResponderEliminar
  5. Acho Savana muito feio mesmo. Tem uma sonoridade agressiva e não gosto da grafia do nome.

    ResponderEliminar
  6. Gosto de Savana, mas com a sonoridade perfeita e não "Sabana", como provavelmente, poderia acontecer se colocasse numa filha.
    Savana é, sem dúvidas, um nome forte (mas não em demasia) e exótico.

    ResponderEliminar
  7. Adorooo. E estou gravida. Ainda não sei o sexo mas se for menina é muito provável que se chame savana porque sempre adorei savannah.

    ResponderEliminar
  8. Savana é um lindo nome
    forte e de personalidade

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)