Filhos dos famosos 2015 - Luna, Max & Laila

em 03/12/15

Mark Zuckerber e Priscilla Chan, com  a pequena Max

  • Luna, filha de Ruth Marlene, que já era mãe de Morgana. A cantora tem um nome que não exala bom gosto, mas acho que fez um ótimo trabalho ao escolher o nome das meninas que, dentro de um estilo menos convencional, funcionam muito bem em conjunto!
  • Maxima [Max], filha de Mark Zuckerberg
  • Laila, filha de Sandra Bullock, que já era mãe de Louis Bardo


Ainda não nasceram, mas a fadista Cuca Roseta, mãe de Lopo, já anunciou que a menina que espera vai chamar-se Benedita, e a jornalista Rita Ferro Alvim também vai ser mãe de uma menina, cujo nome será Madalena, e que vai juntar-se aos irmãos Maria e Duarte. Já Ana Rita Rocha, que é mãe de uma menina chamada Estrela, vai ser mãe de Gabriel. 

Falta referir que me chegaram e-mails a propósito do registo de Noah como nome feminino, a propósito do nascimento da filha de Daniela Pimenta. Sinceramente, não sei bem o que dizer a esse respeito. Na lista do IRN está bem expresso que Noah é masculino mas todos sabemos que, felizmente, a lista vai sofrendo atualizações, pelo que vale a pena esperar pelas próximas e ver o que acontece. Não sei se a menina tem um primeiro nome, o que possibilitaria o registo de Noah numa menina, mas abrindo-se aqui um precedente, poderá ser uma boa notícia para alguns. Para mim, Noah continuará a ser encarado como nome masculino, mas sei que há quem não valorize a questão do género. Neste caso, acho que o que importa é que, a ser possível o registo, então que seja permitido a todos! 

16 comentários:

  1. Boa tarde Filipa,
    Li algures que a filha da Cuca Roseta se ia chamar Maria Benedita.

    ResponderEliminar
  2. Não gosto de Noah para rapaz, muito menos para rapariga!!Tanto querem ser diferentes que dá nisto!

    ResponderEliminar
  3. Começando pelo princípio, não gosto de Luna e não acho que fique bem com Morgana. Acho Maxima giro e adorei o diminutivo Max para menina :) Simpatizo com Laila, acho querido, mas não acho que combine com o nome do irmão.

    Gosto de Benedita mas nos dias de hoje já não surpreende. Começo a simpatizar com Madalena mas é como disse sobre Benedita, já não surpreende. Pelo menos fica bem com os nomes dos irmãos, Maria & Duarte, apesar de me fazer confusão Madalena ser comprido (e os outros não) e repetir a inicial de Maria. Quanto a Gabriel, não gosto, não tenho nada contra mas não gosto, e não acho que combine com Estrela - este sim eu adoro!

    Noah para menina para mim não dá.

    ResponderEliminar
  4. Falta o Edgar Branco, bailarino do Dança com as Estrelas, que foi pai de Dalila!

    http://www.vip.pt/bailarino-do-danca-com-estrelas-ja-e-pai

    ResponderEliminar
  5. Maria Pilar Monteiro: porque é que Benedita já não a surpreende?

    Devo confesar que é o meu nome preferido mas nao estava nada a espera que esse fosse o nome da filha da Cuca Roseta, acho que nao tem nada haver com ela, nem com o nome do outro filho - Lopo

    ResponderEliminar
  6. Basicamente a Daniela Pimenta chamou a filha de Noé... lol. Esta gente não pensa um bocadinho, mas também não se pode esperar muito de pessoas que participaram no degredo que é a Casa dos Segredos.

    Ruth não acho mau gosto, é um nome bem antiquado, com muita história. Apenas isso. Não é um nome que recomendaria hoje, mas não vamos tão longe como sendo mau gosto.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, gostos são gostos há uns que gosto mais que outros... Começando do inicio apesar de já se ouvir bastante não aprecio o nome Luna gosto mais de Luana. Quanto a Laila e maxima não tenho grande opinião sobre ambos apenas que aprecio mais Maxima. O nome Benedita gosto bastante, esteve na minha lista de nomes para a minha bebé só não ficou porque o pai não gostou. Madalena gosto e Gabriel adoro. Já Noah desculpem-me mas não consigo gostar.... Um dia destes ouvi uma mãe chamar Zara à filha e mais facilmente consigo gostar do nome Zara do de a Noah. Nem haja

    ResponderEliminar
  8. Simpatizo com o nome Luna mas acho horrível com a combinação do nome da irmã Morgana. Não gosto do nome Maxima e acho que Max é diminutivo para rapaz e não para rapariga. Noah continuo a achar que não é um nome unissexo. Madalena sim, gosto. Sobre Benedita não sou grande fã. Dalila e Laila são nomes bonitos, desses gostei bastante!

