Ai! Se eu pudesse...

em 03/11/16


Hoje é dia de confissão... Existe algum nome que vocês adorem mas que sabem que nunca vão usar? E quais são as características que mais apreciam nele?

45 comentários:

  1. Guiomar!
    Adoro, adoro, adoro o nome.... mas não vou usar porque o marido detesta e, além disso, ficou combinado que ele escolheria o nome das meninas (eu fiquei com os nomes dos meninos, porque, por ele, chamaria aos filhos Ralph ou Hans....).
    Gosto do som, gosto de não ser um nome de menina terminado em A, gosto do facto de ser diferente sem ser excêntrico... apaixonei-me já na altura da Xica da Silva, em que havia uma personabem chamada D. Guiomar :)

    ResponderEliminar
  2. Renata!
    Gosto da sonoridade vibrante, da energia, da força que transmite. É um nome que sugere uma nova oportunidade, um renascer, uma nova geração...Não irei usar, porque a idade já não permite que eu tenha mais filhos!

    ResponderEliminar
  3. Vou eleger 3 nomes femininos e 3 nomes masculinos.

    Alma - É mal visto por maior parte das pessoas.
    Calíope - Não é aceite em Portugal.
    Corália - O meu namorado não gosta.

    Odin - É "demasiado" estranho para os meus familiares e não encontro nenhum compostos que me encha as medidas.
    Ulisses - Os significados dos nomes são muito importantes para mim.
    Matias - Aqui em Viseu existe um supermercado chamado Matias por isso foi um nome que ficou logo fora da minha lista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos lindos! Acho Corália bem usável sim.

      Eliminar
  4. Elliott! (Ou Elliot, as duas formas são ''corretas'')

    Preciso mesmo explicar porque não funcioniariam? kkk

    ResponderEliminar
  5. A Fanny, do Secrety Store, está grávida, e tinha dito que se fosse um rapaz, seria Sandiego, pelos vistos, uma junção de Santiago com Diego, dois nomes de que ela gosta!

    Entretanto, já confirmou, que é um rapaz, será Sandiego?

    Não tem muito a ver com o assunto, eu sei, mas ocorreu-me isto...

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de Chloé, mas não consigo usar pq os nossos sobrenomes não são estrangeiros e acho mto esquisita a mistura de nome estrangeiro e sobrenome português (e vice e versa!). Outro que não posso mais usar, por conta de uma brincadeira do meu marido, é Constanza. Acho muito charmoso, mas meu marido logo o associou a um dos personagens do seriado "Seinfeld", o "George Constanza" e depois disso, eu mesma não conseguiria me livrar de chamar a menina desse jeito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais o nome dele não é Constanza...é Costanza, sem N. Não sei se isso te ajuda um pouco. E você prefere Constanza em vez de Constança?

      Eliminar
  7. Adoro Joshua, mas nunca poria num filho, pois não queria que tivesse um nome que não fosse português.

    ResponderEliminar
  8. Não vou usar pois um filho já me chega... Mas se tivesse tido uma menina gotaria que fosse Amara, era o nome da avó do meu marido e foi amor à primeira audição! É curto, muito doce e, apesar de invulgar, parece-me usável, não muito estranho mas definitivamente fora de qualquer moda.

    ResponderEliminar
  9. Alma - acho que não é aceite por muita gente e, na minha cidade, agora Alma Shopping é nome de centro comercial :( (péssimo nome para um shopping, por acaso). mas ainda tenho uma pequena esperança neste :p
    Astrid - ninguém ia acertar na pronúncia.
    Gael - giro, mas também demasiado exótico.
    Micah (rapariga) - exótico e ninguém ia saber como o ler...
    Samir/Samira - têm o significado mais lindo de todos (algo como "companhia para conversas ao entardecer"), mas não me parece usável...
    Vicência - gostei bastante mas só como segundo nome e ainda asim... x)
    Zara - raio da loja!

