Duelo de nomes - Julieta vs Violeta

em 24/11/15


Gosto muito de Julieta e de Violeta. O primeiro, mais tradicional, é ainda visto por alguns como antiquado; o segundo, de uso muito mais recente entre nós, parece moderno, demasiado, até, para outros. Em 2011, ainda os via  com alguma desconfiança mas hoje parecem-me perfeitamente adequados e cheios de estilo e são dois nomes que usaria sem hesitar numa filha.
Julieta tem origem no italiano Giulietta, que é um diminutivo de Giulia. É praticamente impossível não associar o nome à personagem trágica da obra de Shakespeare mas, na minha opinião, isso é apenas valor acrescentado! Nas últimas décadas, Juliana e Júlia tem feito parte das escolhas onomásticas dos portugueses mas, em 2014, Julieta não chegou sequer aos 30 registos. 
Violeta chega-nos a partir do latim Viola, que significa violeta ou amor-perfeito, que também originou Violante, versão que se usava sobretudo nos tempos medievais e que, entretanto, caiu em desuso [a filha do nosso Nobel da Literatura, José Saramago, chama-se Violante!]. Violeta entrou no top 100 de nomes femininos mais registados em Portugal apenas em 2011 e em 2014 alcançou a 70.ª posição. Felizmente, o número de meninas registadas anualmente com este nome ainda não é muito expressivo, mas talvez seja suficiente para o tornar mais convincente como nome próprio. Violeta já foi exaustivamente elogiado neste blog e pouco mais há a acrescentar mas reforço a teoria de que este é o momento certo para usar nomes mais ligados à natureza. 

O que acham destes nomes? Qual deles é que preferem? Não se esqueçam de votar!

Resultado da sondagem


14 comentários:

  1. Julieta tem o meu voto! Já Violeta é nome que não me diz grande coisa.

    ResponderEliminar
  2. Gosto mais de Julieta. Os diminutivos Julie e Jules são super fofos. Faz me lembrar em jóias por causa da palavra inglêsa, Jewels...o que acho muito apropriado para uma jóia pequenina.

    ResponderEliminar
  3. Gosto de ambos, mas também gosto muito de Marieta!

    ResponderEliminar
  4. Julieta, sem a mínima dúvida! Amo, é dos meus nomes femininos preferidos :D <3

    Usaria sem hesitação, aliás está na minha lista e se tivesse duas meninas seria o possível nome da segunda.

    ResponderEliminar
  5. Pessoalmente prefiro Julieta. Infelizmente sempre que oiço o nome Violeta só me vem à cabeça a série que as meninas de agora tanto gostam.

    ResponderEliminar
  6. Pessoalmente não gosto de nenhum, mas votei em Violeta porque acho Julieta um nome feio e pesado. Mesmo assim prefiro a versão Violante a Violeta.

    ResponderEliminar
  7. Adoro nomes antiquados, mas Julieta é feio!!! Para quem procura algo antigo/tradicional há nomes muito superiores!! Julieta é desengonçado, não tem elegância nenhuma. Júlia sim, é elegante e igualmente antigo e pouco usado. Até Juliana é mais elegante que Julieta.

    Apesar de não ser um nome que adoro, acho Violeta bonito!

    ResponderEliminar
  8. Gosto dos dois, de diferentes maneiras mas Violeta é muitooooooo mais bonito. Julieta é mais nome de adulto e Violeta é muito querido para criança, ate achava que a maioria das pessoas gostavam mais de Violeta mas a votaçao deixou-me perplexa :o

    ResponderEliminar
  9. Prefiro, de longe, Violeta. Não associo à nova cantora. Conheço duas pequeninas com o nome, e lembra-me uma cantora que a minha mãe ouvia muito quando eu era pequena, Violeta Parra.

    Julieta é um nome mais pesado, um bocado "velhote".

    De qualquer forma, prefiro Júlia e Violante.

    ResponderEliminar
  10. Julieta! essa coisa dos "nomes de velhos"... quando virem uma miúda enternecedora com esse nome passa logo a ser nome de criança!

    ResponderEliminar
  11. Gosto muito dos dois, mas votei em Julieta. Acho que, entre dois nomes parecidos, vou sempre preferir o "nome de velha/o" ao nome que soe mais moderno. :)

    ResponderEliminar
  12. Gosto igualmente de Julieta e Violeta apesar das associações (ao clássico Romeu e Julieta e a série infantil Violeta), e é verdadeiramente difícil de escolher entre os dois.
    Optei por votar em Violeta porque a adoro a versão internacional (Violet) e é mais moderno.

    ResponderEliminar
  13. Flor Violeta é um nome que muito me agrada. Era nome de personagem de novela brasileira, interpretada pela atriz Íris Bustamante.
    Julieta não me agrada nem um pouco, não gosto de diminutivo principalmente estrangeiro.

    ResponderEliminar
  14. Acho fabuloso que tantas pessoas associem Julieta a nome de pessoas mais velhas... Devo ter tido azar, porque não conheço nenhuma! Mas adoro o nome... prefiro-o a Violeta =)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)