Nomes judaicos e nomes populares em Israel

em 15/06/16


Não sou religiosa mas, como apaixonada por antroponímia, reconheço o peso da religião nas práticas de nomeação e acho um tema muito fascinante. Há uns meses, ouvi uma reportagem na Antena 1 sobre a comunidade judaica em Belmonte, que não só me deixou cheia de vontade de conhecer a vila,
como me proporcionou um passeio por alguns nomes próprios pouco habituais entre os portugueses, como Moisés, Elias, Abraão e Isaac [este último atravessa um bom momento, ocupando a 44.ª posição do ranking em 2015]. Mais recentemente, ao folhear a revista Notícias Magazine, deparei-me com um artigo sobre a família da atriz portuguesa Daniela Ruah. Sabendo que a atriz pertence a uma família judaica, parei para ler o artigo e encontrei praticamente os mesmos nomes ouvidos na reportagem de Belmonte e aos quais se juntam Ester, Samuel, Jacob, Leah, Salomão, só para nomear alguns. 
O meu conhecimento sobre o judaísmo é mínimo e os únicos isaraelitas que me vêm imediatamente à cabeça são Benjamim Netanyahu e Ariel Sharon; quanto a nomes, remetem-me para a Bíblia e para os clássicos Ester, Rute, Sara, Rebeca, David, Daniel  mas, olhando para as listas de nomes mais populares em Israel, é possível encontrar outros que até são aprovados em Portugal:


Femininos

  • Abigail
  • Alma
  • Maya [imagino que deva ser uma questão de tempo até ser aprovado, mas para já podemos registar Maia]
  • Noa
  • Rivca [como vimos aqui, é uma variante de Rebeca]
  • Talia
  • Tamar


Masculinos

  • Ariel 
  • Elias
  • Israel
  • Jacob
  • Noam [aprovado Noame]


A Daniela Ruah, que é mãe de um menino chamado River Isaac, já revelou que está à espera de uma menina. Será que o nome da pequena está por aqui? 

9 comentários:

  1. Alma (adoro)
    Ester (simpatizo)
    Leah (gosto mas prefiro Lia)
    Maya (gosto muito)
    Noa (gosto)
    Rebeca (simpatizo)
    Rivca (simpatizo)
    Rute (simpatizo)
    Sara (não gosto nada, mas até simpatizo se pensar na Sara Carbonero)
    Tamar (gosto)

    Abraão (simpatizo)
    Daniel (simpatizo)
    David (gosto)
    Elias (gosto muito)
    Isaac (simpatizo)
    Jacob (não gosto, prefiro Jacó)
    Moisés (gosto)
    Salomão (simpatizo)

    Gosto do composto River Isaac :) Gostava que a menina tivesse um 1º nome literal em inglês, como o irmão, e 2º nome Leah.

    ResponderEliminar
  2. Desde que anunciámos que o nosso pequeno seria Isaac que a primeira coisa que perguntam é se somos judeus... ainda por cima o pai tem comp segundo nome Daniel e eu sou Miriam... mas não somos de todo religiosos, antes pelo contrário, somos "ateus praticantes", simplesmente gostamos do nome :)

    ResponderEliminar
  3. Ainda sobre os nomes bíblicos/hebraicos, muitos delea gostamos na versão inglesa, mas em português nem por isso - adam, abraham, elijah...

    ResponderEliminar
  4. Há um mês atrás, na maternidade onde nasceu a minha sobrinha, estavam uns gémeos chamados Maia e Moisés. Não sei se por motivos religiosos, se por quererem ser originais.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo, se calhar não foi por motivos religiosos que escolheram o par Maia & Moisés, nem por quererem ser originais; se calhar, mais simples que isso, foi por gostarem dos nomes :)

    ResponderEliminar
  6. Tenho família em Belmonte, é uma vila linda!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)