A Frederica nasceu no hospital público da minha cidade natal, Viana do Castelo. Tinha as melhores referências do serviço de Obstetrícia do Hospital de Santa Luzia, mas a experiência superou todas as expectativas! Nas 48 horas de internamento, todas as pessoas com quem contactei foram extremamente atenciosas, prestáveis, carinhosas e muito pacientes! A equipa médica foi fantástica e o parto não foi, de maneira nenhuma, o terror que eu antecipava! A equipa de enfermagem, então, é soberba, e das várias vezes que os nervos se apoderaram de mim, senti um apoio incrível! Ter um recém-nascido nos braços foi avassalador e chorei mais do que uma vez mas, em troca, recebi apenas conselhos e respostas motivadoras. Além disso, o facto de o meu marido ter podido acompanhar-me do primeiro ao último minuto do internamento foi impagável e nem consigo imaginar como teriam sido aquelas duas noites sem ele!
Com uma semana de vida, a Kika é muito calminha mas as quatro primeiras noites foram muito difíceis, porque ela chorava constantemente, recusando-se a mamar! Felizmente, as últimas noites já foram mais tranquilas e tenho esperança de que se mantenha assim durante muito tempo! :)
Quanto ao nome da pequenita, face às críticas que fomos ouvindo ao longo da gravidez, optamos por revelar à maioria das pessoas apenas depois do nascimento e, sendo um facto consumado, temos ouvido comentários simpáticos! Respondendo a algumas das vossas dúvidas: quando a apresentamos, dizemos que o nome é Frederica mas, em casa, vamos alternando entre Frederica, Kika ou Kikinha e a minha mãe adora tratá-la por Drica, E ela tem um segundo nome, escolhido com muito carinho e que esperamos que ela venha a achar tão especial quanto nós!
Awww, parece que está tudo a correr maravilhosamente! É bom saber que teve uma boa primeira experiência!
ResponderEliminarA única Frederica que conheci também era conhecida por Kika. Acho adorável!
Agora fiquei curiosa em relação ao segundo nome...
Parabéns! O meu preferido é Drica, Kika não gosto nada.
ResponderEliminarQue pena que não revela o segundo nome... Oh vá lá ...diga-nos! :(
Que bom saber que tudo correu bem no nascimento da pequena. E que bom saber que a Frederica já dá provas de se adaptar melhor neste mundo!
ResponderEliminarPôxa Filipa, de novo, vai nos deixar com uma baita curiosidade!! Diga, por favor, o segundo nome da Frederica!!
By the way, acho Kika adorável também!!
Gabriela
Tanto mistério não sei para quê, enfim ...
ResponderEliminarFilipa,
ResponderEliminarNão podia ter dado melhor berço à sua menina!
Viana é atlântica, linda, segura, limpa e tem uma das melhores taxas de sucesso escolar a nível nacional, sem esquecer que é uma cidade que celebra a feminilidade todos os meses de Agosto, nas Festas de Nossa Senhora da Agonia! Já posso imaginar a Frederica a desfilar na Avenida, vestida de lavradeira daqui a poucos anos, com as "socas" de madeira e a raça das "mulheres do norte"!
Que bom que tudo correu bem! mas e o suspense à volta do 2º nome, porquê??
ResponderEliminarMas, o segundo nome envergonha-a ou têm receio das críticas? Felicidades
ResponderEliminarParabéns, seja bem vinda a pequenina Frederica! E ainda bem que não se refere a nome composto, porque quando se opta por registar uma criança com 2 nomes próprios (máximo permitido por lei), não é correcto dizer que existe nome composto. A definição de nome composto é outra...
ResponderEliminarEste acordou agora! A Filipa sempre se referiu a NOMES COMPOSTOS neste blog.
ResponderEliminarÉ verdade, ESTE só acordou agora e segue o blog há pouco tempo.É crime? Estou apenas a corrigir um erro que considero relevante, já que trabalho na área. ESTE pede desculpa se está a ofender alguém.