    ResponderEliminar
  9. Adoro Máxima! Acho mesmo bonito e imponente e confesso que adoraria que os portugueses olhassem com mais carinho para este nome. Para não dizer que Max é um diminutivo muito fofo :)

    Dalila e Madalena também gosto imenso, e simpatizo com Benedita.

    A questão de Noah para mim é muito controversa. Sei que lá fora, sobretudo nos Estados Unidos, está a tornar-se comum a prática de nomear bebés com nomes do género oposto, mas confesso que me faz muita confusão haver, a titulo de exemplo, meninas chamadas Afonso e Bernardo e meninos chamados Alice e Graça. Não me faz sentido e não o faria a um/a filho/a. Neste seguimento, uma menina chamada Noé também não me parece minimamente convencional ou agradável. E Noah é exatamente isso, Noé, e o facto de ser estrangeiro não muda este facto.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo, Benedita já não me surpreende porque já há muitas :) Se fosse Betina, ou Benita, ou Belinda, ou Berenice, seria uma supresa agradável, mas Benedita não. Gosto de Benedita (ainda que prefira Benedito, que adoro), mas não considero uma "surpresa".

    ResponderEliminar
  11. Eu gosto de Luna. Luna e Morgana nunca me tinha ocorrido mas acho que para nomes de irmãs fazem um par bonito, associo ambos a um universo mágico e alternativo de fadas e feiticeiras.
    Não sendo fã de Maxima, até consigo gostar do diminutivo Max neste caso, acho que pelo menos enquanto for pequenina é querido até porque Maxima é mto imponente. Gostei da escolha de Laila apesar de não combinar com o nome do irmão. Será que a pequenina não tem um segundo nome?

    Quanto a Benedita, não sendo surpreendente, eu pessoalmente gosto do nome e até acho que fica bem com Lopo mas como o rapaz se chama Lopo que é um nome tão incomum admito que esperava algo mais invulgar. Adoro Madalena, óptima escolha. Gosto mais de Gabriel do que de Estrela.

    Quanto a controvérsia de Noah... sinceramente para mim é nome masculino e estrangeiro demais para o meu gosto. Como nome feminino acho estranho até porque existe Noa (que é bastante parecido, se bem que o "h" obriga a pronunciar o "a" final como um "a" aberto). Para mim, não faz sentido.

    Gostei da escolha de Dalila.

    ResponderEliminar
  12. Obrigada Maria Pilar Monteiro por me ter respondido!
    Mas para toda a gente: ainda não consigo perceber porque é que dizem que Benedita não é surpreendente.... não estava nada a espera desse nome ainda para mais por causa da escolha de Lopo; e também nao percebo porque é que toda a gente diz que adora Madalena - que ficou em 17º lugar no top 2014 - e Benedita já não surpreende - e ficou em 30º lugar, como é que nao surpreende se há menos Beneditas do que Madalenas???
    Não estou a tentar causar uma discussão, adoro ambos os nomes mas não consigo entender. Desde ja agradeço a vossa compreensão!

    ResponderEliminar
  13. Madalena para mim também não surpreende :)

    ResponderEliminar
  14. Acho que Benedita é a nova moda, e Madalena já é moda há mais tempo. É a única diferença que me ocorre neste momento. Para mim nenhum dos dois é surpresa, sinceramente é só mais do mesmo. Mas acho-os bonitos, ao menos isso :)

    ResponderEliminar
  15. Benedita talvez nao surpreende porque é um nome que se vai ouvindo aqui e ali, tipo Constança, Caetana... eu pessoalmente gosto do nome. Madalena adoro , mas na minha zona está extremamente popular.
    Em relaçao ao conjunto Lopo e Benedita , eu por acaso acho que combinam, não sei explicar...têm a mesma "vibe"... assim como tb acho que combinam Estrela e Gabriel. mas eu tambem nao gosto de nomes muito "matchy matchy" de numero de silabas, letras, estilos. Tipo Luna e Morgana acho que combinam demasiado no estilo para o meu gosto.
    Ah e nao gosto de Maxima.

    ResponderEliminar
  16. Pensei que Noah era a filha da Daniela Ruah e nesse caso compreendia devido à sua ascendência hebraica. Acho que em Portugal está a abusar-se (Kévim?). Noah também pode ser feminino - https://en.wikipedia.org/wiki/Noah_(disambiguation) - para Portugal ficou Noa.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)