E o nome do ano de 2016 foi...

em 31/12/16


na minha opinião, Clara. É o nome que tenho ouvido em todo o lado, foi um dos mais citados aqui no blog nos últimos doze meses e estava na lista de muitas das grávidas com quem falei em 2016. Além do mais, foi um ano de imenso mediatismo para a apresentadora Ana Rita Clara, já que a sua gravidez foi alvo de grande cobertura e é o nome da protagonista da novela de horário nobre da SIC, interpretada pela atriz Sara Matos. Obrigatória é, também, a menção à jovem modelo portuguesa Maria Clara, que já tem pisado os grandes palcos da moda e que é uma cara a reter para 2017. Ao longo de 2016, demos conta do nascimento de Maria Clara, filha da jornalista Rita Rodrigues e de Clara, filha do ator Pedro Lima. 
Tal como referi num post recente, Clara tem uma série de predicados muitos favoráveis: é tipicamente português e, ao mesmo tempo, internacional e intercultural. É um nome simples, mas extremamente delicado e feminino, com um significado cheio de luminosidade e até poético. Acrescente-se a isto o facto de possibilitar o uso de dois compostos maravilhosos: Maria Clara e Ana Clara. E como é sempre a somar, o diminutivo Clarinha é bastante apelativo e assenta como uma luva no universo dos recém-nascidos.
Se tivesse de apostar, diria que Clara vai subir no ranking que devemos conhecer nos próximos dias mas, se isso não acontecer, é mais um ponto a favor do nome!

Nome do ano 2015 | 2014 

9 comentários:

  1. Concordo a 100%, este ano o nome que mais ouvi foi Clara, logo a seguir foram Camila e Aurora (infelizmente), julgo que estes nomes subiram imenso no ranking e estou mortinha que divulguem as listas!
    Um feliz 2017, Filipa! Para si e para toda a sua família, obrigada pelo tempo que investe no Blog para nos presentear com maravilhoso mundo que é a onomástica.
    Até para o ano :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro o nome mas não consigo gostar de nenhum composto além dos dois que citou. Se escolhesse Clara seria para primeiro nome mas não acho muito fácil encontrar um segundo nome que fique bem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para um composto com Clara em primeiro lugar, acho que fica melhor um segundo nome longo; mas não é fácil:
      Clara Margarida
      Clara Jasmim
      Clara Benedita
      Clara Valentina
      Clara Isabela/Isabel

      Eliminar
  3. Também acredito iremos ver mais Claras por aí nos próximos tempos, olhando à população geral. Próximas de mim só tive conhecimento do nascimento de duas. No entanto, Maria Inês foi o nome que mais ouvi. Apesar do bonito significado, Clara não é nome que me agrade, também não gostei dos compostos que propôs. Prefiro ouvir só Clara.

    ResponderEliminar
  4. Os dados relativos a 2016 o dirão, mas creio que a Filipa terá razão quando diz que tudo indica que os registos de Clara dispararam =) Começo a pensar que devo estar em contacto com poucas crianças, mas o facto é que a única Clara que conheço continua a ser uma senhora nascida nos anos 60 XD De resto, compreendo perfeitamente porque é que é um nome que apela muito aos portugueses, e acrescentaria uma influência: a dos profissionais/estudante/amantes da música, como referência à obra de Tchaikovsky =)

    Obrigada pelo seu trabalho ao longo deste ano, Filipa! Boas entradas para si e para a sua família, e que o ano de 2017 lhes traga tudo de bom!

    P.S.: Estou em pulgas para conhecer as listas do ano de 2016 mas, como vou emigrar novamente nestes dias, vou passar algum tempo sem acesso regular à Internet. Enfim, pode ser que, quando a vida regressar à normalidade, encontre já aqui no blog muito com que me deleitar!

    ResponderEliminar
  5. Aqui no Brasil não é tão comum assim, o que é uma pena. Conheço apenas uma Ana Clara e mais ninguém. Eu gosto do nome, embora eu não me imagine com uma filha com esse nome.

    Feliz ano novo Filipa. Que seja um ano cheio de realizações, muita saúde e paz. ^_^

    ResponderEliminar
  6. Gosto bastante de Clara só tenho pena que esteja a ficar tão popular.
    Filipa, vi nas notícias os nomes dos primeiros bebés de 2017 nos principais pontos do país e se não me engano houve um Vicente São Pedro, acho que São Pedro não era apelido pois não era o nome da mãe, um António e uma Benedita. Pode fazer um post sobre os nomes dos primeiros bebés do ano? :)

    ResponderEliminar
  7. A minha irmã nasceu este ano (2016) chama se Clara Matilde, cá por casa tratamos por Matilde porque assim ficou mas nas consultas e alguns amigos chamam lhe Clara

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)