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito de Celina. Não usarei porque no lugar onde vivo a pronúncia do "e" é muito aberta, então não combina com o nome. Todo mundo falaria cÉlina, que já não acho bonito.

    Gosto muito também de Bárbara, gostaria muito mesmo de poder usar, mas na nossa família as mulheres tendem a sofrer muito com pelos indesejados, já imaginou se minha possível filha tem muitos pelos no rosto? a associação de Bárbara com barba causa aflição ao pensar no potencial de bullying na escola... Realmente fico com pena de não poder usar Bárbara.

    Para meninos, gosto demais de Daniel e Hugo, mas possivelmente não usarei porque temos primos com esses nomes.

    ResponderEliminar
  11. Nomes hippies de um modo geral. Ana Lua, Maria Flor, Ana do Mar. Adoro, mas não sei se teria coragem.

    ResponderEliminar
  12. Mabel, adoro e é um nome de uma tia minha. Mas já vi na lista que não é um nome permitido.

    Para rapaz, Jonas. O único senão é que sigo no facebook, uma página, em que a senhora é dona de um cão chamado Jonas, aí estragou o nome pra mim.

    ResponderEliminar
  13. Boa pergunta, Filipa... Para mim, esses nomes vão surgindo... Assim de repente lembro-me de Sofia, que eu adoro desde criança. Simples, antigo, elegante, despretensioso, cheio de história e de significado. Quando era criança, era o nome da protagonista de um dos meus livros favoritos e ficou-me sempre na cabeça. Infelizmente, está tão popular em todo o mundo - literalmente, é assustador - que me deixa logo incapaz de o utilizar.

    Outro nome que adoro, adoro, adoro graças à literatura é Anastásia, mas nunca será nome de uma filha minha... A literatura russa dá-nos pérolas maravilhosas, e Anastásia quer dizer "ela ressurgirá" ou "ressuscitará", pelo que costuma ser atribuído a meninas nascidas na altura da Páscoa. Contudo, tem dois grandes senãos: o primeiro é a grafia portuguesa, com "c" em vez de "s"; o segundo é a associação à Grã-Duquesa Anastásia Nicolaevna que, para além de ser trágica, iria assombrar a criança a vida toda... =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mariana, no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, de 1940, para além de Anastácia , também está listado Anastásia. E Anastásio. Se mudar de ideias, pode pedir uma consulta ao IRN :D

      Eliminar
    2. Obrigada, Filipa =) Estava convencida de que só era aceite com "c". Ainda assim, penso que é uma hipótese rebuscada, mas é bom saber! ;D

      Eliminar
    3. Cara Filipa, e que tal um "post" sobre nomes que os leitores gostariam de ver adicionados à lista do IRN? =) Para mim, Hermione sempre!

      Eliminar
  14. Nomes que adoro mas não sei se teria coragem para usar:
    Melodia
    Serena
    Mila/Milena
    Stephanie
    Liam
    Oliver
    James
    Alessia
    Esmeralda
    Jonathan
    Mélanie
    Laila
    Jade

    Numa família onde os nomes são muito tradicionais e populares, não sei se estes seriam bem aceites, principalmente os nomes que são ingleses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço uma menina aqui em Portugal como nome Laila, muito bonito!

      Eliminar
  15. Para menina:
    Teodora (o meu marido detesta)
    Aida
    Ada
    Alva
    A estes 3 últimos também torce o nariz...

    Daí que seria muito difícil colocar estes nomes.

    Noah para rapaz (esse também nem pensar para ele lol)

    Só dificuldades...

    ResponderEliminar
  16. Adoro o nome Margaux (só de saber que é uma das variantes de Margarida me agrada), mas é muito internacional e seria bem incompreendido. Outro nome que adoro e tenho o mesmo problema é com Emma. Para meninos gosto de Tristão, acho um nome bem forte, mas acho que a criança sofreria "bullying"... mas essas coisas são engraçadas né?! Quando mais nova adora Benjamin, e todos me criticavam, diziam que não era um nome bom e agora depois do bebê da Gisele virou esse boom todo, mas para mim o fato de ser demasiadamente popular tira o charme do nome.