ResponderEliminarPorque não revela o 2.º nome? Nunca teve receio de afirmar a sua paixão por nomes e de aceitar (e até encorajar) escolhas mais invulgares, por isso, não vejo qual o problema :)
ResponderEliminarNão me parece que depois de 6 anos a dizer nome composto a Filipa vá agora corrigir os milhares de post com nomes compostos. Também nunca ninguém veio corrigir e todos os leitores sempre entenderam o que é nome composto. Obrigada pela correção mas penso que esse termo é e sempre foi compreendido por aqui, e nunca necessitou de ser mudado.
ResponderEliminarTinha certeza que seria Teodora.....nao sei porque acho que este e o segundo nome.Felicidades!
ResponderEliminarFrederica Luzia :) uma Vianeza de gema :) será?
ResponderEliminarDeve ser Frederica Elizabeth Diana.
ResponderEliminarCom tanto suspense, deve ter nascido a nova princesa de Cambridge.
Será que o segundo nome é um dos outros do top 5? Mas se for Teodora, como o Anónimo anterior suferiu, acho refrescante e lindíssimo! :)
ResponderEliminarParabéns pela bebé, Filipa!
Ao anónimo que está sempre a perguntar pelo segundo nome..... Não acha que a recém mamã tem muito mais que se preocupar/ fazer com um bebé de poucos dias nos braços do que responder à sua curiosidade caprichosa?! Deixe-a respirar e gozar estes tão belos e irrepetíveis momentos, por favor!
ResponderEliminarNão seja estúpido anónimo, se as pessoas perguntam é porque a recém mamã escreveu sobre o assunto, deixando as pessoas curiosas (propositadamente, parece-me!).
ResponderEliminarParece que entre os afazeres de recém mamã, arranjou um tempo para vir aqui dizer que a criança tem segundo nome e não diz qual. Escrever o nome, era capaz de levar mais tempo do que o que gastou a escrever este post.
Enfim!
Não se preocupe que ninguém está á espera que a recém mamã interrompa uma mamada para nos vir responder.
De facto foi propositado, para já não tenho intenções de dizer qual é o segundo nome. Não por mim, mas porque o André tem uma quota parte na escolha e não quero expô-lo a um escrutínio desnecessário, porque no meio de comentários sensatos, há comentários como o das 16h37. A autora do blog sou eu, não ele. Lamento que isso possa parecer arrogância, garanto que não é. Tudo a seu tempo, ok?
ResponderEliminarQuanto à questão do termo "nome composto", tem toda a razão; nos primórdios do blog era utilizado "levianamente" para corresponder às pesquisas dos visitantes que cá chegavam mas falamos disso aqui várias vezes - o composto por oposição ao "middle name" - e várias vezes referi que não era o termo mais exacto mas entretanto tornou-se complicado corrigir centenas de posts :D
Mas não entendo ainda o motivo de não revelar o segundo nome. E daí que seu esposo escolheu? As pessoas(anonimos) julgariam menos se voce simplesmente revelasse o nome. Não tenho dúvidas.
EliminarAliás, gostei muito da escolha do nome! Sou brasileira e esse nome nao é comum por aqui, considerado um nome mais antigo, coisa que amo! Parabéns pela menininha. Carinhos do Brasil!:)
Bárbara
Eu confesso que não entendo a ironia beirando a indelicadeza de alguns por aqui.
ResponderEliminarA Filipa revela o que quiser sobre a menina, que gente chatinha irra.
ResponderEliminarJá agora Filipa, o Registo dos Nomes fez um actualização recentemente, embora pelos vistos já não sinalizam a verde as alterações, infelizmente.
