Sebastião

em 07/10/15


O primeiro post que escrevi sobre Sebastião, em 2010, não era dos mais simpáticos porque se baseava sobretudo na associação quase imediata que eu fazia à música Sebastião come tudo. Segundo sei, a letra que hoje é apresentada às crianças já sofreu algumas alterações e as referências que me inquietavam foram substituídas por outras bem mais airosas pelo que, com o passar do tempo, fui-me afeiçoando mais ao nome. Ao mesmo tempo, Sebastião também ia subindo no ranking de nomes masculinos registados anualmente em Portugal, perfeitamente inserido no lote de nomes aristocráticos que tanto agradam a vários portugueses. 
No Brasil, creio que também é um nome conhecido por todos, mas que não é muito frequente em bebés. Sebastião ficou fora do top de S. Paulo apresentado aqui no blog e foi apenas registado em vinte meninos ao longo de 2014. 
Por cá, hoje não ponho em causa a sua usabilidade e é um nome que recomendo sem reservas. Apesar de ser comum e de estar consecutivamente no top 100 desde 2001, ocupando em 2014 a 56.ª posição do ranking, os registos anuais ainda não me desmotivam e acho que Sebastião pode ser um boa alternativa a Salvador, Lourenço e Vicente, nomes que só por milagre não vão multiplicar o número de registos nos próximos anos! 
Sebastião é um nome de origem latina e significa "digno de veneração". O monarca português D. Sebastião nasceu a 20 de Janeiro, dia em que se assinala precisamente o dia de S. Sebastião. 
Desde Outubro de 2010 é também possível registar a variante Bastião, que é pouco conhecida entre nós e que, na minha opinião, não faz uma diferença estrondosa. Da minha parte, é uma aprovação muito bem-vinda, tem potencial para quem gosta de nomes-diminutivos e menos normais, mas creio que, a haver um problema com o nome Sebastião, estaria mais relacionado com a terminação, do que propriamente com a sílaba inicial! 

10 comentários:

  1. Não desgosto do nome, mas acho pesado para um bebé e não consigo encontrar diminutivos! Ideias?

    ResponderEliminar
  2. AMO! É o meu nome preferido para rapaz, desde sempre. Fico um pouco desanimada porque prevejo muitos "Sebastiões" daqui para a frente. Espero estar errada.
    Também gosto muito de Bastião mas prefiro Sebastião. Ah! E adoro o rei ;)

    Respondendo à Flora, diminutivos que usaria para Sebastião:

    Sião
    Tião
    Xião
    Sebas
    Bastião




    ResponderEliminar
  3. Tião é giro :)
    Sebas já me dá para fazer uma associação menos positiva...

    ResponderEliminar
  4. Pois, não é dos melhores, não :p Tião é o meu preferido e o que usaria se tivesse um Sebastião :)

    ResponderEliminar
  5. Sinceramente, eu....Acho esse nome perfeito para o meu futuro filho,apesar que eu não gostei muito do apelido "Bastião" estava pensando em Bastian,eu gostei desse nome por descobrir significa : Sagrado.

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente, eu....Acho esse nome perfeito para o meu futuro filho,apesar que eu não gostei muito do apelido "Bastião" estava pensando em Bastian,eu gostei desse nome por descobrir significa : Sagrado.

    ResponderEliminar
  7. Sinceramente, eu....Acho esse nome perfeito para o meu futuro filho,apesar que eu não gostei muito do apelido "Bastião" estava pensando em Bastian,eu gostei desse nome por descobrir significa : Sagrado.

    ResponderEliminar
  8. Sinceramente, eu....Acho esse nome perfeito para o meu futuro filho,apesar que eu não gostei muito do apelido "Bastião" estava pensando em Bastian,eu gostei desse nome por descobrir significa : Sagrado.

    ResponderEliminar
  9. Sinceramente, eu....Acho esse nome perfeito para o meu futuro filho,apesar que eu não gostei muito do apelido "Bastião" estava pensando em Bastian,eu gostei desse nome por descobrir significa : Sagrado.

    ResponderEliminar
  10. Que Horror, nome feio. Eu me chamo Sebastião e sinto raiva quando alguém me chama de bastião. Ridículo. Quando descobri que podia mudar no período de 18 até 19 anos eu já tinha 25. Que pena se eu pudesse eu mudaria. Hoje já tenho 50. Bastião, Tião, sinônimo de personagem de humor que é sempre abestalhado. Sempre acabei virando chacota por causa disso. Azar da criança que ganha um nome desse.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)