Nomes nas notícias - Jasmim

em 25/02/16


As notícias dos últimos dias têm sido trágicas e hoje a história repete-se, com o relato de um possível homicídio seguido de suicídio, que ocorreu em Estarreja. É evidente que o nome é o menos importante no meio disto tudo, mas admito que fiquei um pouco surpreendida quando vi que o nome de um dos envolvidos era Jasmim, e que pertencia a um senhor de 73 anos!

Já falamos aqui imenso sobre Jasmim e sobre o facto de ser considerado nome masculino, pelo que sei que há muita gente que considera este nome pouco usável em meninos. Aproveito para perguntar se preferem Jasmim a Yasmin e se ponderariam usá-lo como segundo nome numa menina? 

Atualização

O nome Jasmim já é permitido em Portugal desde o final de 2017, com a introdução da nova lista do IRN. Poderá ler um texto mais recente sobre Jasmim aqui

27 comentários:

  1. Gosto bastante de Maria Jasmim. Yasmin já não acho grande piada.
    E como um dos meus top5 de meninos é Silvestre, acho uma delícia o par Silvestre & Maria Jasmin.

    ResponderEliminar
  2. Tal como a Éme, acho piada a Maria Jasmim. Para menino, e tendo em conta uma sonoridade semelhante, prefiro Benjamim.

    ResponderEliminar
  3. Para mim, Jasmim é sem dúvida um nome masculino e que acho muito bonito. Também gosto bastante dele como segundo nome numa menina! De Yasmin não gosto nada.

    ResponderEliminar
  4. Realmente Jasmim num rapaz parece-me estranho...
    Prefiro Jasmim and Yasmin (do qual não gosto nada) e acho Jasmim um ótimo segundo nome! É elegante e feminino, e bastante combinável com vários nomes!

    ResponderEliminar
  5. Se existe um lado negativo a ter sido uma criança dos anos 90, deve ser este: na minha cabeça, Jasmim é nome feminino XD Desculpem lá, foram muitas horas a ver filmes da Disney...
    Pessoalmente, conheço pessoas com o nome Yasmin e suas variantes. São todas estrangeiras, mas também estou a par da crescente popularidade do nome em Portugal. Apesar de gostar do nome e de o achar bonito, não o usaria porque está definitivamente muito longe do meu top 10... e do 30...
    Deixo, no entanto, uma nota de apreço pela flor de Jasmim, em particular pelo Jasmim de Madagáscar. Sou uma jardineira amadora inveterada e essa flor em particular tem tudo o que eu aprecio: beleza, resistência e um excelente perfume =) Para os pais que gostam de nomes de flores para as filhas, não há melhor escolha!

    ResponderEliminar
  6. Acho Jasmim perfeitamente usável tanto num rapaz como numa rapariga, mas prefiro pensar no nome como feminino :) Adoro Maria Jasmim, seria o composto mais "óbvio", mas gosto também de ver Jasmim com outros nomes, sejam populares ou incomuns. Acho que funciona lindamente como segundo nome e as possibilidades para um composto são imensas! :D

    ResponderEliminar
  7. Olá eu gosto muito de um nome que é Aramis. Ninguem gosta e dizem que quero pôr só porque é diferente. Eu gosto de aramis castor,entendo que castor seja demais. Mas Aramis adoro mesmo. O que acha de Aramis?

    ResponderEliminar
  8. Para mim é nome masculino, eu digo O Jasmim. Nem a princesa me demove porque ela nem é Jasmim, é Jasmine e eu vejo uma grande diferença entre um nome e outro. INE, é uma terminação feminina e bastante comum. IM é uma terminação nitidamente masculina bastante comum (Martim, Valentim, Benjamim, Serafim...)
    Vejamos: Martine e Martim. Feminino e masculino. Jasmine e Jasmim. Feminino e masculino.
    Ora se me dizem que por causa da princesa Jasmine, Jasmim é um nome feminino, então agora com a "nova Anita" Martine, Martim também passa a ser mais feminino? Parece uma pergunta ridícula não parece...
    Acho é que há tanto preconceito na cabeça das pessoas, que até passam a ver um nome masculino como feminino. Apenas porque é nome de flor, já não serve para rapaz.
    Detesto Maria Jasmim, para mim é exactamente o mesmo que Maria Jacinto ou Maria Narciso.
    Para rapariga prefiro sim Yasmin. Ou Jasmine.

    ResponderEliminar
  9. Ah mas até gosto de ver como segundo nome, mas apenas com esse papel: o de segundo nome! Marias Jasmim e Anas Jasmim para poder ser Jasmim, nem pensar.

    Ah e acrescento que penso o mesmo sobre o nome Mel! Ah um rapaz não pode ser Mel... porque um homem másculo com esse nome...(...)
    Acho que a lista está mais que certa e acho que fazem muito bem em ser teimosos e manter estes nomes masculinos! As coisas são o que são e quem quiser usar que aceite o nome no género que ele é!

    ResponderEliminar
  10. Jasmim, Valentim, Florim, Rubim, Joaquim. Tem toda a lógica ser masculino.
    E também existem outros nomes florais masculinos, como Jacinto, Lírio, Narciso, Nardo, etc.