    ResponderEliminar
  17. Renata: considero um nome que faz sonhar, algo inspirador, motivador e relacionado com o renascimento de algo ou alguém. É, sem dúvidas, um nome muito bonito, mas não muito comum, daí não saber se colocaria numa futura filha (só se o pai da criança também gostasse, porque não insistiria).
    Mas como sou bastante perfecionista nestas coisas, para poder dar um irmão ou irmã a uma filha Renata, teria de iniciar por R e os únicos nomes que gosto são Rodrigo (exageradamente comum) e Romeu (pouco usado), sendo que nenhum de rapariga me enche as medidas...

    ResponderEliminar
  18. Concha, Guiomar e Luzia, adoro qualquer um mas dificilmente usarei porque nomes são escolhidos a dois ;)

    Também tenho guilty pleasures internacionais: River, Autumn, Everest e Aspyn. Acho nomes literais de natureza lindíssimos.

    ResponderEliminar
  19. Acho que Manuh, Dafne, Hanna,Summer e Áurea são nomes que eu adoro mas não teria coragem de dar a uma filha.
    Também tenho Oceana mas esse seria bem capaz de dar ainda que com algum receio

    ResponderEliminar
  20. quase usei Luzia que adoro para a minha filha mas moro em Inglaterra e ficaria Looser (perdedora/falhada). Fucou Celeste!

    ResponderEliminar
  21. Caio!- para rapaz
    Adoro o nome porque é muito forte e aberto! Chamar um filho de "alegria" para mim não poderia ser mais literal Contudo acho muito pouco usável em Portugal....
    Cosima - para rapariga.
    Acho potente e com imenso carisma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei de referir o nome Cosima no post de hoje, também aprecio muito! :)

      Eliminar
    2. Oh Filipa! O bom gosto impera!!!! (LOL) Que engraçado: um nome tão invulgar mencionado com diferença de minutos!

      Eliminar
  22. Tb gosto de Magno - mas gelado estragou tudo!

    ResponderEliminar
  23. Adoro nomes como Daphne , Stephany , Christian , Melodia e Eric mas não me atrevi a por em nenhum dos meus 3 filhos (Bianca , Letícia e Mateus ) em fez disso utilizei os em animais de estimação

    ResponderEliminar
  24. Adoro Alice,mas o marido não gosta!! :(
    E como acho que o nome tem de ser escolhido pelos dois...

    ResponderEliminar
  25. infelizmente sim, Frederico ou Frederica...o meu namorado não gosta e alega sempre que são dois nomes difíceis de dizer :(

    ResponderEliminar
  26. Guilhermina. Primeiro, que não terei mais filhos. Segundo, que o marido não deixaria

    ResponderEliminar
  27. Josefina e Teodoro, acho adoráveis mas penso que na altura de nomear crianças talvez não tenha coragem pela reacção das pessoas..

    ResponderEliminar
  28. Gil!
    Adoro, sempre adorei!! mas sou a única aqui em casa.... acho um nome de rapaz muito charmoso..... :)

    ResponderEliminar
  29. Aí! São muitos. Meninas: Manon, Abigail, Maeve e Verônica. Meninos: Caetano e Dorian estes são apenas alguns. Eu acho todos bons, mas... Verônica por ex, por mais que eu goste é difícil pra mim imaginar uma criança com este nome

    ResponderEliminar
  30. gosto de Emanuelle gosto do e no fim também gosto de Emanuela gosto do l e gosto de Victoria gosto do c

    ResponderEliminar
  31. gosto de maria jasmine e maria jardim

    ResponderEliminar
  32. Milca, mas penso que por causa do chocolate o meu marido nunca permitirá

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)