LOL para o anónimo 16h37 :D
ResponderEliminarTem toda a razão, Filipa! A privacidade é um direito de todos e não é de todo obrigada a prestar satisfações a quem quer que seja. O nome é lindo e se tanto o primeiro como o segundo fazem sentido aos pais, foi com certeza a melhor escolha. Muitas Felicidades! :)
ResponderEliminarO anónimo 16h37 teve graça :D de qualquer das formas, para quem esteja mesmo curioso (e o suspense da Filipa só adensa mais essa curiosidade!), quando sair a lista do IRN do ano de 2016, é ver quais as Fredericas "..." que aparecem (que devem ser poucas - ou mesmo só a sua!). Se bem que este ano a lista não tinha os nomes compostos, mas pode ser que voltem a repôr :)
ResponderEliminarFico muito feliz pelo nascimento da Frederica ter sido auxiliado pelos bons serviços do hospital público. É muito bom ler um testemunho positivo da experiência hospitalar e do parto em si. Estou grávida e nesta fase o receio é entusiasmo dividem os nossos pensamentos. :) Obrigada pelo bom testemunho! Compreendo perfeitamente a não partilha do segundo nome. Todos devemos compreender a importância da nossa privacidade, sobretudo os que assinam com "anónimo" ;) Tenho a certeza que será lindo, a combinar com a pequenina e com a vossa felicidade! Beijinhos!
ResponderEliminarGosto do diminutivo Kika. Felicidades para a vossa princesa.
ResponderEliminarFilipa,
ResponderEliminarrealmente tem muita gente chata na internet, que não sabe respeitar os limites pessoais. Por isso, gostaria de agradecer por você compartilhar conosco sobre sua filha mesmo assim, eu estava super ansiosa para saber qual nome você escolheria - sabendo dessa paixão por nomes, que eu compartilho também. Fico muito feliz que a Frederica esteja bem, e espero que você encontre o equilíbrio entre cuidar dela, de você e do blog! É sempre um desafio!
Um abraço e parabéns,
Taciana
Deve ser melhor não dizer, de facto. Apesar de ficar mal ter vergonha da escolha do marido.
ResponderEliminarFrederica é feio, imagino o segundo, para não querer dizer.
Que Deus lhe dê saúdinha.
Imagino a vida triste e pouco realizada que alguém tem que ter para que sinta necessidade de vir anonimamente a um blogue escrever um comentário como o das 15:48. Deve ser mesmo a única maneira que tem de se sentir bem consigo próprio, de sentir que tem algum poder, de tentar fazer alguém notar uma opinião sua.
ResponderEliminarSó dá pena, de verdade. Deus lhe dê felicidade, Anónimo.
blabla bla wiskas saketas
ResponderEliminarCuidado para não virar galinha.
beijinhos Rita
É um blog de nomes e sempre se comentou ... feios, bonitos. E não é por ser a filha da autora do blog que a sinceridade deve ficar à porta. Acho Frederica muito feio e digo, ponto. Deixe-se de lamurias!
ResponderEliminarNão é a parte de dizer que se acha Frederica um nome feio que é de dar pena, Anónimo. Boa sorte com a missão de se tornar uma pessoa menos amarguinha, sim?
ResponderEliminarBeijinhos e felicidades.
Então é a parte de dizer que tem vergonha da escolha do marido? Mas foi o que deu a entender, nem mais nem menos. E ficou bastante mal,sim.
ResponderEliminarA parte Deus lhe dê saúdinha?É que dizer Felicidades já cansa...
Olhe vá dar banho ao cão e deixe estar a minha amargura que está muito bem, não faço questão de ser doce (só pró meu amor!) Beijos
lololol inacreditável... Se a Filipa acha que não deve expor o nome, não o faça e ponto final. (quando se trata de família as coisas mudam de figura, e pondera-se mais, eu compreendo)
ResponderEliminarFrederica é um nome forte e elegante, não é um nome que esteja muito habituada mas começo a gostar. Eu sei que já era um dos seus preferidos, mas o facto da Patrocínio escolher esse nome deu um empurrão para a escolha, ou já estavam decididos? Ah! E adoro Kika, é dos poucos diminutivos que gosto:) Bjss
Sim, de fato é um blogue de nomes. E sim, há nomes que agradam mais a gregos e outros ainda, que agradam mais a troianos. No entanto, existem maneiras infinitamente mais elegantes para dizer a própria opinião.