    ResponderEliminar
  11. Olá Susana,

    Daqui alguém que também adora Aramis. Sendo dos anos 80, obviamente que quem me rodeia faz a imediata conexão ao "Dartacão". De qualquer forma, para mim é perfeitamente usável e estaria no meu top3 se não fosse o meu marido. Não deixe de dar um nome pelos outros, verá que ao fim de 1 mês já todos estarão habituados. Além de super bonito, Aramis será um nome muito especial pois dificilmente conhecerá outro. E eu já estou aqui em invejas pela possibilidade da Susana vir a ter um Aramis, porque era dos meus favoritos.

    Quanto a Jasmim, faço parte do grupo de pessoas que o prefere ver em meninas. Do blog "seis mais dois" têm uma, que teve de ficar Maria ou Ana Jasmim (já não recordo) pela impossibilidade de registar como primeiro nome. O argumento de ter a mesma terminação que outros nomes masculinos não me convence. Em igual situação está Juno, que para mim é nome feminino mesmo tendo terminação masculina e só sendo autorizado em Portugal como masculino (e era o nome do meu segundo filho caso tivesse sido menina, iria efetuar pedido de autorização). No entanto quer Jasmim, quer Juno, seriam igualmente escolhas válidas para rapaz por mim. São nomes tão bonitos e suficientemente adaptaveis para ambos sexos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Sou de 81 :) mas gosto muito. Seria Aramis Rafael.. espero que aconteca :)

      Eliminar
  12. Eu confesso que vejo o nome Jasmim como um nome "unisexo". Embora ache mais piada a uma menina com nome Jasmim, mas talvez isso se deva a ter sido uma das propostas do meu marido quando estava grávida da nossa primeira filhota. Ele achava imensa piada a Maria Jasmim...mas acabou por não ficar porque para mim não era o nome que fizesse o click. Veio então uma Francisca (que ele também adora). Acho sinceramente que para ele Maria Jasmim foi um gostar momentâneo, uma vez que nem agora que vêm 3 princesinhas a caminho, ele voltou a falar no nome.

    ResponderEliminar
  13. Não acredito que nunca ninguém viu, ou ninguém se lembra da série "Jasmim e o sonho do cinema" !! Sic, década de 90! Era um MENINO! :) Essa série sim marcou-me e como nunca liguei a princesas, Jasmim para mim é o Jasmim também!

    Olha nos olhos, Jasmim,
    olha para dentro de nós,
    dentro de nós, há céu, estrelas e mar.
    tanto dia escuridão,
    e basta olhar,
    para chegar ao coração.

    Jasmim.
    As cores,
    a luz,
    o sonho,
    os olhos de Jasmim.
    Jasmim!!!

    (este era o genérico)

    ResponderEliminar
  14. Esqueci-me de dizer, acho que Jasmim fica muito bem como segundo nome, seja o primeiro feminino ou masculino! Agora ocorreu-me Pedro Jasmim, por me lembrar Pedro Alecrim :)

    ResponderEliminar
  15. Jasmim é um nome feminino
    Não sei qual o maluco que consegue considerar isso um nome masculino
    chega a ser ridículo

    ResponderEliminar
  16. Três princesinhas a caminho, Sofia? E os nomes, já escolheram?

    ResponderEliminar
  17. Jasmim é um nome lindo e acho que encaixa perfeitamente como segundo nome para ambos os sexos!

    ResponderEliminar
  18. Adoro Maria Jasmim, no entanto detesto Yasmin. Não consigo ver Jasmim como um nome masculino, mas gostei muito da originalidade :-)

    ResponderEliminar
  19. Adoro Maria Jasmim, no entanto detesto Yasmin. Não consigo ver Jasmim como um nome masculino, mas gostei muito da originalidade :-)

    ResponderEliminar
  20. P mim Jasmim é nome feminino. N o consigo associar a um homem.
    P menina/mulher prefiro Yasmin

    ResponderEliminar
  21. Olá anónimo 28.02 12:57, sim já escolhemos. Serão a Constança, a Carminho e a Benedita.

    Mas também ponderamos Madalena, Frederica e Vitória.
    Já agora aproveito para perguntar o que acham dos nomes e se acham que combinam com o nome da mais velha, Franscica? Acham que algum deles poderia ser conjugado com o nome Luzia (nome da avó do meu marido...ele adorava que alguma delas tivesse o nome mas sinceramente não sou grande fã).

    ResponderEliminar
  22. Vejo Jasmim como nome feminino e é uma pena não poder ser usado como primeiro nome em meninas

    ResponderEliminar
  23. Quando era mais nova, adorava Yasmine, muito por influencia da serie Marés Vivas, onde entrava uma actriz com esse nome (Yasmine Bleeth).
    Depois mudei de gostos para Yara e Miriam. Hoje em dia já há muitas Yaras. Quanto a Miriam, quando estive na faculdade, tive uma prof. chamada Mirian e até gostei mais do nome assim, é diferente, a sonoridade é diferente e é menos comum.

    ResponderEliminar
  24. Como já aqui disse, a minha boneca é IARA JASMIM, porque não podia ser JASMIM em primeiro nome. Deve ser a única de 2014 ;) Ela ADORA que a chamem de Jasmim!

    Se tiver um rapaz será JASMIM também!

    ResponderEliminar
  25. Tenho uma Leonor, se tiver uma segunda filha será Yasmin.
    Vera Lina

    ResponderEliminar
  26. Pra mim soa estranho Jasmim em um menino.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)