Nomes nas notícias - Maria Eugénia

em 10/12/15


Soube-se há poucas horas do falecimento da escritora e jornalista Maria Eugénia Cunhal, irmã do histórico líder do PCP, Álvaro Cunhal. 
Apesar de não constar da minha lista de nomes preferidos, simpatizo cada vez mais com o nome Eugénia, sobre o qual escrevi um primeiro post em 2012. Apesar de nunca terem sido especialmente populares em Portugal, tanto Eugénia como Eugénio são nomes que toda a gente conhece. Eugénio de Andrade é um nome - bem, na verdade, um pseudónimo - incontornável  da literatura portuguesa mas admito que prefiro a versão feminina, pela delicadeza deixa transparecer. Há uns anos, agruparia Eugénia e Amélia sem pensar duas vezes, porque os considero muito próximos em termos de estilo, mas sabemos que Amélia está hoje noutro patamar e desperta outro interesse nos portugueses. 

7 comentários:

  1. Gosto imenso de Maria Eugénia, acho muito elegante e requintado!

    Enquadro Eugénia no mesmo estilo de Adelaide, Angelina, Celeste, Emanuela, Eunice, Irene, Lídia ou Lúcia.

    ResponderEliminar
  2. Acho Virgínia do mesmo estilo, mas gosto mais do que Eugenia.

    ResponderEliminar
  3. Simpatizo. Prefiro Eugénia a Eugénio. Adoro a versão inglesa (masculina) do nome: Eugene! :D

    ResponderEliminar
  4. Nomes que considero do mesmo estilo de Eugénia são, por exemplo, Adelaide, Antónia, Betânia, Caetana, Eduarda, Eunice, Filomena, Manuela. Acho que todos têm potencial nos dias de hoje e futuros :) Aliás, Caetana já está num bom caminho.

    ResponderEliminar
  5. Peço desculpa pelo off-topic, mas alguém sabe quando sai o top dos nomes do ano anterior? É pertinente para uma escolha a fazer daqui a algum tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os nomes de 2015 saem em Janeiro de 2016, penso eu. Não tenho a certeza. Acho que é pouco tempo depois do início do novo ano :)

      Eliminar
  6. Nos últimos anos, alguns jornais têm divulgado uma lista na última semana do ano!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)