ResponderEliminarLamento que a Filipa tenha que ler comentários grosseiros justamente num momento tão sublime.
Sinceramente, a Filipa, se quisesse, nem tinha sequer que vir aqui escrever este post. Eu nem sei como teve cabeça para isso! E ainda por cima fe-lo exclusivamente para nós, leitores... penso que é o unico blog que conheço em que os posts são tão pensados e dão tanto trabalho, e em que a autora ganha zero com isso! Filipa, não ligue peva a estes comentários ridículos.
ResponderEliminarNa verdade, acho até que o segundo nome nem precisa ser revelado, visto que a única função disso é satisfazer nossa curiosidade. Filipa não é obrigada: ela nem é pessoa pública, muito menos expõe sua intimidade aqui. Ela sequer seria obrigada a dizer seu próprio nome, quanto mais de sua filha menor de idade.
ResponderEliminarDo jeito que tem gente louca por essa Internet, acho até mais seguro que não seja divulgado o segundo nome, do mesmo modo que não seria sensato dizer nome e sobrenome.
Toda felicidade para sua família, Filipa!
Assim ficamos todos a morrer de curiosidade quanto ao segundo nome da Frederica! :D
ResponderEliminarOh também queria saber o segundo nome da Kika 🙁 Mas pronto, a Filipa é que sabe. Felicidades!
ResponderEliminarMuitos parabéns Filipa! Que bom ler esta experiência tão positiva.
ResponderEliminarMal posso esperar para conhecer a minha Alba.
beijinho Andreia
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarParabéns pela sua Kika :)
ResponderEliminarConfesso que estou super ansiosa para saber o segundo nome, suspeito que será um literal, talvez Frederica Luzia?
Fico à espera de novidades.
Felicidades para a mamã, o papá e a bebé.
Um beijinho,
Ana Carvalho.
E quanto às nossas apostas, estavam corretas?
ResponderEliminarO top 5 era Dalila, Olívia, Frederica, Violeta e Penélope?
Ana Carvalho, a Filipa respondeu nesse mesmo tópico:
ResponderEliminar"Ao longo das longas semanas de gestação, a nossa bebé foi sendo chamada de Dalila, Penélope, Olívia e Violeta mas a escolha recaiu sobre Frederica! :D Ainda só tem 48 horas de vida, mas tenho a certeza que fizemos a escolha certa para nós!"
Portanto sim, as nossas apostas estavam certas :)
Obrigada Pilar! :)
ResponderEliminarNão tinha voltado ao post para ver se a Filipa tinha divulgado os nomes.
Acho Drica odioso! Mas Kika é fofo!
ResponderEliminarMuitos parabéns e felicidades!
ResponderEliminarQuerida Filipa,
ResponderEliminarMuito parabéns pela vossa pequenina! Que seja sempre saudável e feliz e que tenha sempre a família à volta dela para a mimar!
Gosto imenso do nome escolhido! Fiquei curiosa com o segundo nome mas compreendo que queiram privacidade. Aliás, revelar o nome e os detalhes dos nascimento já é uma partilha muito generosa com um "bando de desconhecidos", que no fundo é o que somos!
Quanto aos diminutivos, eu também os tenho cá por casa, mas achava que devia ser de uso exclusivo da família. Quando ouvi na escola tratarem o meu filho pelo diminutivo fiquei um bocado surpreendida embora saiba que é uma expressão de carinho. Acabei por aceitar quando percebi que era o próprio que se auto-intitulava.
Beijinho e tudo a correr bem! ;)