Duelo de nomes - Bruno vs Hugo

em 29/09/16


Nós, que gostamos de observar o fenómeno de atribuição de nomes, temos tendência para a esquisitice e, vamos ser honestos, para olhar de soslaio para nomes perfeitamente normais. Costumo dizer que é muito mais fácil encontrar defeitos num nome do que virtudes e, no nosso caso, isso ainda está mais acentuado e nota-se, sobretudo, com nomes que já não consideramos "frescos". Aceitemos, portanto, que colocamos os nomes na prateleira do "demodé" muito, mas mesmo muito mais cedo do que o resto das pessoas. Felizmente, os rankings oficiais estão aí, para nos obrigar a pôr os pés no chão e fazer perceber que aquilo que nós valorizamos ainda anda, tantas vezes, longe daquilo que os pais procuram e, no meu caso, que escrevo para futuros pais, isso tem de ser levado em consideração. 

Os nomes que oponho hoje foram bastante populares no final da década de 80 - sobretudo Bruno, que chegou a ser 3.º em 1980 - e tinham ótimos resultados em 1990 e 2000. Na lista mais recente, que diz respeito a 2015, Bruno estava na 48:º posição [173 registos] e Hugo ocupava o 51.º lugar [129]. Não sendo muito, é ainda o suficiente para mostrar que há muitas pessoas que os acham perfeitamente agradáveis! Os nossos vizinhos espanhóis, por exemplo, andam apaixonados por Hugo, que é o nome masculino mais popular em Espanha desde 2013, mas este nome está em alta em vários países europeus, sendo mais internacional que Hugh. Bruno também se vai usando no Velho Continente, mas não de  forma tão expressiva.
O que acham destes nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar!

Atualização - resultado da sondagem


12 comentários:

  1. Detesto ambos, não consigo votar com certezas... Hoje escolho Hugo, mas acho os dois muito feios :/

    ResponderEliminar
  2. Verdade, parece que só o que é antigo e que ninguém usa é que é bonito! Eu gosto de Bruno!

    ResponderEliminar
  3. Eu prefiro Hugo.
    Conheço muitos Brunos e não sou grande fã do nome então Hugo parece-me mais fresco, diferente, talvez um pouco mais intemporal.

    ResponderEliminar
  4. Bruno faz-me lembrar nome de cão. Acho que é por ser um nome para cão relativamente popular nos paises germânicos. E além disso tive um colega chamado bruno que tinha um bocado cara de cão (eu sei, mesquinhice, mas são aquelas embirrações que ficam de criança).
    Já Hugo faz-me lembrar o duende Hug, do jogo.
    Não gosto de nenhum, mas acho que, ainda assim, prefiro Hugo.

    ResponderEliminar
  5. Se eu tivesse de fazer um top 3 masculino dos nomes que eu acho mais feios seria: Hugo, Igor e Samuel.
    Não vejo nada de bonito em Hugo, sendo assim, voto em Bruno.

    ResponderEliminar
  6. Bruno é muito bonito..
    Voto em Bruno.

    ResponderEliminar
  7. Não acho nenhum dos dois bonitos, nem os acho feios. Pra mim só mais um par de nomes nessa infinidade de nomes existentes. Hoje votei em Hugo porque acho que soa melhor, mas eu não escolheria nenhum dos dois para um filho meu.

    ResponderEliminar
  8. Filipa, tenho duas meninas (Maria Helena e Maria Antônia) e agora estou grávida da terceira. Gostaria de um nome composto com Maria. Pode me dar dicas de nomes que formariam um conjunto harmonioso com esses dois? Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  9. Prefiro bruno acho bonito mas o nome que faz meu coracao bater mas forte é Matias
    Queria muito ver um duelo entre Aurora e Aisha 😉

    ResponderEliminar
  10. Considero os dois nomes normais, acho Bruno mais bonito, mas bastante datado, há imensos Brunos dos anos 80/90. Hugo acho feio feio, desde a escrita à pronúncia. Não daria nenhum a um filho mas voto em Bruno

    ResponderEliminar
  11. Estou com a maioria, são dois nomes que acho feios, demasiado comuns na minha geração (1990) e, portanto, nunca daria a um filho meu.

    Entre os dois é mesmo "venha o Diabo e escolha", mas opto por Bruno.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)